Desde a Terceira Revolução Industrial, a área da informática vem se desenvolvendo cada vez mais, chegando ao ponto da Inteligência Artificial. A I.A. pode trazer vários benefícios, se for bem desenvolvida, como a informatização de serviços e trabalhos complexos e a “algoritmização” de dados.
Primeiramente, observa-se que a I.A. pode ser capaz de informatizar trabalhos e serviços que são considerados complexos para a mente e capacidade humana. Tarefas como análise de dados binominais, monitoria e outros podem ser realizados com o auxílio de uma inteligência artificial; atualmente, empresas como “Amazon” e “Alphabet” se utilizam disso para melhorarem a qualidade dos seus serviços e até para auxiliar diretamente no serviço humano, como é o caso da “Alphabet” que faz isso através de uma divisão autônoma de tecnologia chamada “Waymo”.
Além disso, a I.A. pode “algoritmizar” dados que podem ser usados para fazer parte de sua memória e também para encontrar outros similares aos já armazenados. Essa é a função mais corriqueira da inteligência artificial atualmente, presente em sites como “Google”, “Youtube”, em redes sociais como “Facebook” e “Instagram”, entre outros. Neles, quando um usuário se depara com algo e “curte”, a I.A. grava em sua memória e busca na internet, outros itens similares.
Em suma, a inteligência artificial, se corretamente desenvolvida, trará inúmeros benefícios à sociedade, como já traz através da informatização e do uso de algoritmos. Para que a I.A. seja integrada à sociedade, é necessário que o governo planeje e invista em polos industriais voltados ao campo informático para que se produzam materiais necessários para a manutenção e criação de outras inteligências artificiais. Outra medida importante é a integração, por meio de leis, a sociedade ao meio virtual (como a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet). Assim, à medida que a inteligência artificial evoluir, a sociedade também se desenvolverá.
Yane
Introdução:
“Cada vez mais” é informal, fica melhor caso substituído por “progressivamente”
D1:
Faltou problematizar. Se sua meta é ENEM, a tese da redação tem que obrigatoriamente ser um problema, nesse caso, você poderia ter falado dos malefícios da inteligência artificial.
D2: Apesar de ter usado a Revolução Industrial, faltou repertório. Use autoridades no assunto, citações, dados estatísticos e exemplificação pra enricar o texto.
Conclusão:
Boa, mas não são necessárias duas propostas. Isso pode até perder pontos, já que os cinco elementos devem estar presentes nas duas propostas. E uma boa opção é fazer o texto cíclico, retomando o que você pontuou no primeiro parágrafo.
LucasGabrielVasconcelos
Inicialmente gostaria de ressaltar que gostei da redação, você demonstrou conhecimento do assunto inclusive fazendo referência à empresas e como elas usam a tecnologia, isso reforçou seus argumentos, a seguir farei algumas observações. No primeiro parágrafo você escreveu da seguinte forma “chegando ao ponto da inteligência artificial” ao meu ver poderia ter explicado melhor este progresso, como por exemplo “a área da tecnologia da informação vem evoluindo constantemente ao ponto de tornar a inteligência virtual algo muito próximo da realidade em que vivemos”. Observe também que ao utilizar o termo tecnologia da informação ao invés de informática transmite-se mais confiança ao examinador por ser um termo mais técnico e amplo, no mais a redação está excelente, parabéns!