As tragédias ambientais são modificações que o homem causa no meio ambiente provocando o rompimento do aspecto natural. Essa violação tem sido cada vez mais frequente, uma vez que as industrias -que são as maiores responsáveis- só visam o lucro e não se importa com os danos causados, nesse sentido, é necessário o combate do Estado perante tais ações, entretanto, muitas vezes não há punições eficazes para os responsáveis.
Em primeiro plano, a irresponsabilidade de muitas empresas com o ambiente em que estão instaladas, pode gerar problemas irreversíveis. Tal como, quando uma barragem da mineradora Vale rompeu-se em Brumadinho no ano de 2019, deixando estragos permanentes para a população e toda região. Esse e outros desastres ambientais são a prova da negligencia de muitas empresas, e por muitas vezes os responsáveis ficam impunes, gerando assim uma tendência para que ocorra novamente.
Ressalta-se ademais, que a Constituição de 1988, impõe que o Poder Publico e o cidadãos devem defender e preservar o meio ambiente. Porém a realidade brasileira se destoa do regulamento, pois, perante tanta irregularidade vista diariamente nas grandes empresas, -onde o capital é mais importante- vê-se um descaso por parte do Estado, que muitas vezes deixa infrações graves decorrer sem penalidades.
Portanto, pode-se inferir que as tragédias ambientais é um tema relevante e que carece de soluções. Logo é essencial que o Ministério do Meio Ambiente juntamente ao Governo, possa aumentar a fiscalização existente e aplicar punições mais severas, não só multas, mas também a reestruturação do que foi destruído, além de assistência para a população afetada por um período de até 2 anos, por meio de empréstimos, doações e acompanhamento medico, se necessário. Espera-se com essas medidas, que muitos desastres sejam evitados e que as empresas busquem implantar técnicas sustentáveis nas suas produções.
[email protected]
A introdução está muito boa, cumprindo bem o papel de contextualização e abordagem do tema, mas acredito que seria interessante colocar onde essa violação está sendo mais frequente, apenas para contextualizar mais para a banca. Por exemplo, “Essa violação tem sido cada vez mais frequente no Brasil”.
Seus argumentos estão bem sólidos e demonstram que você possui conhecimento de mundo.
No argumento 1, na parte final, ao invés de dizer que os responsáveis ficam impunes, seria mais interessante afirmar que a punição é tão irrelevante que em nada abala a rotina das empresas. Assim você teria retomado mais fortemente a sua tese.
No argumento 2 não encontrei nada que eu pudesse ajudar.
Na sua conclusão só possui um deslize, “ministério do meio ambiente juntamente com o governo”. O ministério do meio ambiente é uma parte do governo, tente juntar com outro agente, como por exemplo a mídia, ONGs ou o Ibama.
No geral seu texto está excelente, bem coeso e coerente e com ótimos usos dos conectivos.
Dica: Estuda sobre as policias, ONGs e repartições do governo.