As consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira

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É comum encontrar filmes, livros ou séries que contam a vida de criminosos de maneira romantizada e músicas que fazem apologias ao crime, este é um estilo muito produzido ultimamente, se tornando um mercado muito grande, isto acontece porque há muitas pessoas que se sentem atraídas e consomem este tipo de produto. Nesse contexto, é possível perceber que podem surgir consequências maléficas para a sociedade, como carisma pelos criminosos, diminuição da gravidade de crimes além do incentivo a cometê-los. Visto isso, dois fatores que resultam desse tipo de comportamento são: vontade ter a mesma representatividade dos criminosos e a influência da mídia que faz pessoas entrarem para vida do crime.

A princípio, é importante ressaltar que a romantização de crimes faz com que as pessoas se sintam atraídas a cometê-los. Decerto, o massacre de Columbine, ocorrido em uma escola nos Estados Unidos, onde dois alunos entraram armados na escola e mataram diversos outros influenciaram diversas pessoas a fazer o mesmo. Diante disso, ao criar músicas e filmes sobre esse ato além de tornar a ação desses dois jovens uma resposta ao bullying, consequentemente, instiga outros jovens a fazer o mesmo, onde acreditam ser a atitude correta e que assim como os assassinos também iram se tornar lembrados e referenciados por outras pessoas. Logo, mesmo que não seja a intenção de quem produziu música ou filmes sobre esse crime, diversas pessoas se sentem atraídas a ter a mesma representação que os criminosos tiveram.

Ademais, é indiscutível salientar que a mídia tem uma parcela de culpa nesse problema. Segundo Allen Ginsberg, escritor estadunidense, “quem controla a mídia, as imagens, controla a cultura”. Visto isso, é notório perceber o poder de influência da mídia e quando ela utiliza de seus meios para divulgar músicas, séries e novelas que romantizam ou fazem apologias aos crimes acabam por persuadir diversas pessoas, principalmente, os consumidores de seus produtos, que se sentem atraídas a entrar na vida do crime após verem a vida dos criminosos que é exposta. Nesse sentido, a mídia ao ser utilizada como meio de reprodução desse tipo de conteúdo está contribuindo com esse problema que ao contrário do que é mostrado muitas vezes trás apenas consequências, como ser preso, sofrimento, morte e tristeza para a família.

Portanto, é possível notar a necessidade do Estado intervir para atenuar esse problema. De início, cabe ao governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), criar projetos onde será divulgado na mídia além de palestras nas escolas os problema da romantização dos crimes e as consequências que daí podem resultar, a fim de conscientizar as pessoas e diminuir as consequências dessa ação.

