Iniciante

As Concepções de Avaliação na Educação Infantil até o Ensino Médio no Brasil.

  • 0

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 a avaliação deve ocorrer mediante a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos . Esse fato está relacionado com os meios de avaliar, o qual, o educador utiliza e devem ficar em equilíbrio entre o objetivo, com a soberânia do professor; e a subjetividade, com a autonômia do aluno.

A Avaliação Tecnicista, que visa como único objetivo o modelamento do aluno para atuar na socieda é antiquada, como  retratado no livro A alegria de ensinar, onde Rubem Alves faz a comparação do destino das vacas ao açougue com as crianças. Em que, assim como o ser humana transforma a carne bovina em uma utilidade pública, que vale dinheiro, acontece o mesmo caso com os estudantes, no qual, são inseridos nos estudos, e no final, saem com diplomas úteis para alguma função social.

Por outro lado a total liberdade dos estudantes não contribui para o desenvolvimento disciplinar. Aquele professor que acredita que a avaliação é um método árduo, que leva o aluno à ansiedade e ao estresse, e acaba por rejeitando uma quantificação dos resultados, faz com que se perca na subjetividade entre professores e alunos, além de ser uma atitude muito fantasiosa quanto aos cumprimentos dos objetivos da BNCC.

Mediante a isto, o Ministério da Educação deve proporcionar cursos presencias para as Secretarias de Educação Municipal de todos as cidades do Brasil, com o intuíto de estar passando para os professores da Educação Infantil até os do Ensino Médio, que residem nessas cidades, os conhecimentos para se promover uma avaliação que considere a relação mútua entre os aspectos quantitativos e qualitavios.

 

 

 

 

 

Compartilhar

1 Correção

  1. A Avaliação Tecnicista, que visa como único objetivo o modelamento do aluno para atuar na socieda é antiquada, como retratado no livro A alegria de ensinar, onde Rubem Alves faz a comparação do destino das vacas ao açougue com as crianças. Em que, assim como o ser humana transforma a carne bovina em uma utilidade pública, que vale dinheiro, acontece o mesmo caso com os estudantes, no qual, são inseridos nos estudos, e no final, saem com diplomas úteis para alguma função social.

    Grandes erros gramaticais.
    Ao citar o nome do livro do autor deveria haver aspas, “socieda” sociedade?
    “ser humana” está errado também.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.