Na obra “A cidade do Sol” do filósofo renascentista Tommaso Campanella é representada uma cidade perfeita e isenta de conflitos. Fora do universo literário, quando analisado o hodierno âmbito brasileiro, observa-se a contrariedade, uma vez que uma parcela da sociedade sofre com as consequências da falta de reconhecimento paterno no brasil. Logo, estende-se que a sobrecarga sobre as mulheres e os impactos afetivos nas crianças aumentam.
Em primeira análise, evidencia-se que o acréscimo da responsabilidade que recai sobre as mães é um dos fatores que mais agravam com o abandono paterno. De acordo com a filósofa Hannah Arendt, com seu conceito “Banalidade do mal”, o pior mal é aquele visto como algo cotidiano. Desse modo, o abandono dos pais tem se tornado cada vez mais vigente ao decorrer dos anos com a ideia machista idealizada pelo patriarcado, no qual as tarefas domésticas, dentre elas a criação dos infantes, é limitada ao sexo feminino, ocasionado o papel de mãe e pai às mulheres.
Além disso, é notório os problemas causados na vida das crianças pela ausência do pai. Dessa maneira, é preciso pontuar a teoria de Sigmund Freud, pai da psicanálise, chamada de Fases Psicossociais, a qual é construída ao longo da vida de cada pessoa a partir da sua vivência com a figura de autoridade, geralmente opostas como mãe e pai. Ou seja, o distanciamento de um dos pares, podem causar problemas psíquicos ao mais novos que não foram preparados para lidar com o vazio deixado pela omissão masculina, trazendo danos na formação do indivíduo.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham atenuar as consequências deixadas pelo abandono paterno. Dessa forma, a mídia, principal órgão responsável pela disseminação de informações, deve criar campanhas de paternidade por meio das redes sociais e, com o apoio do Ministério da Saúde realizar palestras com psicólogos nas escolas, a fim de diminuir os problemas causados pelo descaso paternal. Assim, a utopia apresentada na obra A Cidade do Sol ficará mais próxima da realidade atual.
Grasi
Olá! Vou corrigir sua redação de acordo com os meus conhecimentos, ok?
Achei sua redação ótima, está bem estruturada e coerente.
A introdução está legal, gostei da citação que fez, é bem criativa.
Você fugiu um pouco ao tema no D1, mas é possível compreender o que você quis dizer. Recomendo que preste mais atenção quanto a isso, pois é muito fácil essa fuga acontecer, quando escrever um parágrafo leia ele e veja se está de acordo com o seu argumento.
D2 está ótimo também
E a conclusão está muito boa, tem todos os 5 tópicos exigidos no Enem.
Continue estudando e treinando, recomendo que leia as redações nota 1000, ajuda bastante.
laramoreno
Olá, Beatriz!
Vamos lá. Na introdução, você apresenta um repertório bom, mas não o conecta tão bem ao tema ao meu ver, acredito que você poderia contextualizar mais o tema e explicar um pouquinho sobre a relação da cidade perfeita com as consequências da paternalidade. Outro ponto da introdução é o uso de “estende-se”, seria “entende-se”, certo? Porque “estende” tem o sentido de alongar, então ficou estranho na frase.
No segundo parágrafo de desenvolvimento, há uma redundância com o uso de “ideia” e “idealizada”, você poderia trocar por “decorrente” para evitar a repetição.
Fora essas questões, gostei muito da sua redação. Você seguiu a estrutura, pontuou e argumentou bem as teses, apresentou repertório na introdução e nos dois paragráfos de desenvolvimento, e fez uma conclusão perfeita com proposta de intervenção completa e retomada do repertório da introdução.
Espero que essa correção te ajude e você consiga ir bem na sua prova :)
Lucy2004
Boa tarde se continuar assim vai progredir muiito. Entt vamos às observações:
introdução
Faltou o uso da vírgula em alguns trechos ;
Acho que outro repertório se encaixaria melhor do que esse mas esse tbm está bom;
Faltou períodos normalmente o parágrafo tem de 3 a 4.
Repetição de palavras ( não precisava colocar Brasil na introdução, pois já tinha colocado brasileiro)
Sentir falta de algo a mais no final desse parágrafo deveria colocar “aumentam com…”
Desenvolvimento
Ocorre repetição de palavras como mãe e pai
Fugiu um pouco do tema no desenvolvimento 1
Conclusão
PERFEITO
espero ter ajudado leia muito redação nota mil e ver o que tem em comum nelas☺️
Sabrinapfdct
Eu amei biaa. Uma dica, o nome do nosso país tem q começar com letra maiúscula!! toma cuidado, tá? e continue assim, estudando pontuação, coesão, e principalmente lendo as redações nota 900+. Pq é assim, que a gente consegue atingir nossos objetivos, estudando e não desistindo. Fica com Deus, Beatriz.