As crescentes crises da mobilidade urbana no Brasil contemporâneo

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É possível afirmar que o Brasil possui grandes problemas quanto a sua mobilidade urbana, tendo em vista as dificuldades de locomoção enfrentadas pelos cidadãos dia após dia. Isso se evidencia pela falta de reformas nas vias públicas e também pela sinalização incorreta no trânsito. Logo, medidas são necessárias para erradicar os empecilhos que dificultam a mobilidade urbana no país.
Em primeira análise, percebe-se a falta de reformas nas vias públicas. De acordo com a Constituição Federal do Brasil, o cidadão possui direito de ir e vir, privilégio esse não desfrutado por grande parte dos brasileiros, devido aos imensos congestionamentos das vias. Sendo assim, é preciso manter as rodovias reformadas e aptas para uso, de modo que buracos, crateras e até mesmo o mau planejamento das rotas não provoquem um trânsito dificultoso.
Ademais, a sinalização incorreta no trânsito se deve à inconstante revisão do funcionamento de semáforos e placas informativas, gerando impasses mobilísticos e até mesmo acidentes. Segundo a Agência CNT, cerca de 60% das rodovias brasileiras têm problemas de sinalização, o que é inadmissível. Desse modo, é primordial o constante monitoramento dos sistemas de segurança urbanos, para evitar congestionamentos e incidentes.
Portanto, faz-se necessário minimizar os efeitos das crises de mobilidade urbana no Brasil contemporâneo. É dever da Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, por meio da criação de projetos que fomentem as reformas de vias públicas e o constante revisionamento da sinalização nas ruas, com intuito de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros no que se refere à mobilidade urbana.

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4 Correções

  1. Olá, Clara! =)
    Espero ser útil na sua jornada de conhecimento!

    COMENTÁRIO GERAL: bom, a sua estrutura ainda precisa ser aperfeiçoada, mas vc está no caminho certo, então vamos lá?

    CORREÇÃO GRAMATICAL:
    – (Quarto parágrafo) ” É dever da Secretaria Nacional” = coloque um conectivo aqui para manter a coesão do texto. Exemplo, “No entanto”, é dever da…
    – De forma geral a sua gramática é muito boa, Clara!

    CORREÇÃO GERAL:

    INTRODUÇÃO:
    – O ENEM não exige iniciar a introdução com repertório, mas se vc olhar as redações nota 1000 vai notar que a maioria é muito bem contextualizada.
    – Vc esqueceu da tese: a sua opinião crítica sobre o tema
    – Separou os dois argumentos, ok!
    – Então a estrutura correta é: CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA, TESE e APRESENTAÇÃO DOS 2 ARGUMENTOS!

    D1\D2:
    – O que falta para o seu projeto de texto ficar bom é um maior aprofundamento dos seus argumentos.
    – A minha dica é que ao ler os textos motivadores comece a criar por que’s na sua cabeça e tente responder a essas perguntas nos parágrafos de desenvolvimento, ok?
    – senti falto do teu posicionamento crítico, por isso não tenha medo de criticar secretarias, ministérios ou o que for…

    CONCLUSÃO:
    AGENTE: OK
    AÇÃO: OK
    MODO\MEIO: OK
    DETALHAMENTO: ?
    FINALIDADE: Ok
    – Vc pode detalhar o agente ou a sua ação!

    NOTAS:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160 (Invista mais em conectivos)
    C5: 160
    NOTA FINAL = 840 (nota representativa)

    DICAS: recomendo os canais do youtube= Rômulo Bolivar e prof Henrique Araújo
    – Leia e analise as redações nota 1000
    – Leia e escreva bastante

    Boas escritas e uma boa sorte no Enem! >3

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  2. Opa, Clara, vamos lá! =)

    Introdução:

    Não é obrigatório usar repertório na introdução, porém ajuda melhor na contextualização do tema. A autora também deveria citar um exemplo de problemas enfrentados pelos cidadãos dia após dia. B-)

    Sugestão de repertório: A capital brasileira, Brasília, foi uma cidade planejada para um suposto futuro onde todos usariam carros, por causa disso a locomoção de pedestres em BSB é difícil de se fazer, pois não há muitas faixas de pedestres. :”V

    Segue abaixo os critérios da introdução:

    – Contextualização
    – Opinião
    – Tese

    OUTROS PROBLEMAS:

    Em “[..] mobilidade urbana, tendo em vista as dificuldades de locomoção…”, não se deve separar o verbo (ter) do sujeito, esqueça isso de colocar vírgula para dá pausa.

