Iniciante

As dificuldades do turismo brasileiro na sociedade contemporânea

  • 1

De acordo com Oscar Wilde, escritor britânico, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”, no que se refere à necessidade de progressão no corpo social. Nesse sentido, é necessário dar o primeiro passo em relação às dificuldades do turismo brasileiro presentes na sociedade contemporânea. Desse modo, o contexto pandêmico e a violência existente no Brasil corroboram a problemática.

Diante desse cenário, a pandemia atual é um dos principais fatores dificultantes do turismo em todo o mundo. Similarmente, conforme pesquisas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, o Brasil perdeu um faturamento de R$55 bilhões com turistas em 2020 devido ao Covid-19. Sendo assim, com o perigo oferecido pelo vírus e com as restrições apresentadas pelos países, o turismo perdeu grande força, pois como as pessoas evitam viajar em condições não favoráveis, o faturamento obtido com essa atividade cai de forma brusca, ou seja, o contexto pandêmico é totalmente prejudicial às viagens.

Outrossim, a violência presente no ambiente também é um fator limitante do turismo na sociedade contemporânea. Partindo desse pressuposto, segundo Platão, filósofo grego, “O importante não é só viver, mas viver bem”. Nessa linha de raciocínio, as pessoas procuram sempre as melhores condições de vida, tanto para moradia quanto para curtas viagens, assim, os turistas buscam lugares seguros e favoráveis para sua estadia. Dessa forma, a violência existente no Brasil faz com que o país, apesar de ser bastante cogitado para viagens, seja evitado devido ao perigo oferecido aos viajantes.

Portanto, para reverter essa situação, cabe ao Governo Federal, por intermédio do Ministério da Cidadania, incentivar as atividades turísticas, por meio de programas que ofereçam viagens, que sejam realizadas de forma segura e com um número reduzido de pessoas, a fim de promover o turismo no Brasil. Ademais, o Ministério da Justiça deve investir na segurança do país, por meio da contratação de novos seguranças e policiais, com fiscalizações em aeroportos, rodoviárias e locais públicos, com o intuito de tornar o ambiente menos violento e favorável aos visitantes. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Não sou nenhum expert em redação, mas vamos avaliar qualitativamente conforme os 5 critérios do ENEM:

    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. …
    Bom.

    Compreensão da proposta de redação. …
    Regular. Há nichos turísticos, sejam eles cívico, nacional, religioso, de saúde, acadêmico, esportivo, rural, ecoturismo, de negócios, gastronômico, náutico, etc. Colocar somente o turismo internacional empobreceu argumentos. Veja mais em https://upis.br/blog/turismo/

    Seleção e organização das informações. …
    Bom.

    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. …
    Bom.

    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
    Regular. As competências solicitadas dos ministérios são diferentes aos que de fato exercem.

    • 1
  2. Boa noite! Irei só fazer algumas observações, mas espero ajudar.

    Uma coisa que me surpreende é o tamanho do texto. Tudo bem caso sua letra for pequena, mas caso não for, então você terá problema de encaixar corretamente. Eu tive exatamente esse problema ano passado.

    Sua introdução ficou excelente. Consigo identificar perfeitamente a tese e as problemáticas. Todos os períodos muito bem organizados e com uma pela ponte da citação.

    O primeiro de desenvolvimento também ficou bom. Tem tópico frasal, uma boa escolha de registros, argumentação excelente, conectivos/coesivos bem colocados.

    O segundo é igual o primeiro, excelente.

    Conclusão:
    Agente: “Governo Federal”
    Ação: “incentivar as atividades turísticas”
    Meio: “por meio de programas que ofereçam viagens”
    Detalhamento: “que sejam realizadas de forma segura e com um número reduzido de pessoas”
    Finalidade: “a fim de promover o turismo no Brasil”

    Acredito que você sabe muito bem que não precisa, obrigatoriamente, solucionar os dois problemas. Seria interessante você trabalhar mais o primeiro mesmo, mas vai do seu gosto.

    Observações finais: Nunca elogiei tanto uma redação, ela está impecável. Não consigo encontrar desvios, erros de regência, erros de pontuação, de concordância, ou qualquer coisa do tipo. Se suas redações, geralmente, já estão nesse nível, então acho que esse site já não pode mais ajudá-lo.

    Estou muito feliz de ler um texto tão bom. Até mais :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.