Iniciante

“As dificuldades da Educação à distância no Brasil”

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A educação à distância tem sido bastante requisitada quando trata-se dos novos métodos de ensino e aprendizado inclusos nessa época digital. Contudo, muitos questionamentos tem sido levantados com relação ao processo de integração das minorias.

Como já é de conhecimento popular, o Brasil encontra-se numa posição não tão favorável por ser um dos países com maior desigualdade social, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Tal desfavorecimento da população residente em áreas urbanas, periferias e localidades de baixa renda por inúmeras vezes são esquecidas quando somadas com a “maioria”.

A questão mencionada é um simples desvio o que trata-se dos requisitos necessários para o método “EAD” (Ensino à distância). Além de uma internet banda larga favorável, é necessário o tempo, a dedicação e a colaboração da família dos mesmos. É importante salientar que muitos jovens atualmente tem suas vidas corridas devido ao trabalho, família e falta de condições monetárias para a aquisição de um computador e uma banda larga “boa”.

Apesar de todos esses problemas econômicos, sociais e políicos mencionados anteriormente, existem hoje escolas e projetos que pensam na inclusão dessas pessoas. Tendo em vista isso, cabe aos municípios criarem projetos que incluam, precisamente, essas pessoas que necessitam de assistência nesses processos que envolvem esses métodos de educação.

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4 Correções

  1. Olá, corrigi sua redação de acordo com as competências adotadas pelo ENEM.
    1. 120 – Você cometeu erros gramaticais como o uso do “Tem”, onde o sujeito está no plural, então se usa “têm”. Além disso, a palavra “políticos” está incorreta.
    2. 160 – Você explanou o tema bem, mas o seu texto se tornou previsível.
    3. 120 – Seus argumentos são bastante interessantes, mas faltou bastante sustentação a eles com fatos externos (você poderia colocar citações, alusões históricas, contextualizar, citar filmes, livros e etc que tratem ou se relacionem com o assunto).
    4. 140 – Você possui um vocabulário bom de conectivos, mas é necessário utiliza-los para interligar melhor suas ideias e principalmente interligar os parágrafos.
    5. 80 – Sua proposta de intervenção não é detalhada, além de ser muito vaga com relação ao o que as escolas irão fazer. Ainda é Necessário desenvolver uma finalidade para o projeto. Poderia adicionar qual órgão governamental irá atuar para auxiliar nesse projeto, quanto de verba será destinado, até mesmo um nome para o projeto.
    Total: 620 pontos
    Espero ter ajudado, abraço!

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  2. Boa tarde, redação boa, eu diria que o ponto forte é o segundo parágrafo, mandou bem no argumento com o uso de estatística do IBGE, aqui seria legal você excluir o nome por extenso do órgão por este ser bem conhecido, assim economizando algumas linhas. Ao abordar o esquecimento das minorias poderia ter comentado um pouco mais sobre a causa deste problema, como por exemplo a perca de cabeças muito inteligentes que vem das comunidades pobres e estão perdendo quase todas as oportunidades de crescimento em via dessa pandemia e da desigualdade social. Ademais sua proposta de intervenção é boa. mas poderia atuar em nível federal já que os municípios fazem o que bem intendem e só cumprem ordens e legislações federais, poderia também especificar mais o modo de resolver o problema, abraço.

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  3. Boa tarde, Biancao!
    Você possui boa argumentação, sabe utilizar os recursos linguísticos que tem. No entanto, observei alguns erros gramaticais em seu texto, vou aponta-los para você poder se atentar a isso na próxima vez.
    1º parágrafo: “quando trata-se”, quando é advérbio e sendo assim atrai o pronome reflexivo “se”. >Correto: quando se trata.
    O mesmo ocorre no 3º parágrafo: “o que trata-se”, que também é atrativo. >Correto: que se trata.
    2º parágrafo: “Tal desfavorecimento da população…” “…são esquecidas”. Parece que esquecidas era para concordar com população.> Correto: é esquecida.
    3º parágrafo: “muitos jovens atualmente tem suas vidas”. Deve-se usar têm quando no plural. Ex. Ele tem. Eles têm.
    Acho que houve muito uso das aspas sem necessidade, como no final do 2º e 3º parágrafos (maioria e boa).
    O conteúdo do texto está bacana, mas você poderia usar mais argumentos de autoridade, alusões etc. E o dado do IBGE não informa ano, o que perde um pouco na credibilidade.
    Reforçar a técnica de estrutura textual iria dar um UP na sua redação, tem boas ideias, porém estão soltas no texto, só precisa amarrá-las.
    Poderia ter aprofundado um pouco na conclusão/proposta de intervenção. Você aponta que já pensam na inclusão, e reforça que é necessário a atuação dos municípios, mas

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  4. Olá, biancao!
    • Introdução
    – Adicione uma contextualização. Têm diveros autores que mensionam a educação, por exemplo, Paulo Freire e Nelson Mandela, a partir disso você relaciona com o tema. Ou pode ser conhecimento histórico e de outras áreas.
    – A tese não ficou evidente!
    – Evite a repetição de palavras.
    Estruturação: contextualização + tese + encaminhamento do desenvolvimento (citar quais argumentos irão ser discutidos- um em cada parágrafo é o ideal).
    • Desenvolvimento
    – Adicione conectivos no início do parágrafo: em primeiro lugar/ a princípio/ primeiramente (D1) e ademais/ em soma/ além disso (D2). Ps. Depende do contexto.
    – Evite coloquialismo: “vidas corridas”
    • Conclusão
    – É necessário que a proposta circunde alguns aspectos:
    Ação (o que?), Agente (quem?), Modo (como vai fazer?) e efeito ( para quê?) Juntamente ao detalhamento.
    – Tem que retomar a tese e fazer o fechamento das ideias.
    Enfim, gostei muito das suas ideias, mas necessitam organização. Sugiro que você estude a estrutura textual a fundo, facilitará muito. Além disso, veja o uso de conectivos, a competência 4 avalia isso.
    Espero que tenha te ajudado, não desista!
    Parabéns!

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