    Em “Logo, medidas são necessárias para erradicar os empecilhos que dificultam a mobilidade urbana no país.”, não use conectivos de conclusão na introdução, substitua por conectivos de síntese.
    Use apenas conectivos de conclusão no comentário do D2, por exemplo, onde o leitor terá uma percepção do que será abordado na proposta de intervenção.

    D1:

    Opinião: Tá muito bom o primeiro parágrafo de argumentação, só tem alguns detalhes que precisa melhorar. ;D

    Senti falta de explicar a consequência do problema depois de “congestionamento das vias”.
    Ao invés de “o cidadão”, retifique para todo cidadão e em “possui direito”, retifique para possui o direito. ;)

    D2:

    “Ademais, a sinalização incorreta no trânsito se deve à inconstante revisão do funcionamento de semáforos e placas informativas, gerando impasses mobilísticos e até mesmo acidentes. Segundo a Agência CNT, cerca de 60% das rodovias brasileiras têm problemas de sinalização, o que é inadmissível. Desse modo, é primordial o constante monitoramento dos sistemas de segurança urbanos, para evitar congestionamentos e incidentes.”

    Opinião: Precisa organizar e relacionar melhor as ideias, detalhar e comentar. O D1 ficou mais organizado nesse quesito, faltando apenas exemplificar uma consequência da causa do problema para ficar completa.
    Além disso, a autora deveria ir direto ao ponto, já que o repertório fala diretamente sobre sinalização. X-(

    Reescrita:

    Segundo a Agência CNT, cerca de 60% das rodovias brasileiras têm falhas de sinalização. Nesse sentido, a inconstante revisão do funcionamento de semáforos e placas informativas por parte o Poder Público gera impasses mobilísticos e até acidentes, não obstante a máquina pública demonstra alto poderio para atenuar o problema, mostrando-se irresponsável ao não realizar ações que poderiam mitigar a difícil locomoção nas cidades, bem como o constante monitoramento de sistemas urbanos de segurança. É evidente que, o Governo deve ter sua conduta reformulada o quanto antes e reduzir o congestionamento e incidentes nesse âmbito.

    Viu como ficou mais lúcido o texto?
    E o repertório não ficou perdido no meio do texto?

    Conclusão:

    Muito bem, 160 pontos na C5. Faltou deixar claro a ação e o detalhamento.

    OUTROS PROBLEMAS: *revisionamento*, não existe.

    Reescrita:

    Portanto, faz-se necessário minimizar o avanço da problemática na sociedade brasileira. Com o intuito de mitigar a crise da mobilidade urbana no Brasil, cabe ao Tribunal de Contas da União direcionar capital que, por intermédio da Secretária Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos será revertido em reformas de vias públicas e na manutenção de semáforos e placas de trânsito, através dos governos estaduais e municipais que visem um planejamento mobilístico aos cidadãos. Desse modo, atenuar-se, em médio e longo prazo, o bem-estar dos brasileiros no que se refere à mobilidade urbana.

    Viu que tem todos os critérios da proposta de intervenção?

    Obs: Vc teve ótimas ideias nessa redação, só precisa organizá-las.

    Enfim, aqui estou eu às 3h da madrugada corrigindo sua redação, se vc puder classificar minha contribuição como melhor correção será o melhor agradecimento que vc poderia dá ;D

    Boa sorte na redação, Clara!

    Mensagem motivacional: Vc melhorou muito de uma redação para a outra, sinal que está focada, tem propósito e que vai alcançar o 1000.

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