O famoso caso de thauane Cordeiro, que em meio a um tratamento de quimioterapia, foi abordada por um grupo de mulheres negras, na estação de trem, alegando que ela não deveria estar usando o turbante por ser branca, trouxe á tona todo o discurso sobre apropriação cultural. Esse recente caso mostra a total revolta da população sobre o assunto que veio de maneira mal interpretada, mostrando o tema de forma agressiva e destoante da realidade. Ainda que, a apropriação cultural não tem o individuo como foco, mas sim a sociedade, e a industria que em casos faz dessas culturas mercadorias de significados vazios.
Em primeiro lugar, é necessário esclarecer o objetivo do debate sobre apropriação cultural, contextualizando de forma histórica o processo em que os escravos passaram e como isso se reflete hoje. No período colonial o processo de aculturação e aniquilação de costumes pelos quais os escravos passavam os transformavam em recipientes vazios, ideais para trabalho. Isso, hoje em dia, se reflete de forma deprimente com o total desconecto que os elementos africanos tem com seus indivíduos, ademais podemos citar a frase de Juliana Ribeiro, cantora e historiadora brasileira, que diz “O grande perigo da apropriação cultural se da quando alguém de fora passa a falar em nome do lado de dentro”. Sob tal ótica, é claro como há importância no conectivo do indivíduo com seus elementos. Dessa forma, o objetivo principal do debate é a retoma dos significados e valores desses elementos e seus indivíduos.
Segundo, a forma como a industria capitalista colonial atual retira todo o significado desses objetos afim de lucrar. No livro “Apropriação cultural” de Rodney William fala exatamente sobre isso e como a população desconhece de forma radical o valor e significado desses objetos. Assim, a industria comercializa e enriquece com elementos de culturas dominadas.
Por isso, é necessário a criação de campanhas de conscientização do governo em meios midiáticos e digitais afim de que possa haver a conscientização da população sobre os reais valores sócias, culturais e simbólicos dos elementos esvaziados pela industria e sociedade e a valorização desses indivíduos que fazem parte dessa cultura, com autenticidade e sem discriminação, trazendo representatividade.
laqesteves
Boa tarde! Estarei anexando alguns links para você acessar, se tiver interesse, conteúdos que podem te ajudar na escrita.
Lembre-se de não se inserir no texto, por exemplo: podemos, vamos, citamos (3° pessoal do plural: nós). É importante não utilizar verbos na 1° ou 3° pessoa, tente manter o texto impessoal. Além disso, algumas palavras estão escritas de forma errada, para evitar que isso ocorra ler livros e matérias jornalisticas pode ajudar a conhecer a grafia correta das palavras, assim como auxiliar no uso correto da vírgula.
Em relação ao desenvolvimento do tema, achei que ficou um pouco difícil de compreender seu posto de vista, estruturar melhor os parágrafos, usando mais conectivos e ponto final pode ajudar nesse quesito. Também tente expor mais sua visão, principalmente no terceiro parágrafo, faltou articular sua opinião sobre o tema. E por último, quando for desenvolver sua proposta de intervenção, tente se basear em quatro principais pontos: quem deve fazer? (agentes como o Estado, governo federal e etc), o que deve ser feito? (no caso do seu texto, a criação de campanhas), como deve ser feito? (em meios midiáticos, no seu caso) e para que deve ser feito? ( como sua intervenção deverá impactar positivamente na sociedade). Não esqueça de utilizar a vírgula.
https://www.infoescola.com/portugues/utilizacao-da-virgula/exercicios/
https://www.youtube.com/watch?v=PYGzF4b0Kbk
Jffgg
Oi espero ajuda
Introdução: boa
D1: pouco erros gramáticos, entre eles vírgula (que diz (,)“O grande perigo da) tinha que ter e vírgula.
D2: conectivo (Segundo) no começo ficou mal colocado vc poderia ter colocado (Em segunda análise, Ademais ou Outro ponto a ser abordado), para assim dar mais fluidez ao seu texto.
Conclusão: primeiro. Cade os agentes de intervenção (no mínimo 2), também cade o detalhamento (meios midiáticos e digitais) isso aqui é o MODO/MEIO. (afim de que possa haver a conscientização da população sobre os reais valores sócias, culturais e simbólicos dos elementos esvaziados pela desses indivíduos que fazem parte dessa cultura) isso tudo que vc escreveu é a finalidade não precisava alonga tanto. (industria e sociedade e a valorização) virgula em Sociedade(,) e a valorização