Iniciante

As causas e a importância do combate às tragédias ambientais da sociedade contemporânea

  • 0

No filme da Disney “Moana”, é apresentado o interesse ocasionando descuido com a natureza, com isso, acontece consequências a sociedade. Como na ficção, esse problema é uma realidade na atualidade.Tendo em vista, a necessidade do ser humano com o meio ambiente. Dessa forma, o capitalismo e o descaso são algumas das dificuldades à serem enfrentadas no Brasil.

Em primeira análise, cabe destacar a poluição gerada pelo capitalismo da sociedade. O filósofo Karl Max defende a teoria do fetichismo da mercadoria, ou seja, a sociedade não compra por necessidade e sim por prazer. Nesse contexto, na atualidade é observado o consumo além do necessário ocasionando em desmatamento, gás carbônico na atmosfera e lixos tóxicos. Deste modo, o cuidado com o meio ambiente é deixado de lado pelo lucro a ser ganho.

Além disso, ressalta-se o descaso com as consequências do meio ambiente. Na Revolução industrial, quando o aumento de máquinas aconteceu, a agressão ao meio ambiente começou a ficar menos importante, o cuidado com a natureza é quase incomum. Com isso, tragédias como a de Brumadinho , uma cidade de Minas Gerais, onde a barragem rompeu e pessoas morreram e perderam suas casas, ficam mais frequentes. Portanto, o combate à degradação do meio ambiente precisa ser feito.

Por fim, ações são necessárias para resolve a poluição gerada pelo capitalismo. Assim, o Ministério do Meio Ambiente, órgão responsável por cuida do meio ambiente, deve proporcionar um sistema de troca, só pode retirar uma árvore da natureza se plantar outra no local, por meio de um projeto de lei entregue à câmara de deputados. Para que assim, aconteça o combate às tragédias ambientais, logo catástrofe como a de Brumadinho não será mais vistas.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, gostei da introdução feita sobre o filme da Moana, e gostei de como usou o capitalismo para explicar os problemas ambientais.
    Só toma cuidado para não escrever palavras erradas, como ali na segunda linha do último paragrafo.
    E uma dica é não tentar na intervenção criar leis próprias, quase nunca deu certo em redações nota mil, eles querem um meio realista de intervir.
    Mas está de parabéns.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.