Mestre

As causas e as consequências da biopirataria no Brasil.

  • 2

No filme de animação “Rio”, narra a história de Blue, uma ararinha azul que vem ao Brasil para tentar sua espécie de extinção. No decorrer do filme, a narrativa traz a problemática de tráfico de aves nativas do território brasileiro, onde fora da ficção, a importância de debater e analisar as causas e consequências da biopirataria no Brasil, vigente na contemporaneidade, presente não só pelo descaso do governo mais também da falta de conhecimento da importância da preservação da biodiversidade.

Em primeiro lugar, constatasse, a ampla mercalização ilegal, de espécies amazônicas, tanto os animais e as plantas abrangem esse mercado, que seus praticantes atestam ao lucro que essa atividade gera, se tornando o maior atrativo para tal prática. Assim, por conta da irresponsabilidade do Governo Federal de não buscarem uma forma mais eficaz de acabar com isso, tal realidade persiste.

Por consoante, na tomada do território brasileiro no século XVI pelos portugueses a exploração exacerbada do meio ambiente trouxe a extinção e diminuição de várias espécies. Hoje, as consequências que tais causas trazem ao meio ambiente, elevando ainda mais o risco de extinção e desequilíbrio ecológico. Logo, por conta da falta de informação preservação da diversidade biológica, traz a tona de ser debatido e ensinado desde de cedo a urgente proteção do ecossistema, fato pouco discutido pelas politicas públicas.

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para contornar o impasse. Dessa forma, culmina-se que o Governo Federal intensifique a fiscalização de trafico do ecossistema brasileiro, a fim de disseminar a biopirataria. Para isso, deve-se forma uma equipe em cada região do Brasil, focada na investigação de pessoas que fazem tal pratica, assim acabando com tal fato. Além disso, é preciso que ONGS que tratam da preservação do meio ambiente, façam projetos, em escolas e universidades, sobre o cuidado a natureza e o fator de risco que a extinção pode causar ao mundo, fazendo palestras, panfletagens e atividades recreativas que trazem a tona isso. Só assim, tal realidade pode se amenizar não representando mas um obstáculo ambiental.

Compartilhar

6 Correções

  1. Oi, colega! Desculpa a demora pela correção. Vou analisar e se tiver erros, me avisa. :)

    INTRO
    -> concordando com yEilish, acredito que o mais cabível seja “é narrado”, seria “narra” se você iniciasse com “O filme de animação…”
    -> “para tentar sua espécie de extinção.” salvar ?
    -> No termo: “onde fora da ficção” o “onde” está atuando como pronome relativo e só deve ser utilizado para retomar a um lugar físico, assim, o correto seria “que, em que, cujo, o(a) qual…”. Todavia, observe que seu período ficou enorme, o mais correto a se fazer seria tirar o “onde” (q foi utilizado erroneamente) e iniciar um novo período.
    -> “a importância” esse “a” ocasionou uma confusão gigantesca na frase, o correto seria “há importancia” com o sentido de “existir/haver”
    -> “vigente na contemporaneidade, presente não só” os termos “vigente”, “contemporaneidade” e “presente” atuaram como redundantes: todos 3 têm a mesma ideia de atual! se algo é vigente, é contemporâneo e está presente. Assim:

    -“da biopirataria vigente no Brasil não só pelo…”

    -> erro de mas/mais em: “mais também” (o correto seria “mas)

    D1
    -> o INEP não considera a expressão “Em primeiro lugar” como mecanismo de coesão
    -> “constatasse” se ler constaTAsse e “constata-se” se ler constata-SE, o correto é este ultimo. Além disso, não é necessária a vírgula após “constatasse”
    -> o termo ” de espécies amazônicas” não é necessário estar entre vírgulas, uma vez que é apenas uma continuação, não aposto
    -> erro de colocação pronominal: ” gera, se tornando”, quando tiver um vírgula, você vai colocar ênclise, lembra do tracinho. O correto seria: “gera, tornando-se”
    -> “Governo Federal de não buscarem” por que ‘buscarem’? Governo Federal só é um, então não precisa de plural: “Governo Federal de não buscar”
    -> evite a inclusão de agentes nos seus desenvolvimentos, deixe isso para a conclusão, busque sempre trabalhar apenas a sua opinião e argumentação sem envolver terceiros.
    -> desenvolva as causas do problema, as consequencias que isso traz pra sociedade, quem é atingido, por que é atingido, qual a gravidade desse problema…

    D2
    -> isole “no século XVI” entre virgulas, é data
    -> não use “hoje” na redação e muito menos como conectivo
    -> “ambiente, elevando” tire a vírgula e o correto é “elevam”, pois da forma que vc fez ficou sem coesão
    -> “informação preservação” ?
    -> ” traz a tona”, “desde de cedo” não, colega… olha as marcas de oralidade
    -> cuidado com os períodos maus construídos, isso atrapalha o entendimento da leitura e, consequentemente, afeta sua nota nas competências 1, 3 e 4.

