A pirataria, assim como outros males da sociedade moderna, estão diretamente ligados a cultura brasileira pelo fato de sermos um dos países que mais pirateiam conteúdos no mundo.
Por causa dessa cultura, muitas vezes pirateamos sem percebermos, tendo como um exemplo os camelôs e lojas com o mesmo princípio, onde se vendem filmes, jogos e equipamentos pirateados; Somente entre 2015 e 2016 o Fórum Nacional Contra a Pirataria (FNCP) registrou mais de 1,7 bilhões de acessos a sites piratas de filmes e séries na internet, o que nos mostra a gigantesca quantidade de brasileiros a acessarem sites piratas para entretenimento, mas de mesmo modo, nos mostra a falta de recursos pela população em conseguir pagar pelos serviços originais, os levando a piratear.
Entretanto devemos notar que independentemente do motivo que levou uma pessoa a praticar este ato, ele deve ser combatido, pois ao ano, os cofres governamentais perdem mais de 1 bilhão em impostos por causa da pirataria, ao mesmo tempo que muitos empregos param de ser gerados, fazendo assim o país perder mais dinheiro, consequentemente entrando em um ciclo vicioso.
Para conseguirmos amenizar este problema, as empresas desse setor em parceria com o governo poderiam criar “núcleos” de combate a pirataria física nas cidades com grande foco e na pirataria digital, fazer propagandas de conscientização da população já que uma parcela considerável dessas pessoas não compreendem que esse ato se encaixa em pirataria digital; Deste modo espera-se diminuir a taxa de pirataria significativamente no Brasil.
Thamirysbds
Olaaaaá! Desculpa a demora. :)
INTRO
–> erro de concordância: “a pirataria […] estão diretamente ligados” (está e ligada- concorda com pirataria)
–> ausência de crase: “à cultura brasileira”
–> “sermos” está conjugado na 1° pessoa do plural (escreva todo o seu texto na 3°)
–> trouxe uma introdução por explicação e fez um encaminhamento da tese, mas não apresentou as 2 problemáticas
D1
–> parágrafo todo construído na 1° pessoa
–> “2015 e 2016″ diga que são datas de ano e coloque uma vírgula após o ultimo ano
–> erro de concordância: ” 1,7 bilhões” (bilhão – concorda com o numero antes da virgula)
–> argumentação pertinente porem foi afetada com a linguagem em 1° pessoa
–> otimo uso de repertório
–> a estruturação está correta
D2
–> estruturação incorreta
–> parágrafo sem ponto final (ficou como sendo uma frase gigante)
CONCLUSÃO
–> ação: criar “núcleos” de combate a pirataria física nas cidades com grande foco e na pirataria digital, fazer propagandas de conscientização da população
–> agente: empresas desse setor em parceria com o governo
–> meio/modo: ?
–> finalidade: ?
–> detalahmento: ?
–> desenvolva sua conclusão no modo imperativo “poderiam criar” -> “devem criar”
–> crase: “à pirataria física”
–> “em parceria com o governo” deve estar isolado entre vírgulas
–> sem retomada
C1: 140
C2: 120
C3: 160
C4: 100
C5: 120
NOTA: 640 [representativa]
Qualquer dúvidas, só chamar (eu demoro mas apareço) :)
min1702
Esta é minha primeira correção, sou estudante do 3 ano do ensino médio. Tenho algumas dicas para seu texto:
INTRODUÇÃO: “assim como outros males da sociedade moderna”, não é recomendado o uso de um termo generalizado assim, principalmente quando você não expande quais são esses outros males. “cultura brasileira”, que cultura é essa? quais são suas origens históricas (qnd começou)?. “sermos”, evite o uso da 1 pessoa em sua redação, seja no plural ou singular isso pode tirar pontos. Tambem seria impotante especificar o tipo de pirataria ao qual vc esta se referindo, ex: de filmes, series, musicas, livros, etc.
DESENVOLVIMENTO 1: “Por causa dessa cultura, muitas vezes pirateamos sem percebermos, tendo como um exemplo os camelôs e lojas com o mesmo princípio, onde se vendem filmes, jogos e equipamentos pirateados”, sua argumentação é fraca nesses aspecto, como ja citei voce deveria ter usado esse espaço para falar sobre a cultura brasilieira que leva ao pirateamento (falta de incentivo ao conteudo original, desvalorização dos elementos culturais, etc). “Somente entre 2015 e 2016 o Fórum Nacional Contra a Pirataria (FNCP) registrou mais de 1,7 bilhões de acessos a sites piratas de filmes e séries na internet” este é um dado muito bom, e se contextualiazado com a minha sugestão acima ficaria corente em seu texto. ” de mesmo modo, nos mostra a falta de recursos pela população em conseguir pagar pelos serviços originais, os levando a piratear”, quando vc fala sobre a falta de poder economico para pagar por esses serviços pode ser junto com a cultura brasileira a qual vc citou no inicio da redação. Este é, inclusive, um bom topico para retomar em sua conslusão.
DESENVOLVIMENTO 2: em termos gerais este é um bom 2 paragrafo de desenvolvimento, com vc explicando (atraves de dados) o pq da pirataria ser um problema. Sugiro apenas tentar reescrever esta parte com mais atenção a pontuação e presando por uma linguagem mais formal.
Conclusão: “as empresas desse setor”, como ja falei é importante definir de qual setor exatmente vc esta falando (producoes visuais, literarias, etc). Em sua proposta de intervenção vc deveria: retomar o combate a essa cultura da pirataria e falar sobre os custos altos dos produtos originais não sere compativeis com a renda da populaçao, bem como a desvalorização desses produtos culturais. “Deste modo espera-se diminuir a taxa de pirataria significativamente no Brasil.’ esta é uma boa frase de finalização.
OBS IMPORTANTE: “sermos, percebemos, devemos…” evite o uso da 1 pessoa em sua redação (seja no plural /nos/ ou singular /eu/) isso pode tirar pontos.