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As consequências a longo prazo da fuga de cérebros do Brasil

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• retirado de: https://www.imaginie.com.br/temas/as-consequencias-a-longo-prazo-da-persistencia-da-fuga-de-cerebros-no-brasil/
• banca: ENEM
Observação: por favor, apontem onde eu posso melhorar! Se alguém puder dar nota também eu fico muito grata <3 

 
As consequências a longo prazo da fuga de cérebros do Brasil

 

No seriado norte-americano “Grey’s Anatomy”, um médico residente de um hospital com tecnologias de ponta sugere um tratamento criativo e inusitado a um paciente com extensivas queimaduras “enxertos de pele de tilápia, uma técnica brasileira”. O reconhecimento da nossa ciência numa mídia de alcance mundial é uma celebração do sucesso dos nossos cientistas. No entanto, após anos consecutivos de cortes de verba, intervenções políticas e ataques às universidades, cenas como essa — ainda que fictícias — podem ficar cada vez mais raras. A razão disso, por sua vez, não é motivo para celebrar. Pesquisadores brasileiros estão fazendo as malas e buscando oportunidades no exterior, diante da crescente insegurança no futuro do país.

No podcast “Central do Futuro”, estudantes de jornalismo da UFPR entrevistaram outros estudantes e uma especialista em economia para falar sobre este assunto. Os entrevistados relatam falta de esperança, perspectivas de realização profissional e estabilidade financeira. Para os que têm a possibilidade, mudar de país já está nos planos.  

A capacidade de congregar grandes pensadores e cientistas é determinante na hora de projetar os rumos que uma nação vai tomar — afinal, serão eles que estarão fomentando debates, desenvolvendo tecnologias e apoiando as indústrias nacionais. Mas, quando a ciência é atacada em prol de ganho de capital político por aqueles que deveriam promovê-la e incentivá-la, com financiamento e legislação, o desenho do futuro acaba sendo preenchido por uma grande lacuna. Sem esses agentes essenciais para a construção de novas perspectivas de crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica, temos um país parado no tempo na melhor das hipóteses e incapaz de nadar contra a correnteza na pior delas.

Para encarar o grande desafio de recuperar investimentos em pesquisa e infraestrutura de universidades, é preciso estabelecer diálogos entre as comunidades acadêmicas e a população de seus entornos. No mesmo campus onde surgiu o podcast, nasceu também a “Agência Escola”, uma iniciativa de alunos e servidores para combater os ataques à universidade através da comunicação e divulgação científica de pesquisas e extensões da UFPR. O objetivo é sensibilizar a opinião pública sobre a importância da defesa da universidade e mudar o panorama do cenário de fuga de talentos, através de programas de rádio, reportagens e outros produtos da comunicação. Através de iniciativas como esta, uma nova relação entre a universidade e a sociedade se forma, capaz de dar esperança aos cérebros em formação e construir um mundo onde ideias possam frutificar em segurança.

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1 Correção

  1. Boa tarde Anna! Tudo bem? Vou tentar fazer a correção aqui mas como sou nova no site ainda não sei como anexar fotos ou colocar negrito para poder destacar, então, caso fique em dúvida pode me chamar no meu e-mail ([email protected]) que eu mando a correção destacada.

    Nota geral = 680

    :D – Competência 1 (Domínio da Norma Culta) – 180
    -> Percebi um ótimo domínio das palavras, quase não achei transgressões na verdade, as que achei foram em relação à pontuação e por serem 4 erros sendo 2 repetidos, infelizmente tive que tirar 20 pontos por caracterizar reincidência

    !!! :I – Competência 2 (Compreensão da proposta) – 120
    -> A sua argumentação é boa, porém ainda previsível, tente usar dados, citações, e mais repertório, principalmente no desenvolvimento
    -> Cuidado com o formato do texto dissertativo-argumentativo! A soma dos seus parágrafos de Introdução e Conclusão ainda estão maiores que os de desenvolvimento, isso não pode ocorrer em nenhuma hipótese@
    -> Busque aprender sobre a estrutura interna do dissertativo argumentativo, de forma a bolar teses que não fique inebriadas como nesse texto, além da formação de tópicos frasais

    !! :) Competência 3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) – 140
    -> Você apresenta fatos relacionados ao tema porém ainda é fraco seu registro de autoria e defesa de opinião
    (Coloquei entre 160 e 120 pois você não copiou textos motivadores nem se contradisse como diz no descritivo de nota 120 do ENEM, porém também tem fatos consistentes e pequenos traços de autoria como descrito na nota de 160)

