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As deficiências do transporte público no Brasil

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               No antigo programa humorístico “Zorra Total”, da Rede Globo, o cenário dos personagens era sempre um trem lotado, representando de forma cômica a volta para casa dos trabalhadores brasileiros. Tal atração retrata as deficiências do transporte público no Brasil, uma vez que o “show” compromete-se a evidenciar a aglomeração e falta de assentos no trem, sendo, dessa forma, uma caricatura dos precários meios de locomoção coletivos. Logo, é necessário analisar o presente entrave, onde a escassez de investimento e as altas tarifas contribuem para a perpetuação dessa hodierna realidade.

                Em primeira análise, cabe destacar a falta de verbas destinadas ao melhoramento dos transportes coletivos. Nesse viés, é lícito citar o governo de Juscelino Kubitschek e o Plano de Meta, o qual, entre outros tópicos, incentivava o desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil. Entretanto, o crescimento de transportes coletivos não acompanhou o de individuais, posto que, no contexto atual, a situação de ônibus, trens e metrôs são muitas das vezes precárias, ocasionando superlotações, que facilitam a propagação de doenças contagiosas. Dessa maneira, torna-se necessário indagar os governantes acerca do motivo de não haver revitalização nos meios de transportes públicos, dado que os cidadãos pagam impostos para o Estado e, em troca, deveriam receber veículos coletivos úteis que facilitariam a mobilidade urbana.

                Ademais, os custos das tarifas dos transportes públicos não reflete na qualidade final dos serviços oferecidos aos brasileiros. Nesse sentido, o sociólogo Thomas Hobbes afirmava que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. No entanto, observa-se uma negligência estatal dessa função social, visto que não é raro ocorrer congestionamentos em horários de pico, assalto em ônibus e grande espera nas estações. Assim, torna-se injusto a exigência de altas tarifas, sendo que o Estado muita das vezes não cumpre com seu papel de garantir o bem-estar coletivo.

                Portanto, faz-se urgente a tomada de medidas para mitigar as deficiências do transporte coletivo. Para isso, urge que o Governo Federal, mediante destinação de verbas para os Estados brasileiros, crie o projeto “Cidades Mais Rotativas”, o qual exigirá melhores condições de transportes públicos, como a disponibilização de novas frotas de ônibus, redução das tarifas e renovação de assentos. Feito isso, os brasileiros terão mais comodidades ao se deslocarem de um lugar para outro, evitando, dessa forma, a realidade retratada no programa “Zorra Total”.

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4 Correções

  1. No antigo programa humorístico “Zorra Total”, da Rede Globo, o cenário dos personagens era sempre um trem lotado, representando de forma cômica a volta para casa dos trabalhadores brasileiros. Tal atração retrata as deficiências do transporte público no Brasil, uma vez que o “show” compromete-se a evidenciar a aglomeração e falta de assentos no trem, sendo, dessa forma, uma caricatura dos precários meios de locomoção coletivos. Logo, é necessário analisar o presente entrave, onde a escassez de investimento e as altas tarifas contribuem para a perpetuação dessa hodierna realidade.
    Em primeira análise, cabe destacar a falta de verbas destinadas ao melhoramento dos transportes coletivos. Nesse viés, é lícito citar o governo de Juscelino Kubitschek e o Plano de Meta, o qual, entre outros tópicos, incentivava o desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil. Entretanto, o crescimento de transportes coletivos não acompanhou o de individuais(1), posto que, no contexto atual, a situação de ônibus, trens e metrôs são muitas das vezes precárias(3), ocasionando superlotações, que facilitam a propagação de doenças contagiosas. Dessa maneira, torna-se necessário indagar os governantes acerca do motivo de não haver revitalização(4) nos meios de transportes públicos, dado que os cidadãos pagam impostos para o Estado e, em troca, deveriam receber veículos coletivos úteis que facilitariam a mobilidade urbana.
    1 – Por que o crescimento de transportes coletivos não acompanhou o de individuais?
    3 – precárias como?
    4 – que tipo de revitalização?
    Ademais, os custos das tarifas dos transportes públicos não reflete(2) na qualidade final dos serviços oferecidos aos brasileiros. Nesse sentido, o sociólogo Thomas Hobbes afirmava que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. No entanto, observa-se uma negligência estatal dessa função social, visto que não é raro ocorrer congestionamentos em horários de pico, assalto em ônibus e grande espera nas estações. Assim, torna-se(5) injusto a exigência de altas tarifas, sendo que o Estado muita das vezes não cumpre com seu papel de garantir o bem-estar(6) coletivo.
    2 – refletem
    5 – você repete muito essa estrutura sintática

    6 – repetição
    Portanto, faz-se urgente a tomada de medidas para mitigar as deficiências do transporte coletivo. Para isso, urge que o Governo Federal(agente), mediante destinação de verbas para os Estados brasileiros(meio), crie o projeto “Cidades Mais Rotativas”(ação), o qual exigirá melhores condições de transportes públicos, como a disponibilização de novas frotas de ônibus, redução das tarifas e renovação de assentos(detalhamento). Feito isso, os brasileiros terão mais comodidades ao se deslocarem de um lugar para outro, evitando, dessa forma, a realidade retratada no programa “Zorra Total”.(finalidade)

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 180
    C5: 200

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  2. Boa noite!
    Detalhe mais a conclusão o “para que” está muito implícito, você poderia contextualizar mais, apresentar os problemas, há um excesso de repertórios socioculturais, e muitos repertórios gera uma redação que não consegue desenvolver a contextualização, evite a repetição de conectivos. Nota: 700 pontos

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  3. Marcos, boa tarde.

    Muito boa a redação, em especial a citação sobre a questão da industrialização.

    Duas correções, ainda que não relevantes, que faço:

    1°) Plano de “Metas”, no plural e não “Meta”, no singular.

    2°) A frase final do seu 2° parágrafo, embora relevante, me parece desnecessária, tendo em vista que você já faz uma crítica ao problema no 1° parágrafo. Penso que poderia contextualizar mais o processo de não continuidade de investimento no transporte individual ou simplesmente excluir o trecho.

    No mais, está ótimo.

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  4. Boa tarde

    Muito bom o uso do programa humorístico”zorra total”. Estou começando agora a fazer redação, não sei muito bem fazer correção. Porém achei que sua redação está ótima.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

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