Estudante

As consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira

  • 0

Na música “Vou te amarrar na minha cama”, grande sucesso da dupla sertaneja Bruno e Marrone, há um trecho que diz “vou te amarrar na minha cama, só vai fazer amor comigo […]”. Mesmo que esses versos caracterizem cárcere privado e, possivelmente, estupro, foram enxergados como uma declaração de amor de um eu-lírico apaixonado. Assim, é possível observar a romantização social de um ciúmes possessivo, que pode desencadear um crime. Dessa forma, essa problemática é prejudicial ao país, sendo a negligência governamental e a influência da literatura e do cinema, fatores agravantes da mesma.

Primeiramente, deve-se salientar que a negligência governamental exerce um grande peso na perduração dessa problemática na sociedade. Apesar de estarmos na era da informação, a segurança pública ainda não é totalmente democratizada e, por muitas vezes, não alcança áreas mais pobres e periféricas, por causa da grande desigualdade social presente no Brasil. Dessa forma, cenários criminosos acabam por se tornar rotina. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser articulada em prol do equilíbrio social, o que não é realizado pelo Poder Público brasileiro.

Ademais, é importante considerar a influência que os materiais consumidos pela população têm na permanência dessa romantização. Normalmente, as histórias de romance mais vendidas (seja em livros, séries, filmes, novelas, etc.) tendem a idealizar um homem superprotetor que, em algum momento da trama, vai realizar um crime, seja em favor da parceira ou contra ela. Como exemplo, é passível de citação o filme “365 dias”, onde o personagem principal sequestra a moça para que ela se apaixone por ele. Por mais que seja ficção, o consumo desse conteúdo promove uma normalização gradual desses comportamentos, que acabam por ser vistos como “atos de romantismo”.

Portanto, de acordo com os aspectos analisados, faz-se imperioso atuação dos Ministérios da Educação e da Segurança, democratizando a lei, promovendo palestras nas escolas e faculdades (principalmente sobre os crimes mais decorrentes na sociedade) e alcançando as regiões mais carentes, buscando diminuir o cenário de crimes no Brasil. Dessa maneira, obteremos uma sociedade mais consciente e o governo cumprirá com o seu papel de alcançar (ou ao menos buscar o alcance) do equilíbrio social, como diz Aristóteles.

Compartilhar

2 Correções

  1. ola, bom…
    Eu adorei a sua introduçao, voce utilizou repertorio, q foi a musica do bruno e marrone. Foi uma introdução bem direta, com conectivos presentes.
    No desenvolvimento 1, eu tbm gostei bastante, vpce usou marcadores de texto, porem acho que voce deveria ter explorado mais a romantizaçao do crime nessa paragrafo. podendo falar que as pessoas de baixa renda por falta de informaçoes acabam achando esses crimes banais.
    No desenvolvimento 2, eu ache bem completo, com repertorio, marcadores e conectivos.
    Na finalidade, voce usou todos os requisitos que o enem pede, tambem gostei.

    • 1
  2. Olá! Vou tentar te ajudar
    *Lembrando que não sou “profissional”, só quero ajudar!

    Pontos positivos: Sua introdução ficou muito bem desenvolvida, a microestrutura está corretíssima e foi articulada adequadamente. Gostei bastante da sua tese, pois você deu um “spoiler” do que será dito nos parágrafos que virão.
    Pontos negativos: o único ponto que posso falar são as vírgulas neste trecho: “Mesmo que esses versos caracterizem cárcere privado e, possivelmente, estupro, foram enxergados como uma declaração de amor de um eu-lírico apaixonado. “. Tome cuidado com elas!

    Desenvolvimento(1) ->
    Pontos positivos: Seu desenvolvimento foi primoroso, você conseguiu fazer um encadeamento muito bom com sucessão de ideias. Apresentou o seu argumento no tópico frasal e o desenvolveu.
    Pontos negativos: Minha única ressalva seria o repertório. Veja bem, isso não é bem um erro, mas quero te dar um conselho que funcionou bastante pra mim. Tente coloca seu repertório no segundo ou no máximo terceiro período, pois no final do parágrafo os corretores podem marcá-lo como improdutivo.

    Desenvolvimento(2) ->
    Pontos positivos: Novamente, seu parágrafo ficou belíssimo. Utilizou repertório produtivamente e o relacionou ao período anterior de argumentação.
    Pontos negativos: nda

    Conclusão ->
    Pontos positivos: Você cumpriu os 5 elementos requisitados no Enem e fechou o texto com uma frase de impacto retomando algo do seu texto. Show!
    Pontos negativos: nda

    Competência 1 (domínio da norma culta) = 180
    Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 200
    Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 180
    Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 200
    Competência 5 (Proposta de intervenção) = 200
    Nota final = 960

    Parabéns :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.