É possível afirmar que o Brasil possui grandes problemas quanto a sua mobilidade urbana, tendo em vista as dificuldades de locomoção enfrentadas pelos cidadãos dia após dia. Isso se evidencia pela falta de reformas nas vias públicas e também pela sinalização incorreta no trânsito. Logo, medidas são necessárias para erradicar os empecilhos que dificultam a mobilidade urbana no país.
Em primeira análise, percebe-se a falta de reformas nas vias públicas. De acordo com a Constituição Federal do Brasil, o cidadão possui direito de ir e vir, privilégio esse não desfrutado por grande parte dos brasileiros, devido aos imensos congestionamentos das vias. Sendo assim, é preciso manter as rodovias reformadas e aptas para uso, de modo que buracos, crateras e até mesmo o mau planejamento das rotas não provoquem um trânsito dificultoso.
Ademais, a sinalização incorreta no trânsito se deve à inconstante revisão do funcionamento de semáforos e placas informativas, gerando impasses mobilísticos e até mesmo acidentes. Segundo a Agência CNT, cerca de 60% das rodovias brasileiras têm problemas de sinalização, o que é inadmissível. Desse modo, é primordial o constante monitoramento dos sistemas de segurança urbanos, para evitar congestionamentos e incidentes.
Portanto, faz-se necessário minimizar os efeitos das crises de mobilidade urbana no Brasil contemporâneo. É dever da Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, por meio da criação de projetos que fomentem as reformas de vias públicas e o constante revisionamento da sinalização nas ruas, com intuito de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros no que se refere à mobilidade urbana.
As crescentes crises da mobilidade urbana no Brasil contemporâneo
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Sarahbeatriz171
Olá, Clara! =)
Espero ser útil na sua jornada de conhecimento!
COMENTÁRIO GERAL: bom, a sua estrutura ainda precisa ser aperfeiçoada, mas vc está no caminho certo, então vamos lá?
CORREÇÃO GRAMATICAL:
– (Quarto parágrafo) ” É dever da Secretaria Nacional” = coloque um conectivo aqui para manter a coesão do texto. Exemplo, “No entanto”, é dever da…
– De forma geral a sua gramática é muito boa, Clara!
CORREÇÃO GERAL:
INTRODUÇÃO:
– O ENEM não exige iniciar a introdução com repertório, mas se vc olhar as redações nota 1000 vai notar que a maioria é muito bem contextualizada.
– Vc esqueceu da tese: a sua opinião crítica sobre o tema
– Separou os dois argumentos, ok!
– Então a estrutura correta é: CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA, TESE e APRESENTAÇÃO DOS 2 ARGUMENTOS!
D1\D2:
– O que falta para o seu projeto de texto ficar bom é um maior aprofundamento dos seus argumentos.
– A minha dica é que ao ler os textos motivadores comece a criar por que’s na sua cabeça e tente responder a essas perguntas nos parágrafos de desenvolvimento, ok?
– senti falto do teu posicionamento crítico, por isso não tenha medo de criticar secretarias, ministérios ou o que for…
CONCLUSÃO:
AGENTE: OK
AÇÃO: OK
MODO\MEIO: OK
DETALHAMENTO: ?
FINALIDADE: Ok
– Vc pode detalhar o agente ou a sua ação!
NOTAS:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160 (Invista mais em conectivos)
C5: 160
NOTA FINAL = 840 (nota representativa)
DICAS: recomendo os canais do youtube= Rômulo Bolivar e prof Henrique Araújo
– Leia e analise as redações nota 1000
– Leia e escreva bastante
Boas escritas e uma boa sorte no Enem! >3
clarinha1701
olá querida!
muito grata por sua correção, que foi de grande ganho para mim;
estou estudando meus erros com base nela e acredito que vou melhorar na de hoje.
muito obrigada!
