as causas da cultura de cancelamento nas redes sociais

  • 0

   A Constituição de 1988 defende o direito de liberdade de qualquer cidadão. No entanto, se usado de forma negativa, como julgando o outro indivíduo, pode acabar colocando o seu livre arbítrio em risco. Atualmente, essa prática vem sendo recorrente principalmente nas redes sociais, onde as pessoas julgam as outras em excesso, devido à falta de conhecimento de determinado assunto, ou por não aceitarem a opinião alheia.

   “ As pessoas assumem o papel de objeto, você pode troca-lo, cancela-lo…” aponta o psicanalista Lucas Liedker. A política do cancelamento se da pelo julgamento com base na opinião do outro. Quando há o cancelamento, e este é exposto, todos que possuem o mesmo posicionamento que o “cancelador” se sentem acolhidos, por não serem os únicos a pensar de tal forma sobre o assunto.

   Pode-se observar que o aumento da cultura do cancelamento vem crescendo ao longo dos anos, de tal maneira que foi determinada como termo do ano de 2019, de acordo com o Dicionário Macquaire. Isso ocorreu, pois as pessoas não procuram saber na maioria das vezes, da veracidade do assunto e não concordarem com a opinião do individuo, cancelando-o.

   Em virtude dos fatos mencionados, algumas medidas podem ser tomadas. O Ministério da Educação juntamente às escolas, devem fazer palestras alertando não só os alunos mas a sociedade, de que e necessário ouvir e respeitar a opinião do outro, e a sociedade em um todo discutir sobre a cultura do cancelamento e suas consequências, cabendo decidir se isso deve continuar ou não nas redes sociais.

Compartilhar

4 Correções

  1. Irei começar falando no geral: ótima redação.
    Sua introdução está muito bem feita! muito boa mesmo.
    Falta alguns conectivos, senti o texto meio “solto”
    Entendi os pontos abordados na conclusão, mas da para se aprofundar mais.
    é uma sacada muito inteligente usar fatos e depois argumentar sobre eles.

    • 0
  2. Gostei da introdução, a contextualização com a alusão histórica foi muito bem pensada e desenvolvida assim como a tese. Senti falta de conectivos para ligar um parágrafo ao outro e também de um aprofundamento nos argumentos. Houve alguns poucos erros de pontuação mas fora isso achei ótima a redação, sua escrita é muito boa parabéns!

    • 0
  3. Sua introdução ficou muito boa, acho que você conciliou muito bem o direito da liberdade com o linchamento virtual. Houveram alguns erros na pontuação de acentos e vírgulas, sem contar que senti falta de sua opinião, tal como de um aprofundamento na sua intervenção. Fora isso, meus parabéns! ♥

    • 0
  4. A introdução ficou boa.
    Senti falta do fato + opinião no D2.
    Onde você precisa expor um fato e em seguida a sua opinião, seguindo o modelo argumentativo.
    No D1 é necessário você se firmar nos elementos coesos que uma redação precisa ter.
    Na conclusão, você precisa defender algo que foi proposto no texto, sabe? Não dá pra inventar tudo na conclusão.
    Tirando isso, a redação ficou boa. Parabéns, Ana

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.