As consequências da cultura do imediatismo

  • 0

Oii gente, tudo bem? se puderem deem nota na minha redação por favor.

Na obra “Presente Shock: when everything happens now” “ou choque do presente: quando tudo acontece agora” do professor, escritor e conferencista, Douglas Rushkoff, é abordado que em uma sociedade imediatista, o foco é demasiado no presente, o passado não existe e o futuro é sempre incerto.  Assim, dessa forma as pessoas querem tudo para agora. O que pode impactar na nossa saúde mental e em outras áreas importantes, como a educação.

Logo, a cultura do imediatismo nos traz a sensação de que estamos vivendo em um “eterno presente”, onde é inútil planejar o futuro já que não podemos prevê -lo e o passado não importa, já que jamais poderá ser alterado. E tudo deve ser resolvido de forma instantânea e a curtos prazos. Por exemplo, uma pessoa imediatista tem uma ânsia constante de ter tudo agora e de resolver todos os problemas imediatamente. O que pode resultar em sérios transtornos mentais, como a ansiedade e depressão. Já que correr contra o tempo pode ser bastante desgastante para qualquer indivíduo.

 

Ademais, destaca – se o impacto do imediatismo na educação. Segundo Zygmount Bauman, professor e sociólogo polonês, nosso sistema educacional atual é uma das vítimas da cultura do imediatismo. Já que para Zygmount, educação e imediatismo são termos contraditórios. “Não se pode ter os dois. Ou se tem uma educação de qualidade ou se tem o imediatismo.“ Disse Bauman quando entrevistado sobre a cultura do imediatismo. e visto que, os alunos aceitam qualquer informação que estiver a um clique de seu computador. Sem refletir ou questionar. E isso segundo Bauman, destrói certas capacidades psicológicas, como atenção, concentração e o chamado pensamento linear.

 

Portanto, a cultura do imediatismo deve ser combatido. E para isso, é necessário que o governo federal juntamente com o ministério da saúde crie programas direcionados a inteligência emocional e inserir em escolas e universidades para ensinar as pessoas a lidarem com a frustração de não terem tudo imediatamente. Assim, se consolidará uma sociedade mais empática e tranquila a todos.

 

 

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Oii Bia que boa sua redação, primeiramente parabéns!
    Bom vamos lá rsrs… Sua introdução está legal mas cuidado com o uso dos conectivos perceba que você usou dois diretamente ligados, use somente um, se for usar mais de um no mesmo parágrafo use depois da terceira linha ok, sua citação é ótima mas não havia à necessidade de complementar o curriculum de “Douglas Rushkoff” rsrs poderia ter escolhido somente uma de suas referências, evite Barbarismo que é o uso de linguagens estrangeiras, mas no caso você traduziu a obra mas evite. Outro ponto da intro. é que ela ficou sem uma Tese aprofundada achei meio vaga.

    D1- atenção com os gerúndios e as virgulas.
    O desenvolvimento está bom mas achei pouco explanado, lembrando que a redação deve ser escrita na 3 pessoa caso seja para o Enem.<<< Obs!

    D2- Não consegui fazer uma ligação entre os dois desenvolvimento, você os explicou, mas parece que não estão conectados!?
    Cuidado com repetições das palavras ok

    Conclusão- Sua proposta está boa, mas faltou um detalhamento melhor para ficar mais claro, como por ex: Quem será responsável pelos programas de inteligência emocional?… O Ministério e o Governo podem criar mas que irá aplicá-los?… Ela acabou ficando meio anêmica rsrs entende, o que acabou bagunçando os elementos finais.

    Para mim sua nota poderia ficar entre 680 a 720 achei que você foi muito bem faltou mesmo algumas correções, no restante está ótimo parabéns!!
    Lembrando que eu também sou iniciante tá, e também estou aprendendo!!!!

    • 2
  2. Então, não sou tão bom em correção e é minha primeira vez aqui no site. Mas, vou apontar algumas coisas que observei em cada parágrafo. Em relação a gramática:

    Assim, dessa forma as pessoas querem tudo para agora. (1) O que pode impactar na nossa saúde mental e em outras áreas importantes, como a educação.

    1- Pude notar que faltou um conectivo para conectar essas duas ideias
    Introdução: Achei muito bom o repertório usado para introduzir o tema. Talvez não precisa-se colocar o título em inglês, apenas o que esta em português.

    Assim, dessa forma as pessoas querem tudo para agora. O que pode impactar na nossa saúde mental e em outras áreas importantes, como a educação.

    Desenvolvimento 1: Achei que faltou um pouco de argumentação e de um repertório para enriquecer seu parágrafo. Em relação a gramática:

    Logo, (1) a cultura do imediatismo nos traz a sensação de que estamos vivendo em um “eterno presente”, onde é inútil planejar o futuro já que (4) não podemos prevê -lo e o passado não importa, já que (4) jamais poderá ser alterado. E tudo deve ser resolvido de forma instantânea e a curtos prazos. Por exemplo, uma pessoa imediatista tem uma ânsia constante de ter tudo agora e de resolver todos os problemas imediatamente. (2)O que pode resultar em sérios transtornos mentais, como a ansiedade e depressão. (3) Já que (4) correr contra o tempo pode ser bastante desgastante para qualquer indivíduo.

