De acordo com Edmond Burke “Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la.” ou seja, o conhecimento da história é de suma importância para um povo. Entretanto, várias são as comunidades que não possuem sua história valorizada, o que acaba por prejudicar os povos tradicionais brasileiros que as compõe. Com isso, é válido citar a negligência do Estado e a falta de interesse por parte da população como principais fatores para essa desvalorização.
Primeiramente, um povo que não busca conhecer sua cultura, é facilmente manipulado. Uma das primeiras coisas que um Estado totalitário faz para controlar um povo é retirar-lhe o conhecimento de sua raiz histórica, por isso é importante conhecer o seu passado. Um exemplo disso é o caso do professor Txaywa Pataxó, que na busca de conhecer sua essência salvou do esquecimento a língua da tribo dos pataxós. Assim devemos sempre incentivar os costumes e patrimônios das comunidades tradicionais, que são em sua maioria desfavorecidas.
Secundariamente, o Estado tem papel fundamental na preservação dos povos e comunidades do seu país. Se ao Estado é dado o poder, cabe a ele suprir as necessidades do seu povo. Porém, o Brasil há muito tempo desconsiderou e deixou de lado os quilombolas, tribos e ribeirinhos, que afetou e extinguiu comunidades desses povos. Mais um motivo pelo qual devemos lutar pelos direitos desses povos vítimas da exclusão social.
Com isso, após avaliar o que foi aludido, é conveniente que o Estado, com a colaboração do povo, por meio do Ministério da Educação e o da Cidadania crie e execute políticas públicas, no âmbito escolar, que valorizem os povos e comunidades tradicionais do Brasil, para que assim possamos salvar esse aglomerado de pessoas que constituem a história nacional brasileira. Também é necessário que as próprias comunidades busquem apresentar ao povo a sua cultura, histórias e costumes para que assim a sociedade tome conhecimento de sua formação histórica e a valorize.
Choclet
Oi, bom dia! Tudo bom? ☀️
– Introdução: bem escrita, contando com a estrutura base (repertório + tema + tese). No entanto, acho que você poderia ter organizado melhor as frases para o parágrafo ficar mais direto. Eu faria assim:
[Parafraseando Edmund Burke, “um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la”, ou seja, o estudo histórico é importante para qualquer população. Infelizmente, no Brasil, é notável os desafios para a valorização de comunidades tradicionais. Logo, se considerando que essa falta de valor gera repetições de comportamentos nocivos do passado, como o preconceito, é crucial analisar os principais agravantes do problema, os quais destacam-se: a negligência estatal e o desinteresse do povo.]
– D1: bom parágrafo de desenvolvimento, porém, como você escreveu na sua tese na introdução, o D1 (seu primeiro argumento) não deveria ser sobre negligência estatal?
⚠️ Devemos (linha 9) é primeira pessoa do plural
⚠️ Sempre tem vírgula depois do conectivo de conclusão (Assim, linha 9)
🔷 Dica: Achei interessante você citar regimes totalitários para embasar seu argumento, nesse caso, eu apenas exemplificaria com a queima de livros considerados “intelectuais” (Freud, por exemplo) no Regime Nazista.
– D2: parágrafo fraco, senti falta de repertório e desenvolvimento. Ficou no ar a pergunta, por exemplo, de o que o governo deveria estar fazendo para a valorização desses povos. Como a negligência estatal se expressa? Recomendo tentar seguir a estrutura:
Tópico frasal + repertório + causa + consequência + fechamento
🔷 Obs: não esqueça que no começo de cada frase tem que ter um conectivo.
– Conclusão: proposta de intervenção fraca que não resolveu o problema. Você disse na introdução que tem falta de interesse por parte da população e você a colocou como agente aqui. É como colocar um ladrão para resolver os furtos que vem acontecendo, entende? Eu entendo que era um tema muito fácil de se tangenciar ou deixar raso, porém, você poderia ter detalhado mais, sugerindo por exemplo palestras nas escolas.
🔷 Dica: no fechamento (finalidade) desse parágrafo, tente retomar o repertório utilizado na introdução, pois ajuda muito na coesão textual.
– Geral: você escreve bem, mas acho que foi se perdendo um pouco pelo caminho. Recomendo tentar fazer um esqueleto/rascunho antes de começar a escrever a redação, pois assim você não perde pontos na C2 e C3.
🔶 Nota: 740
~ Boa sorte, continue estudando ♡♡♡
Alixo
Introdução – “De acordo com Edmond Burke ‘Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la'(,) ou seja, o conhecimento da história [..]”. Em sua introdução você cita a falta de interesse da população, mas sequer aborda a questão nos desenvolvimento. Gostei dos repertórios socioculturais.
Você tangenciou bastante do tema em algumas partes, mas tudo bem..
Sua conclusão foi bem genérica, também não foi muito objetiva.
A redação carece de conectivos.
Bons estudos!
Shu
Olá, Brenno!
Abaixo segue a correção da sua redação com o tema “Os desafios das comunidades e povos tradicionais do Brasil”:
– 1° parágrafo: ao invés do ponto poderia substituir por uma vírgula o trecho “[…] está fadado a repeti-la’ (,) ou seja, o conhecimento…”; você apresentou a tese “várias são as comunidades que não possuem sua história valorizada…” e apresentou o que será abordado nos parágrafos de desenvolvimento “[…] a negligência do Estado e a falta de interesse por parte da população”, ficou bom!!!
– 2° parágrafo: faltou vírgulas nos trechos “Uma das primeiras coisas que um Estado totalitário faz (,) para controlar um povo (,) é retiarar-lhe o conhecimento…” , “[…] na busca de conhecer sua essência (,) salvou do esquecimento a língua da tribo dos pataxós. Assim (,) devemos sempre incentivar…” e “[…] sua raiz histórica, por isso (,) é importante…”; e não há necessidade de vírgula em “[…] comunidades tradicionais (X) que são em sua maioria desfavorecidas.”, além disso, numa redação dissertativa-argumentativa não se usa pronome em primeira pessoa do plural, portanto, o verbo “devemos” deve ser reformulado. E, tenha cuidado em não fugir do tema como “[…] é retirar-lhe o conhecimento de sua RAIZ HISTÓRICA, por isso (,) é importante CONHECER O SEU PASSADO”, nesse trecho, você deu enfoque mais em um conhecimento histórico desvalorizado, não no conhecimento da cultura de um determinado povo;
– 3° parágrafo: faltou crase em “cabe (à) ele suprir as necessidades do seu povo.”;
PS: nestes dois últimos parágrafos faltou mais em desenvolver sobre o tema.
– 4° parágrafo: há a ausência de vírgula em “[…] para que (,) assim (,) possamos salvar esse aglomerado de pessoas que constituem a história nacional brasileira. Também (,) é necessário…”. Além disso, faltou o detalhamento da proposta de intervenção; e, de forma análoga, está enfatizado na formação histórica, não nas tradições das comunidades e dos povos.
Bons estudos!!!