Na obra “Crime e Castigo” de Dostoiévski , o personagem Raskolnikov é impossibilitado de continuar seus estudos devido a sua pobreza. No Brasil contemporâneo atual jovens são afetados de forma expressiva por este problema social da evasão escolar, que é desencadeada tanto pela negligência governamental quanto pela exclusão simbólica.
A Constituição Brasileira de 1988, em seu sexto artigo designa a educação como um direito fundamental à todos os cidadãos brasileiros. Porém a negligência governamental impossibilita o comprimento efetivo desta lei. Esta quebra do contrato social, de John Locke, infelizmente contribui para o desencadeamento do mal estar na civilização brasileira.
Ademais, de acordo com um estudo lançado em 2017 pelo Instituto Ayrton Senna 2,8 milhões de pessoas de 15 a 17 anos abandonam a escola a cada ano, explicitando a falha do sistema educacional brasileiro, que implicará em consequências graves para a construção política, educacional e tecnológica do país .
Para minimizar o problema, o Ministério da Educação deverá lançar o programa “Educação para todos”, que visará auxiliar financeiramente os alunos com dificuldades financeiras através de bolsas e proporcionará aulas extras em plataforma digital para alunos com dificuldades de aprendizagem, medidas que preveem diminuir os índices de evasão escolar no Brasil e suas consequências.
As consequências da evasão escolar no Brasil
Compartilhar
eduardazin
sua redação tem um grande potencial, pelo seu conhecimento de livros, citações e dados. Porém, é interessante a elaboração de mais frases na introdução, e explorar a argumentação nos parágrafos de desenvolvimento. O desenvolvimento é onde você deve defender as suas teses, e as suas só estão citadas, falta uma argumentação melhor. A conclusão está ótima, mas ainda assim seria bom elaborar uma proposta para cada tese. Parabéns!!
Ana254
1. Parágrafo – Boa introdução
“No Brasil contemporâneo atual…” – tire o “contemporâneo atual”, pois você pode dar ideia que o problema só existe agora e pode não ser isso o quê você deseja dizer.
Se desejar colocar, escolha ou “Contemporâneo” ou “Atual”.
2. Parágrafo – Fale o motivo de ocorrer essa negligência do governo, para dar maior consistência para sua redação.
Quando for fazer uma citação da ideia de outra pessoa, procure colocar “De acordo…”, “Segundo…” para que o leitor entenda que você está se baseando na opinião ou no pensamento de outro indivíduo.
3. Parágrafo – Por qual motivo os jovens deixam de ir às escolas?
Qual é essa falha do governo?
4. Parágrafo – gostei da conclusão.
Oi, Tudo bem?
– Gostei da sua redação pois ela apresenta boas ideias, porém pouco exploradas. Você não discutiu sobres as questões levantadas.
– Foque uma pouco mais nos argumentos. Ok?
– Espero ter te ajudado. Bons estudos.