Em maio de 2020, o governo federal lançou nota anunciando o adiamento do ENEM depois de intenso debate da sociedade e ainda sem nova data de execução. O que seria apenas uma medida governamental frente a pandemia, se tornou motivo para nova polarização política. Alguns, incluindo o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, defendendo a manutenção da antiga data, e outros a favor de uma nova data que garantisse isonomia na aplicação da prova.
Os que exigem nova data, diante do novo cenário da educação a distância em meio a pandemia do COVID-19, alegam que, conforme pesquisas dos últimos anos, como a publicada em 2018 pela Agência Brasil, cerca de 25% dos brasileiros não possuem acesso a internet. Assim, os alunos menos privilegiados não teriam nem a oportunidade de terem acesso a todo o conteúdo programático que a prova exige. Ainda, mesmo que todos tivessem total acesso técnico e teórico para realizar a prova, a saúde mental da maioria estaria colapsada frente as consequências da pandemia e do isolamento social, como a perda de familiares e amigos, a completa paranoia coletiva, as demissões em massa, fechamento de empresas, teletrabalho demandando maior produtividade e recesso econômico.
Enquanto que, os que pediam pela manutenção da data antiga, alegavam que os calendários das universidades ficariam prejudicados, assim como os dos programas para matrícula na universidade pública e bolsa para as faculdades privadas, como SISU e FIES. O INEP ainda informou sobre o capital e esforço despendido para elaboração e impressão da prova, alocação de salas, as correções das provas e redações, o que significaria um novo gasto para o governo.
Por fim, é importante ressaltar que a forma meritocrática de acesso a universidade por meio do ENEM, nunca foi justa, as discrepâncias sociais apenas foram ressaltadas frente a pandemia que o mundo enfrenta. O adiamento é essencial, porém, mais do que pensar em uma nova data, é necessário que governo e sociedade civil pense, em conjunto, em políticas de acesso a ensino de qualidade desde o ensino básico e médio, assim como aumente o investimento por parte do governo federal e estadual em profissionais da educação e ambiente escolar, principalmente os mais periféricos. Além de garantir que os impactos causados pela pandemia sejam os menores possíveis, principalmente na educação.
Raquel Dionísio
Olá, Luan! tudo bem? Espero que sim.
Bem, a sua redação está em um nível excelente. Possui argumentos, dados, a coerência está perfeita, presença de conectivos…. Seu texto está simplesmente afável e plausível. Meus parabéns, não tenho nada à críticar, apenas elogios e mais elogios… Espero que continue assim, ou melhore muito mais. Tenho certeza que conseguiria uma nota altamente aceitável coma redação exposta. Meus parabéns, você tem um grande potencial.
Emily Oliveira
Olá Luan!
Seu texto há muita coerência, dados, etc. Isso mostra sua dominância sobre o fato.
Apesar de você ser muito bom na escrita, seu texto me parece muito mais informativo, como uma matéria, e não como uma redação.
Senti falta da sua opinião, posicionamento sobre o assunto.
Fora Isso, está muito bom.
Parabéns.
Luizatavares
Olá, Luan! Tudo bem?
Que prazer em ler o seu texto! Fluidez, coerência, organização de argumentos.. você foi muito, muito bem! :)
Apenas gostaria de fazer uma colocação importante: não sei exatamente qual era a tipologia textual proposta para essa redação, mas, se era texto dissertativo-argumentativo, acredito que o texto esteja demasiadamente expositivo. Ou seja: eu senti falta do seu posicionamento, tanto na tese (introdução), quanto nos parágrafos de desenvolvimento (argumentação). Contrariando minhas expectativas, seu posicionamento aparece na conclusão: “Por fim, é importante ressaltar que a forma meritocrática de acesso a universidade por meio do ENEM, nunca foi justa, as discrepâncias sociais apenas foram ressaltadas frente a pandemia que o mundo enfrenta. O adiamento é essencial, porém, mais do que pensar em uma nova data, é necessário que governo e sociedade civil pense, em conjunto, em políticas de acesso a ensino de qualidade desde o ensino básico e médio, (…)” Veja, está mesclada com o projeto de intervenção na conclusão, onde não se deveria incluir novas informações. Acho que vale um replanejamento, é coisa de rearranjar os parágrafos.
Também gostaria de salientar sobre seus tópicos frasais nos parágrafos de desenvolvimento. Se a intenção era ser um texto dissertativo-argumentativo, acredito que uma reescritura mais enxuta dos tópicos frasais seria a ideal.
No mais, em termos de repertório, coerência, progressão textual, ficou tudo impecável. Acho que foi mais a competência 2 que me chamou mais atenção (estrutura/planejamento do texto), caso você esteja se preparando para o ENEM.
De qualquer forma, parabéns pelo texto! Sem dúvida um dos melhores que já li por aqui!
Abraço,
Thalyne
Olá Luan? Tudo bem?
Nenhuma crítica para sua redação, muito bom vocabulário e soube distribuir bem os parágrafos e argumentos.
Tem muito potencial, parabéns! Você com certeza tirará uma nota muito generosa na sua redação do Enem
Espero um dia chegar à esse nível