    !!! :I Competência 4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) – 120
    -> Você articula medianamente as partes do texto, porque provavelmente ainda não deve ter visto ou estudado os elementos conectivos, além disso se pautou em um único argumento para manter todo o texto, tente adicionar 2, um em cada parágrafo, presos à sua tese
    (Vale lembrar que o trecho sobre “Grey’s Anatomy” não conta como argumento, apenas como repertório sociocultural para facilitar a apresentação do tema)
    -> Atenção com a conjunção através, ela foi usada 3 vezes como elemento conectivo e por mais que não seja errada, torna o texto repetitivo e o corretor entende como falta de conhecimento sobre outros elementos
    -> Tente arrematar seus parágrafos com mini conclusões e ao iniciá-los, inicie com conjunções como “Em primeira análise” “Primeiramente” e depois, Outrossim, dessa forma, entre outros… Se preciso busque por elas em sites e veja vídeoaulas, será bastante produtivo

    !!! :I (Conclusão e Proposta de intervenção que respeite os direitos humanos) – 120
    -> Você elabora, de forma mediana, a proposta de intervenção ainda que bem relacionada ao tema e articulada ao resto do texto, porém é necessário analisar os seguintes critérios na hora de fazer a conclusão (Vou colocar os que faltaram e os que estão presentes mesmo que inebriados):
    -Retomada ao tema: Para encarar o grande desafio de recuperar investimentos em pesquisa e infraestrutura de universidades
    – Proposta de Intervenção:
    – Ação: Estabelecer diálogos entre as comunidades acadêmicas e a população de seus entornos
    – Sujeito/Agente: NÃO TEM
    – Meio/modo: através da comunicação e divulgação científica de pesquisas e extensões da UFPR
    – Finalidade: O objetivo é sensibilizar a opinião pública sobre a importância da defesa da universidade e mudar o panorama do
    cenário de fuga de talentos
    – Arremate: Através de iniciativas como esta, uma nova relação entre a universidade e a sociedade se forma, capaz de dar esperança aos cérebros em formação e construir um mundo onde ideias possam frutificar em segurança.

    -> Tente deixá-las diretas e sem rodeios, isso irá diminuir sua conclusão e entrar nos parâmetros do Dissertativo Argumentativo

    Correção gramatical: (Tentei colocar em maiúsculas pra facilitar a localização pois ainda sou nova na plataforma e não sei usar diferentes formatações]

    No seriado norte-americano “Grey’s Anatomy”, um médico residente de um hospital com tecnologias de ponta sugere um tratamento criativo e inusitado a um paciente com extensivas queimaduras “enxertos de pele de tilápia, uma técnica brasileira”. O reconhecimento da nossa ciência[VÍRGULA] numa mídia de alcance mundial[VÍRGULA] é uma celebração do sucesso dos nossos cientistas. No entanto, após anos consecutivos de cortes de verba, intervenções políticas e ataques às universidades, cenas como essa — ainda que fictícias — podem ficar cada vez mais raras. A razão disso, por sua vez, não é motivo para celebrar. Pesquisadores brasileiros estão fazendo as malas e buscando oportunidades no exterior[SEM VÍRGULA] diante da crescente insegurança no futuro do país.
    No [ASPASpodcast POR CAUSA DO ESTRANGEIRISMO USADO] “Central do Futuro”, estudantes de jornalismo da UFPR entrevistaram outros estudantes e uma especialista em economia para falar sobre este assunto. Os entrevistados relatam falta de esperança, perspectivas de realização profissional e estabilidade financeira. Para os que têm a possibilidade, mudar de país já está nos planos.
    A capacidade de congregar grandes pensadores e cientistas é determinante na hora de projetar os rumos que uma nação vai tomar — afinal, serão eles que estarão fomentando debates, desenvolvendo tecnologias e apoiando as indústrias nacionais. Mas, quando a ciência é atacada em prol de ganho de capital político por aqueles que deveriam promovê-la e incentivá-la[SEM VÍRGULA] com financiamento e legislação, o desenho do futuro acaba sendo preenchido por uma grande lacuna. Sem esses agentes essenciais para a construção de novas perspectivas de crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica, temos um país parado no tempo na melhor das hipóteses e incapaz de nadar contra a correnteza na pior delas.
    Para encarar o grande desafio de recuperar investimentos em pesquisa e infraestrutura de universidades, é preciso estabelecer diálogos entre as comunidades acadêmicas e a população de seus entornos. No mesmo campus onde surgiu o [ASPASpodcast POR CAUSA DO ESTRANGEIRISMO USADO], nasceu também a “Agência Escola”, uma iniciativa de alunos e servidores para combater os ataques à universidade ATRAVÉS da comunicação e divulgação científica de pesquisas e extensões da UFPR. O objetivo é sensibilizar a opinião pública sobre a importância da defesa da universidade e mudar o panorama do cenário de fuga de talentos, ATRAVÉS de programas de rádio, reportagens e outros produtos da comunicação. ATRAVÉS de iniciativas como esta, uma nova relação entre a universidade e a sociedade se forma, capaz de dar esperança aos cérebros em formação e construir um mundo onde ideias possam frutificar em segurança.

    Espero ter ajudado <3 <3 <3 – Vamos atrás do seu 1000, qualquer dúvida estou à disposição

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