As consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira

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O filme “Joker”, estrelado por Joaquin Phoenix, narra a história de um fracassado comediante que sofre de distúrbios mentais. A trama é, por um lado, direcionada pelo momento em que o protagonista assassina três homens no metrô, fazendo com que as massas populares se identifiquem com ele e criem um movimento para apoiá-lo. Analogamente ao longa-metragem, na contemporaneidade, inclusive no Brasil, também é possível verificar uma certa “aceitação” de personalidades criminosas, através da romantização de crimes. Tal situação é problemática, uma vez que, além de encorajar os indivíduos a estarem de acordo com atitudes que ferem o complexo social, ainda desvaloriza e subestima as vítimas envolvidas nesses processos.

Sob uma primeira análise, é válido discutir uma das consequências mais explícitas do fenômeno abordado. A romantização de crimes é causada principalmente por meio da mídia e da indústria cultural, que por sua vez influenciam os indivíduos a acatarem a imagem idealizada de determinados infratores da lei e casos criminosos. Por conseguinte, como o universo midiático tem significativa relevância na sociedade em geral, os indivíduos passam a defender, em muitos casos, os próprios transgressores. Tal posicionamento demonstra que, direta ou indiretamente, a população aprova atitudes injustas e prejudiciais à vida em coletividade, ferindo os direitos básicos e sociais dos próprios cidadãos.

Ademais, a desvalorização das vítimas é outro resultado desse processo. Na série “Inacreditável”, da plataforma de streaming Netflix, é retratada a história de uma jovem que sofreu abuso sexual, mas que é acusada de fazer uma falsa denúncia de estupro. Assim como na ficção, o desamparo às vítimas é presente na realidade brasileira. Dessa maneira, a supervalorização e idealização de personalidades e atos criminosos configuram-se como um desrespeito aos indivíduos que, além de padecerem com o crime em si, têm que lidar com o desamparo psicológico da sociedade e sua concepção equivocada acerca dessa esfera da realidade social.

Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver a situação. O Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, dever inserir aulas de ética social como curso extracurricular nas escolas do país, além de promover campanhas e debates voltados para esse tema. Tais campanhas e debates podem contar com depoimentos de vítimas de crimes e profissionais da área, sendo realizados tanto em ambientes acadêmicos quanto nas plataformas digitais. Dessa forma, será possível conter a romantização de crimes no cenário brasileiro, e as atitudes dos indivíduos afastar-se-ão daquelas realizadas pela população no filme “Joker”.

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2 Correções

  1. Competência 1: Excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvio: 2º parágrafo: “[…] que, por sua vez, influenciam…” — colocar entre vírgulas. 200 pontos.

    Competência 2: argumentação consistente, repertório sociocultural produtivo, excelente domínio da dissertação-argumentativa. 200 pontos.

    Competência 3: apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados ao tema proposto de forma consistente e organizada, configurando autoria e autonomia em defesa de um ponto de vista. 200 pontos.

    Competência 4: apresenta um texto articulado, com poucas inadequações de pontuação. Lembre-se dos elementos coesivos, faltou em algumas partes. 160 pontos.

    Competência 5: O ENEM pede que você faça uma proposta de intervenção com os elementos: agente (quem faz?), ação (o que faz?), modo/meio (como faz?), efeito/objetivo (para que faz?) e detalhamento. Em seu texto não há o modo/meio. Insira-o, construindo uma proposta completa. 160 pontos.

    Total: 920
    Parabéns!!

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  2. Olá! Vou tentar te ajudar
    ** Lembrando que não sou “profissional”, só quero tentar ajudar!

    Pontos positivos: Gostei bastante da sua introdução. Ela tem toda a microestrutura completa e não percebi nenhum erro gramatical. A referência ao filme ficou muito bem explicada e você conseguiu relacionar bem a trama com a problemática
    Pontos negativos: Não é bem m ponto negativo e sim um conselho. Opte por inserir na sua tese um “spoiler” do que será dito posteriormente, por exemplo, você poderia ter colocado na sua tese algo sobre a influência midiática também (assim como você fez com a desvalorização das vítimas).

    Desenvolvimento(1) ->
    Pontos positivos: Você desenvolveu muito bem seu raciocínio e defendeu com riqueza o seu argumento.
    Pontos negativos: Porém, não colocou um repertório para legitimar a sua posição.

    Desenvolvimento(2) ->
    Pontos positivos: Novamente, seu raciocínio foi muito bem desenvolvido, defendeu seu argumento com um repertório legitimado, que foi produtivo.
    Pontos negativos: nda

    Conclusão ->
    Pontos positivos: Os 5 elementos estão completos, fazem sentido e sua conclusão ficou bem amarrada. O fechamento ficou show!
    Pontos negativos: nda

    Competência 1 (domínio da norma culta) = 200
    Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 180
    Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 160
    Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 200
    Competência 5 (Proposta de intervenção) = 200
    Nota final = 940

    Parabéns :)
    Espero ter ajudado!

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