    1- o “Logo” é um conectivo de conclusão usado para concluir uma ideia, então usar para abrir o desenvolvimento 1 não é muito bom.
    2 e 3 – O mesmo problema que ocorreu na introdução, a falta de conectivos para ligar as ideias.
    4- Você repetiu o “já que” 3 vezes apenas em um parágrafo

    Desenvolvimento 2: Faltou um pouco de argumentação, você apenas se apoiou no repertório para falar do tema. Em relação a gramática:

    “Não se pode ter os dois. Ou se tem uma educação de qualidade ou se tem o imediatismo.“ Disse Bauman quando entrevistado sobre a cultura do imediatismo. (5) e visto que, os alunos aceitam qualquer informação que estiver a um clique de seu computador. (5) Sem refletir ou questionar.

    5- Você trocou a virgula em vários momentos pelo ponto de seguimento.

    Conclusão: Gostei da sua conclusão. Recomendo sempre fazer um apanhado do assunto no início, algo bem resumido e conciso.

    • 1
  3. Na obra “Presente Shock: when everything happens now” “ ou (1) choque do presente: quando tudo acontece agora” do professor, escritor e conferencista, (2) Douglas Rushkoff, é abordado que, em uma sociedade imediatista, o passado não existe e o futuro é sempre incerto. (3) assim, dessa forma as pessoas querem tudo para agora. (4) O que causa um grande impacto na nossa saúde mental e até mesmo em outras áreas importantes, como a educação.

    (1) Citação em maiúsculo e não precisa colocar o “ou” em aspas – …now” ou “Choque…

    (2) Acredito que não era necessário a vírgula – conferencista Douglas…

    (3) Início de frase é maiúsculo – Assim

    (4) Sem conectivo e não era necessário o ponto, precisava só continuar

    Obs.: Poderia ter trabalhado melhor, achei que usou um bom repertório

    Logo, a cultura do imediatismo nos traz a sensação de que estamos vivendo em um “eterno presente”, em que tudo deve ser resolvido de forma instantânea e a (1) curtos prazos. Por exemplo, uma pessoa imediatista tem uma ânsia constante de ter tudo agora e de resolver todos os problemas imediatamente. O que pode resultar em sérios transtornos mentais, como a ansiedade e depressão. (2) Já que correr contra o tempo pode ser bastante desgastante para qualquer indivíduo.

    (1) Curto prazo

    (2) Poderia ser uma vírgula

    Obs.: Falou sobre os impactos na saúde

    Ademais, destaca – se (1) o impacto do imediatismo na educação. Segundo Zygmount Bauman, professor e sociólogo polonês, nosso sistema educacional atual é uma das vítimas da cultura do imediatismo. Já que para Zygmount, educação e imediatismo são termos contraditórios. “Não se pode ter os dois. Ou se tem uma educação de qualidade ou se tem o imediatismo.“ Disse Bauman quando entrevistado sobre a cultura do imediatismo, E visto que, os alunos aceitam qualquer informação que estiver a um clique de seu computador. Sem refletir ou questionar. (2) E isso segundo Bauman, destrói certas capacidades psicológicas, como atenção, concentração e o chamado pensamento linear.

    (1) Destaca-se

    (2) Desse modo para Zygmount, educação e imediatismo são termos contraditórios, visto que “não se pode ter os dois, ou se tem uma educação de qualidade ou se tem imediatismo”. No entanto, os alunos aceitam qualquer informação que estiver a um clique de seu computador, sem refletir ou questionar.

    Portanto, a cultura do imediatismo deve ser combatido. E para isso, é necessário que o governo federal juntamente com o ministério da saúde (agentes) crie programas direcionados a inteligência emocional e insere (1) em escolas e universidades (ação) para ensinar as pessoas a lidarem com a frustração de não terem tudo imediatamente (finalidade). Assim, se consolidará uma sociedade mais empática e tranquila a todos.

    (1) inserir

    Obs.: Faltou o detalhamento e o meio

    C1: texto com alguns desvios gramaticais – 120

    C2:utilizou o repertório de forma produtiva – 200

    C3: poucas falhas e desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões – 160

    C4: não mostrou diversidade de conectivos – 80

    C5: 3 elementos válidos – 120
    *Não sei se seriam essas notas*

    Total: 680

    Espero ter ajudado!!!!!

    • 1
  4. (não sei a questão da nota)
    ntrodução: bem contextualizada, abordagem boa com o obra. Porém, voce poderia ter usado mais suas palavras.
    Densen 1.: período curto, você poderia ter desenvolvido mais seus argumentos
    Desenv 2.: voce trouxe para debate a educação, mas não discorreu sobre, apenas menciounou
    Conc.: erro gramatical, insere – inserir. boa intervenção
    No geral, não olhei a gramática, voce traz citações, mas não argumenta muito, voce pode explorar mais isto!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.