As consequências do descarte indevido do lixo no Brasil

  • 1

 

O consumismo é um estilo de vida orientado por uma crescente propensa ao consumo demasiado em razão do seu significado simbólico. No entanto, esse consumo excessivo influencia na produção de lixo e consequentemente causa a poluição. Em vista disso, é importante avaliar suas consequências.

Primeiramente, deve-se pontuar que a disposição de resíduos sólidos em lixão é crime desde 1998 quando foi sancionada a lei de crimes ambientais. Todavia, o consumo exagerado e o descarte indevido contribui para a poluição hídrica. Dessa forma, os rejeitos dispostos nos lixões ao ar livre ou nas ruas, são transportados pelas chuvas e depositados nos rios. Entretanto, o esgoto é a principal causa da poluição. Segundo o IBGE, a maior parte do esgoto é lançado em rios lagos e represas e, de acordo com a Agência Nacional das Águas, apenas 42,6% dos esgotos são tratados.

Além disso, os matérias descartados de forma inadequada na água, como plásticos e pneus que demoram anos para se degradar, são ingeridos pelos animais que acabam morrendo sufocado ou por intoxicação. A poluição também reduz as opções de lazer tornando as águas impróprias para consumo. Por conseguinte, algo deve ser feito para reverter essa situação. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) obriga todos os geradores de lixos a gerar seus resíduos de maneira adequada com o objetivo de mudar o cenário atual.

Portanto, o Governo Federal juntamente com os Governos municipais, devem cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Criar planos de meta para cada município através de disposição de verbas de acordo com as ações propostas pelos municípios visando o direcionamento descarto mais consciente e sustentável para o meio ambiente.

Compartilhar

3 Correções

  1. O consumismo é um estilo de vida orientado por uma crescente propensa ao consumo demasiado em razão do seu significado simbólico. No entanto, esse consumo excessivo influencia na produção de lixo e consequentemente causa a poluição. Em vista disso, é importante avaliar suas consequências.
    Primeiramente, deve-se pontuar que a disposição de resíduos sólidos em lixão é crime desde 1998 quando foi sancionada a lei de crimes ambientais. Todavia, o consumo exagerado e o descarte indevido contribui para a poluição hídrica*. Dessa forma, os rejeitos dispostos nos lixões ao ar livre ou nas ruas, são transportados pelas chuvas e depositados nos rios. Entretanto, o esgoto é a principal causa da poluição. Segundo o IBGE, a maior parte do esgoto é lançado em rios lagos e represas e, de acordo com a Agência Nacional das Águas, apenas 42,6% dos esgotos são tratados.
    *Obs: não só hídrica, mas também atmosférica e solo
    A introdução ficou boa. Clara e objetiva. Bons argumentos.
    Além disso, os matérias descartados de forma inadequada na água, como plásticos e pneus que demoram anos para se degradar, são ingeridos pelos animais que acabam morrendo sufocado ou por intoxicação. A poluição também reduz as opções de lazer tornando as águas impróprias para consumo**. Por conseguinte, algo deve ser feito para reverter essa situação. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) obriga todos os geradores de lixos a gerar seus resíduos de maneira adequada com o objetivo de mudar o cenário atual.
    **Acho que seria melhor um ponto final após lazer. São duas informações: 1 Reduz o lazer, porque a água vai estar poluída e impropria para o banho. 2: Impropria para o consumo, porque a água vai estar poluída. Ou então: A poluição também reduz as opções de lazer tornando as águas impróprias para banho e consumo.
    Portanto, o Governo Federal juntamente com os Governos municipais, devem cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Criar planos de meta para cada município através de disposição de verbas de acordo com as ações propostas pelos municípios visando o direcionamento descarto mais consciente e sustentável para o meio ambiente.
    Boa conclusão. :)

    • 0
  2. nota 1 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    nota 2 – 120 – desenvolvido de maneira adequada, mas apresenta abordagem superficial.
    nota 3 – 120 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
    nota 4 – 160 – demonstra domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
    nota 5 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.

    • 0
  3. Olá, vou corrigir por parágrafos ok?
    INTRODUÇÃO
    Ela está ótima e esta dentro do padrão cobrado pela banca que corrige o enem
    DESENVOLVIMENTOS 1 E 2
    Você retomou as consequências como prometeu no encaminhamento argumentativo, seus argumentos estão ótimos porém o desenvolvimento não está no padrão correto, o jeito correto é:
    Retomar o encaminhamento argumentativo
    comprovar seu argumento com dado estatístico ou frase de filósofo
    e por fim a marca de autoria que você não fez.
    CONCLUSÃO
    Você deve retomar o tema
    Colocar as seguidas coisas na proposta de intervenção
    Agente ( você colocou)
    Ação ( você colocou)
    Meio ( não colocou)
    Detalhamento ( não colocou)
    Finalidade ( você colocou)
    e por fim você deve retomar sua contextualização

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.