Iniciante

Arte ou crime

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TEMA: desafios para valorização da arte urbana no Brasil

Desde os primórdios, a humanidade se utiliza de diversas manifestações para expor seus pensamentos, protestos e reflexões acerca de algum fato social. A arte urbana representa um papel importante na sociedade, que abrange pichação, grafite, sticker art, e representa diversas culturas e pensamentos. A desvalorização dessa arte ocasiona desigualdade e preconceito. Logo, é preciso reprimir tais atitudes, defendendo todo tipo de intervenção artística no meio urbano.

Em virtude desses meios, é possível enxergar como preconceito, essa discriminação da camada baixa da sociedade, a periferia. Este é um dos grandes desafios para se alavancar a igualdade e respeito entre culturas, de acordo com o 5º artigo da Constituição, acerca da liberdade de expressão, A lei descrita confronta diretamente o assunto, afinal seria crime ou não? Existe uma grande desvalorização da arte urbana por parte do poder público, onde o governador João Dória, a alguns anos iniciou uma ‘’limpa’’ nas ruas de São Paulo, cobrindo os grafites com tinta cinza. Nisso, torna-se evidente a descriminação do Estado – o qual deveria ser o maior incentivador das artes, principalmente em comunidades- em ver essa manifestação como meio de vandalismo.

Todavia os primeiros movimentos artísticos desse cunho, surgem num momento conturbado da sociedade: ‘’abaixo a ditadura!’’ Essas e outras são lutas gritando seus valores e lutando contra a exclusão na qual estão inseridas. Ademais, há aqueles com preconceitos, dentro da própria sociedade, que veem como um meio de poluição visual. Portanto, há também quem defenda a necessidade dos interesses urbanos, pois provocam reflexões sociais e estimulam a criatividade. Pinturas como a ‘’Santa Ceia’’ e ‘’A Criacão de Adão’’, foram feitos em paredes e tetos respectivamente. Deve-se entender também nas artes urbanas, um tipo de museu a céu aberto, de um país que deve valorizar o pensamentos dos que habitam nele.

Conclui-se que este e todo tipo de arte, serve como expansor cultural. Desse modo, quando realizadas, com respeito -da mesma maneira que foi tratada tornam-se necessárias nos espaços públicos. Deve-se então alterar a maneira visual sobre vandalismo, primeiramente do Estado -implantador dessa nova visão de leis- ,e consecutivamente da sociedade, por meio de leis eficazes contra o preconceito artístico e a difusão desse conhecimento em espaços públicos, oferecidos pelo detentor do poder no caso – Ministério da Cultura- onde sejam entregues panfletos, dados e aulas sobre. Somente assim será possível fazer com que mais pessoas possam conhecer diversas maneiras de manifestações de arte, e diminuir cada vez mais a desigualdade presente na sociedade.

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2 Correções

  1. Desde os primórdios, a humanidade se utiliza de diversas manifestações para expor seus pensamentos, protestos e reflexões acerca de algum fato social. A arte urbana representa um papel importante na sociedade, que abrange pichação(2), grafite, sticker art(1), e representa diversas culturas e pensamentos. A desvalorização dessa arte ocasiona desigualdade e preconceito. Logo, é preciso reprimir(3) tais atitudes, defendendo todo tipo de intervenção artística no meio urbano.

    1- é bom que use aspas quando citar palavras estrangeiras.
    2- cuidado! a pichação não é considerada arte, mas sim crime -conforme a lei 9.605/98 em seu artigo 65 e incisos seguinte.
    3- outra palavra que vc tmb deve ter cuidado. Não use termos semelhantes a esse, o corretor pode considerar que vc está infringindo os direitos humanos.
    *No geral, gostei da introdução.

    Em virtude desses meios, é possível enxergar como preconceito,(1) essa discriminação da camada baixa da sociedade, a periferia. Este(2) é um dos grandes desafios para se alavancar a igualdade e respeito entre culturas, de acordo com o 5º artigo da Constituição, acerca da liberdade de expressão, A(3) lei descrita confronta diretamente o assunto, afinal seria crime ou não? Existe uma grande desvalorização da arte urbana por parte do poder público, onde o governador João Dória, a(4) alguns anos iniciou uma ‘’limpa’’ nas ruas de São Paulo, cobrindo os grafites com tinta cinza. Nisso, torna-se evidente a descriminação do Estado – o qual deveria ser o maior incentivador das artes, principalmente em comunidades- em ver essa manifestação como meio de vandalismo.

    1- não tem vírgula.
    2- o Enem não penaliza erros como esse, porém, quando vc for se referir a falas já citadas, use “Esse”.
    3- letra minúscula.
    4- para se referir a tempo, usa-se “há”.

    Todavia(1) os primeiros movimentos artísticos desse cunho,(2) surgem num momento conturbado da sociedade: ‘’abaixo a ditadura!’’ Essas e outras são lutas gritando seus valores e lutando contra a exclusão na qual estão inseridas. Ademais, há aqueles com preconceitos, dentro da própria sociedade, que veem como um meio de poluição visual. Portanto,(3) há também quem defenda a necessidade dos interesses urbanos, pois provocam reflexões sociais e estimulam a criatividade. Pinturas como a ‘’Santa Ceia’’ e ‘’A Criacão(4) de Adão’’, foram feitos(5) em paredes e tetos (6)respectivamente. Deve-se entender também nas artes urbanas, um tipo de museu a céu aberto, de um país que deve valorizar o pensamentos dos que habitam nele.(7)

    1- vírgula.
    2- uso indevido da vírgula.
    3- “Portanto” não se encaixa aí, use “Além disso” ou “Ademais”.
    4- Criação.
    5- foram feitas.
    6- vírgula. Não precisava colocar o “respectivamente”.
    7- ficou extremamente confuso esse último período.

    Conclui-se que este(1) e todo tipo de arte, serve como expansor(2) cultural. Desse modo, quando realizadas, com respeito (2)-da mesma maneira que foi tratada tornam-se necessárias nos espaços públicos. Deve-se (3)então(4) alterar a maneira visual sobre vandalismo(ação), primeiramente do Estado -implantador dessa nova visão de leis- ,e consecutivamente da sociedade, por meio de leis(modo) eficazes contra o preconceito artístico e a difusão desse conhecimento em espaços públicos, oferecidos pelo detentor do poder no caso – Ministério da Cultura- onde sejam entregues panfletos, dados e aulas sobre(detalhamento). Somente assim será possível fazer com que mais pessoas possam conhecer diversas maneiras de manifestações de arte, e diminuir cada vez mais a desigualdade presente na sociedade. (finalidade)
    1- vírgula.
    2- “expansor” é um aparelho bucal.
    3 e 4- vírgula.
    *tente ser o mais objetivo possível, vc citou vários órgãos e isso dificultou na compreensão de quem, realmente, irá realizar o projeto. Apenas um agente já basta.

    Nota: 560

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  2. Competência 1: 80
    Erros de vírgula, concordância e pontuação permeiam todo o texto.

    Competência 2: 160
    Não realizou de forma suficiente a função argumentativa.

    Competência 3: 100
    Não desenvolveu bem os argumentos, além da falta de conceitos mais abstratos e melhor contextualização.

    Competência 4: 100
    Coesão comprometida pelos erros de vírgula e pontuação, além da presença de períodos excessivamente longos. Falta de coerência na introdução.

    Competência 5: 160
    Não ficou muito bem esclarecido quem vai, de fato, implementar a proposta.

    Total: 600

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