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4 Correções

  1. É comum encontrar filmes, livros ou séries que contam a vida de criminosos de maneira romantizada e músicas que fazem apologias ao crime, este(1) é um estilo muito produzido ultimamente, se tornando(2) um mercado muito grande, isto acontece porque há muitas pessoas que se sentem atraídas e consomem este tipo de produto. Nesse contexto, é possível perceber que podem surgir consequências (4)maléficas para a sociedade, como carisma pelos criminosos, diminuição da gravidade de crimes além do incentivo a cometê-los(3). Visto isso, dois fatores que resultam desse tipo de comportamento são: vontade de ter a mesma representatividade dos criminosos e a influência da mídia que faz pessoas entrarem para vida do crime.
    1 – esse
    2 – tornando-se (ênclise depois de vírgula).
    3 – não pode usar ênclise aqui.
    4 – é necessário explicar cada uma das consequências.
    A princípio, é importante ressaltar que a romantização de crimes faz com que as pessoas (10)se sintam atraídas(10) a cometê-los(5). Decerto, o massacre de Columbine, ocorrido em uma escola nos Estados Unidos, onde dois alunos entraram armados na escola e mataram diversos outros(6)influenciaram diversas pessoas(10) a fazer o mesmo. Diante disso, ao criar músicas e filmes(10) sobre esse ato(6) além de tornar a ação desses dois jovens(10) uma resposta ao bullying, consequentemente, instiga outros jovens(10) a fazer o mesmo, onde acreditam ser a atitude correta e que(6) assim como os assassinos(6) também iram(8) se tornar lembrados e referenciados por outras pessoas. Logo, mesmo que não seja a intenção de quem produziu música(9) ou filmes sobre esse crime, diversas pessoas(10) se sentem atraídas a ter a mesma representação que os criminosos tiveram.
    5 – não usa ênclise aqui. Pesquisa sobre colocação pronominal.
    6 – vírgula(pesquisar sobre aposto explicativo).
    7 – fazerem
    8 – irão
    9 – músicas
    10 – evitar repetições de palavras próximas
    Ademais, é indiscutível salientar que a mídia(10) tem uma parcela de culpa nesse problema. Segundo Allen Ginsberg, escritor estadunidense, “quem controla a mídia, as imagens, controla a cultura”. Visto isso, é notório perceber o poder de influência da (10)mídia e quando ela utiliza de seus meios para divulgar músicas, séries e novelas que romantizam ou fazem apologias aos crimes acabam(11) por persuadir diversas pessoas, principalmente, os consumidores de seus produtos, que se sentem atraídas(12) a entrar na vida do crime após verem a vida dos criminosos que é exposta. Nesse sentido, a mídia(10) ao ser utilizada como meio de reprodução desse tipo de conteúdo(13) está contribuindo com esse problema que(13) ao contrário do que é mostrado muitas vezes(13) trás(14) apenas consequências,(15) como ser preso, sofrimento, morte e tristeza para a família.(16)

    11 – acaba
    12 – atraídos
    13 – vírgula(aposto explicativo).
    14 – traz
    15 – tira vírgula

    16 – como prisão, sofrimento, morte e tristeza (paralelismo).
    Portanto, é possível notar a necessidade do Estado intervir para atenuar esse problema. De início, cabe ao governo federal(agente), por meio do Ministério da Educação (MEC)(meio), criar projetos(ação) onde(17) será divulgado na mídia (13)além de palestras nas escolas (13)os problema(18) da romantização dos crimes e as consequências que daí podem resultar, a fim de conscientizar as pessoas e (finalidade)diminuir as consequências dessa ação.

    17 – só usa o ‘onde’ para locais.
    18 – problemas

    C1: 120
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 160

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  2. A primeira parte da introdução achei um pouco longa, acredito que poderia ter concluído um período antes, além de deixar um pouco solto por citar “filmes, livros e músicas” sem usar um exemplo. Conseguiu ainda na introdução mostrar para o leitor quais pontos seriam abordados nos próximos parágrafos.
    Redação com diversificação de conectivos, consegue abordar bem o tema, utilizou os dois repertórios de forma produtiva. Na conclusão citou o agente, o meio, a ação e a finalidade, não deu para discernir o detalhamento.
    Espero ter ajudado!!!

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  3. É comum encontrar filmes, livros ou séries que contam a vida de criminosos de maneira romantizada e músicas que fazem apologias ao crime,[1] este é um estilo muito produzido ultimamente, se tornando um mercado muito grande, isto acontece porque há muitas pessoas que se sentem atraídas e consomem este tipo de produto.[2]Nesse contexto, é possível perceber que podem surgir consequências maléficas para a sociedade, como carisma pelos criminosos, diminuição da gravidade de crimes além do incentivo a cometê-los. Visto isso, dois fatores que resultam desse tipo de comportamento são: vontade ter a mesma representatividade dos criminosos e a influência da mídia que faz pessoas entrarem para vida do crime.

    [1]: Creio que essa vírgula não estaria certa.
    [2]: Não compreendi essa contextualização. Seria melhor se colocasse um dado histórico, um fato, uma afirmação, um trecho de livro ou da constituição.

    *Embora a sua tese e seu encaminhamento argumentativo tenham sido bons, a sua contextualização ficou muito longa e confusa.

