Aprendiz

As consequências do Brasil acima do peso.

  • 0

A crise de 1929, que afetou durante o Brasil e o mundo inteiro que dependia das ações e lucros da bolsa de Nova York, nos Estados Unidos, culminou na grande depressão, onde milhares de pessoas suicidaram-se e desenvolveu vários tipos de doenças ao longo do tempo.  Nesse sentido, de maneira análoga a atual sociedade acima do peso, o crescimento de pessoas obesas, juntamente o surgimento de novas doenças decorrentes dos excessos de gorduras vem consolidando-se cada vez mais forte. A esse respeito, é vital que tal problemática é desencanada não só pela precariedade da alimentação, mas também pela escassez cultural diante desse grupo.

Em primeiro plano, vale ressaltar que no pensamento de São Tomás de Aquino, Teólogo Italiano, na sociedade democrática, todos os indivíduos possuem os mesmos direitos e deveres, além da mesma importância. Sob esse viés, torna-se indubitável o acesso à uma alimentação saudável a todos os brasileiros, em especial as crianças nas escolas, que muitas das vezes tem a merenda escolar como a única alimentação diária.

Ademais, é de suma importância o papel da cultura no combate a obesidade, a conscientização e mobilidade através da dança, caminhadas e corridas, promovendo exercícios físicos saudáveis. Desse modo, tais consequências preocupantes como o fácil desenvolvimento de doenças crônicas, entre elas; diabetes, câncer e hipertensão, poderam sofrer uma ligeira queda. Logo, é indubitável a concentração de nutrientes que promovam a vida saudável.

Diante do exposto, evidenciam-se portanto, os desafios e a importância do combate ao mesmo. Cabe então, ao Ministério da saúde, apurar e mapear os locais de maior concentração da população obesa no Brasil, através de drones e serviços tecnológicos. É perceptível, que promovam o projeto da boa alimentação, destinando nutricionistas e palestrantes as escolas e comunidades carentes de norte a sul do país. Tais medidas seriam afim de que, com a alimentação e exercícios observados, minimizaria o empasse e evitaria uma nova crise de impacto social.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, Excelente redação! Boa citação e ideia, mas pecou em alguns pontos, sua conclusão não tem as competências que o ENEM cobra
    Agente?
    como deve ser feito?
    Para quê fazer?
    Também achei uma falha em concordância verbal
    ”onde milhares de pessoas suicidaram-se e desenvolveu vários tipos de doenças ao longo do tempo.” O correto seria desenvolveram, pois o sujeito está no Plural.
    Tirando esses pontos sua redação ficou muito boa, continue praticando, você está no caminho certo, Parabéns!

    • 0
  2. Olá!
    você escreve muito bem e possui domínio de repertorio sociocultural para o enriquecimento do texto, mas fique atento sobre a conexão desses repertórios.
    O seu primeiro paragrafo do desenvolvimento ficou um pouco escasso de informação.
    Faltou detalhamento na sua segunda proposta de intervenção.
    “É perceptível, que promovam o projeto da boa alimentação, destinando nutricionistas e palestrantes as escolas e comunidades carentes de norte a sul do país”
    quem fazer?
    como fazer ?
    pra que fazer?
    No mais, seu texto esta bom. Continue praticando!
    C1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
    C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 120
    C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
    C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120
    C5: proposta de intervenção: 80
    TOTAL: 640

    • 0
  3. Ótima redação, bem direta, como ressalva em alguns pontos:

    A correlação entre a crise de ’29 e o problema da obesidade no Brasil parece forçada, não foi compreensível o que exatamente tentou passar com ela.

    “[…]onde milhares de pessoas suicidaram-se e desenvolveu vários tipos de doenças ao longo do tempo.” O correto é ‘desenvolveram’, para concordar com o plural presente em ‘pessoas’.

    Quanto a proposta de intervenção, como exatamente drones mapeariam a concentração da população obesa? Havia a necessidade de se detalhar melhor esse processo.

    De resto, a citação de São Tomás foi interessante e compatível com o que foi discutido, bom uso de conectivos também, além de uma boa estrutura/divisão de parágrafos.

    C1 = 180
    C2 = 200
    C3 = 160
    C4 = 180
    C5 = 160

    880 pontos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.