    CONCLUSÃO
    -> “culmina-se” ? este verbo significa completar, resultar… ficou fora de contexto
    -> “tráfico” e “formar”
    -> tire a virgula: ” Brasil(,) focada”
    -> crase: “cuidado à natureza”
    -> não use “trazem a tona”
    -> propostas de intervenção completinhas!

    C1: 100
    C2: 160
    C3: 140
    C4: 120
    C5: 200
    = 720 [representativa]

    • 3
  2. Olá, eu gostaria de ser uma grande corretor, mas darei meu melhor, espero poder te ajudar, qualquer dúvida eu não sei se você pode responder esse comentário (sou novo aqui), mas enfim. Primeiro farei minhas críticas a sua redação, depois farei uma breve comentário acerca dos seus pontos positivos.

    1° Parágrafo

    * No primeiro enunciado do texto, o correto seria “O filme de animação ‘Rio’ narra a história…”, da forma que você colocou, o verbo “narra” que não concorda com nada do seu texto; você poderia deixar “é narrada a história de Blue” por exemplo, mas da forma que está ficou um pouco estranho. O Trecho “para tentar sua espécie de extinção.”, acho que faltou um verbo pois ficou sem sentido. Você diz “onde fora da ficção, a importância de debater e analisar as causas e consequências da biopiratira no Brasil…”, você continua mas não termina essa ideia da “importância”, ficou sem sentido. E a expressão “mais também” é errada, o certo é “mas também”.

    2°Parágrafo

    * Você colocou “em primeiro lugar, constatasse, a ampla mercalização ilegal, de espécies amazônicas”, onde o correto seria “em primeiro lugar, constata-se a ampla mercalização ilegal de espécies amazônicas,…”. Agora um dica seria trazer um argumento de um repertório, você disse que “seus praticantes atestam ao lucro”, aí você poderia citar que esse lucro só é visado devido ao sistema capitalista em que vivemos, instaurado na Revolução industrial, enfim, dando mais brilho à sua redação.

    3° Parágrafo

    * No trecho “na tomada do território brasileiro no século XVI pelos portugueses a exploração… ” seria melhor haver uma vírgula entre portugueses e a, ficando: “… pelos portugueses, a exploração …”. Novamente você começa um enunciado “Hoje, as consequências que tais causas trazem ao meio ambiente, elevando …”, e não dá um predicado(verbo) para “as consequências”, ele está lá mal colocado, você poderia colocar essa parte assim por exemplo: “Hoje, as consequências que tais causas trazem ao meio ambiente são negativos, o que causa a elevação do risco de extinção e desequilíbrio ecológico”.

    4° Parágrafo

    * Há um trecho “deve-se forma”, deu para entender que você queria colocar “deve-se formar”, mas no ENEM não tem muita desculpa.

    Você tem um ótimo domínio da estrutura, sua proposta de intervenção é muito boa, meus parábens. Colocou algumas informações históricas e culturais (como a tomdada do território brasilieiro no século XVI) pelos portugueses), e possuiu certa linearidade na redação. Meus parabéns.

    Nota:
    C1 – 120
    C2 – 160
    C3- 120
    C4- 160
    C5 – 200

    Nota total: 760

    Eu tento ser realista, porque a correção do ENEM vem muito rígida.
    Bons estudos!

    • 1
  3. Boa tarde!

    Excelente introdução;

    Desenvolvimentos bons, porém um pouco vago, tente se aprofundar mais nos parágrafos e fazer um desfecho final bem crítico;

    Intervenção completa, tente resumir mais um pouco para que fique mais clara….

    DICA: TENTE NÃO ESCREVER VERBOS GERÚNDIOS NA REDAÇÃO DO ENEM;

    ===================
    C1 = 160
    C2 = 200
    C3 = 160
    C4 = 160
    C5 = 200 ============ 880 PONTOS

    • 0
  4. Adorei a redação!!
    (obs: ainda estou aprendendo a mexer na plataforma)
    Ótimos repertórios!!
    C1: achei sua gramatica boa, substituiria poucas palavras apenas.
    180
    C2: Ok tbm, não fugiu do tema e das palavras chaves
    160
    C3:
    140
    C4: Utilizou varios conectivos, tanto no início dos paragrafos, quanto no desenvolvimento
    200
    C5: encontrei todos os “requisitos”, ação,agente,modo,finalidade,detalhamento
    180
    Nota final: 860
    Parabéns!!!

    • 0
  5. C1 – 180 (Poucos desvios gramaticas e poucos erros no uso da virgula)
    C2 – 160 (Compreende a proposta e faz ótimo uso do repertório)
    C3 – 100 (Sua argumentação ficou vazia, precisa desenvolver melhor as justificativas de suas teses)
    C4 – 200 (Boa coesão textual)
    C5 – 200 (Ótima propostas)
    NOTA = 840

    • 0
  6. C1 – 160 (Poucos desvios gramaticas e inadequações no uso da vírgula)
    C2 – 200 (Compreende a proposta e traz repertório produtivo)
    C3 – 120 (Sua argumentação ficou vazia, vc precisa desenvolver mais as justificativas dos argumentos)
    C4 – 200 (Boa coesão textual)
    C5 – 200
    NOTA = 800.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.