    A princípio, é importante ressaltar que a romantização de crimes faz com que as pessoas se sintam atraídas a cometê-los. Decerto, o massacre de Columbine, ocorrido em uma escola nos Estados Unidos, onde dois alunos entraram armados na escola e mataram diversos outros[1] [2]influenciaram diversas pessoas a fazer o mesmo. Diante disso, ao criar músicas e filmes sobre esse ato além de tornar a ação desses dois jovens uma resposta ao bullying, consequentemente, instiga outros jovens a fazer[3] o mesmo, onde acreditam ser a atitude correta e que[4] assim como os assassinos[5] também iram se tornar lembrados e referenciados por outras pessoas. Logo, mesmo que não seja a intenção de quem produziu música ou filmes sobre esse crime, diversas pessoas se sentem atraídas a ter a mesma representação que os criminosos tiveram.

    [1]: quem são esses outros? Complete a frase ou com “estudantes” ou “outras crianças e adolescentes’.
    [2]: após corrigir isso, coloque a vírgula.
    [3]: fazerem* jovens está no plural, então o certo seria fazerem.
    [4] e [5]: precisa de vírgulas. “[…], assim como os assassinos, […]”

    Ademais, é indiscutível salientar que a mídia tem uma parcela de culpa nesse problema. Segundo Allen Ginsberg, escritor estadunidense, “quem controla a mídia, as imagens, controla a cultura”. Visto isso, é notório perceber o poder de influência da mídia e quando ela utiliza de seus meios para divulgar músicas, séries e novelas que romantizam ou fazem apologias aos crimes[1] acabam por persuadir diversas pessoas, principalmente, os consumidores de seus produtos, que se sentem atraídas a entrar na vida do crime após verem a vida dos criminosos que é exposta. Nesse sentido, a mídia ao ser utilizada como meio de reprodução desse tipo de conteúdo[2] está contribuindo com esse problema que [3]ao contrário do que é mostrado muitas vezes[4] trás apenas consequências, como ser preso, sofrimento, morte e tristeza para a família.

    [1]: Falta de coesão. Insira ‘que” ou “os quais”
    [2]: precisa de vírgula.
    [3] e [4]: precisa de vírgula.

    Portanto, é possível notar a necessidade do Estado intervir para atenuar esse problema. De início, cabe ao governo federal[1], por meio do Ministério da Educação (MEC), criar projetos[2] onde será divulgado na mídia[3]além de palestras nas escolas[4] os problema da romantização dos crimes e as consequências que daí[5] podem resultar, a fim de conscientizar as pessoas e diminuir as consequências dessa ação.

    [1]: nesse caso seria Governo Federal*
    [2]: precisa de vírgula.
    [3] e [4]: precisa de vírgula.
    [5]: palavra informal.

    *Faltou a finalidade.

    Considerações finais

    Olha, você conhece o assunto e até citou o caso do massacre ocorrido em Columbine. Achei bom vc ter usado esse repertório e era isso que eu queria ler (não sobre o massacre em si e nem fico feliz com isso, mas é que vi muitas redações que se baseavam em opiniões sem fundamentos). Todavia, notei muitos erros em relação ao uso da vírgula, falta de coesão em alguns trechos e, apesar de ter cumprido com os 5 elementos, esqueceu de fazer a finalidade da sua conclusão.

    NOTA: 800
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160

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  4. Ótima introdução, um adendo seria citar algumas obras que fazem apologia ao crime, ficaria completo.

    1° Introdução: ótima referência, porém um pequeno erro na falta de uma virgula em “Decerto, o massacre de Columbine, ocorrido em uma escola nos Estados Unidos, onde dois alunos entraram armados na escola e mataram diversos outros, influenciaram diversas pessoas a fazer o mesmo.” e “Diante disso, ao criar músicas e filmes sobre esse ato, além de tornar a ação desses…”

    2° desenvolvimento: muito bom, a estrutura está ótima – ao meu ver.

    Conclusão: Governo Federal, não consegui identificar o modo e o detalhamento. E o problema da mídia ficou meio sem resolver ou eu entendi errado? As campanhas nas escolas serviriam como uma “vacinação” para esse tipo de exposição?
    Para ficar perfeito, poderia ter feito referência à algo já dito, ou fazer uma “frase de efeito” para fechar.

    Realmente muito bom, continue treinando. O 1000 vem. :)

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