Alixo
Opa, Clara, vamos lá! =)
Introdução:
Não é obrigatório usar repertório na introdução, porém ajuda melhor na contextualização do tema. A autora também deveria citar um exemplo de problemas enfrentados pelos cidadãos dia após dia. B-)
Sugestão de repertório: A capital brasileira, Brasília, foi uma cidade planejada para um suposto futuro onde todos usariam carros, por causa disso a locomoção de pedestres em BSB é difícil de se fazer, pois não há muitas faixas de pedestres. :”V
Segue abaixo os critérios da introdução:
– Contextualização
– Opinião
– Tese
OUTROS PROBLEMAS:
Em “[..] mobilidade urbana, tendo em vista as dificuldades de locomoção…”, não se deve separar o verbo (ter) do sujeito, esqueça isso de colocar vírgula para dá pausa.
Em “Logo, medidas são necessárias para erradicar os empecilhos que dificultam a mobilidade urbana no país.”, não use conectivos de conclusão na introdução, substitua por conectivos de síntese.
Use apenas conectivos de conclusão no comentário do D2, por exemplo, onde o leitor terá uma percepção do que será abordado na proposta de intervenção.
D1:
Opinião: Tá muito bom o primeiro parágrafo de argumentação, só tem alguns detalhes que precisa melhorar. ;D
Senti falta de explicar a consequência do problema depois de “congestionamento das vias”.
Ao invés de “o cidadão”, retifique para todo cidadão e em “possui direito”, retifique para possui o direito. ;)
D2:
“Ademais, a sinalização incorreta no trânsito se deve à inconstante revisão do funcionamento de semáforos e placas informativas, gerando impasses mobilísticos e até mesmo acidentes. Segundo a Agência CNT, cerca de 60% das rodovias brasileiras têm problemas de sinalização, o que é inadmissível. Desse modo, é primordial o constante monitoramento dos sistemas de segurança urbanos, para evitar congestionamentos e incidentes.”
Opinião: Precisa organizar e relacionar melhor as ideias, detalhar e comentar. O D1 ficou mais organizado nesse quesito, faltando apenas exemplificar uma consequência da causa do problema para ficar completa.
Além disso, a autora deveria ir direto ao ponto, já que o repertório fala diretamente sobre sinalização. X-(
Reescrita:
Segundo a Agência CNT, cerca de 60% das rodovias brasileiras têm falhas de sinalização. Nesse sentido, a inconstante revisão do funcionamento de semáforos e placas informativas por parte o Poder Público gera impasses mobilísticos e até acidentes, não obstante a máquina pública demonstra alto poderio para atenuar o problema, mostrando-se irresponsável ao não realizar ações que poderiam mitigar a difícil locomoção nas cidades, bem como o constante monitoramento de sistemas urbanos de segurança. É evidente que, o Governo deve ter sua conduta reformulada o quanto antes e reduzir o congestionamento e incidentes nesse âmbito.
Viu como ficou mais lúcido o texto?
E o repertório não ficou perdido no meio do texto?
Conclusão:
Muito bem, 160 pontos na C5. Faltou deixar claro a ação e o detalhamento.
OUTROS PROBLEMAS: *revisionamento*, não existe.
Reescrita:
Portanto, faz-se necessário minimizar o avanço da problemática na sociedade brasileira. Com o intuito de mitigar a crise da mobilidade urbana no Brasil, cabe ao Tribunal de Contas da União direcionar capital que, por intermédio da Secretária Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos será revertido em reformas de vias públicas e na manutenção de semáforos e placas de trânsito, através dos governos estaduais e municipais que visem um planejamento mobilístico aos cidadãos. Desse modo, atenuar-se, em médio e longo prazo, o bem-estar dos brasileiros no que se refere à mobilidade urbana.
Viu que tem todos os critérios da proposta de intervenção?
Obs: Vc teve ótimas ideias nessa redação, só precisa organizá-las.
Enfim, aqui estou eu às 3h da madrugada corrigindo sua redação, se vc puder classificar minha contribuição como melhor correção será o melhor agradecimento que vc poderia dá ;D
Boa sorte na redação, Clara!
Mensagem motivacional: Vc melhorou muito de uma redação para a outra, sinal que está focada, tem propósito e que vai alcançar o 1000.
clarinha1701
olá!
cara, muito obrigada pela ajuda!
suas correções me ajudam demais, demais mesmo!
vou novamente estudar meus erros com base em sua correção e tentar melhorar na próxima;
muito obrigada!