Apropriação Cultural no Brasil

  • 0

    Na série televisiva “Cara Gente Branca”, em um episódio onde acontece uma festa os estudantes brancos “celebram” a negritude pintando suas caras de marrom e se vestindo como ícones da cultura popular negra, só que de maneira exagerada e estereotipada. Fora da ficção, a prática da apropriação cultural no Brasil é avistada por muitos como uma forma de desrespeitos às culturas alheias, isso se acontece por conta da mercantilização da cultura e o racismo que contribuem para o agravamento dessa situação.

    Em primeiro plano, a mercantilização é um dos principais efeitos sofridos, Segundo a cantora Leci Brandão, “o problema não está na difusão do produto cultural deste processo”. Ora, a mercantilização da cultura acaba tendo bastante influencia, pois exclui e invisibilidade quem a produz. Assim como, o samba que por muito tempo foi visto como uma obra de “preto favelado”, mas, a partir que se percebe a possibilidade de lucro essa ideia muda totalmente. Com isso, colocando o branco como ícone do samba e excluindo o negro dessa realidade.

   Ademais, vale ressaltar o racismo como impulsionador desse problema. Para o poeta americano B. Easy, a cultura negra é popular, mas as pessoas negras, não. Esse preconceito, parte muita vezes pela influencia de pessoas famosas em que “Homenageia” tal cultura, ocasionando a exclusão de pessoas negras pertencentes dessa cultura. Pois, para a sociedade é bonito um branco usando turbantes, mas pra um negro é motivo de se olhar torto.

    Há de se minimizar, portanto, a influência negativa que a apropriação cultural traz. Conforme o filósofo Augusto Comte, ” é preciso saber prever a fim de prover”. A partir desse viés, o ministério da cultura precisa criar campanhas e palestras. Essa iniciativa aconteceria por meio publicações e eventos programados pelo ministério da cultura, a fim de evitar os efeitos sociais negativos, como a exclusão dos negros. A partir dessas ações, o Brasil estará mais próximo de ser um país mais justo e igual entre os grupos étnicos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Parabéns, redação está ótima.
    Sua alusão e tese estão perfeitas, poderia ter usado um encaminhamento argumentativo ainda na introdução antes de entrar para o desenvolvimento.
    Desenvolvimento também está ótimo, apresentado citações, e argumentado muito bem.
    Sua conclusão está muito boa também, somente o ministério da cultura foi substituído pelo da cidadania

    • 1
  2. Gostei muito da sua problematização, da para ver que ela é construída durante o texto e não só apresentada no paragrafo de desenvolvimento, também gostei de suas pontuações e acentos que estão na medida certa, gostei bastante das suas alusões históricas, citações de musicas e séries . Só tomaria cuidado no seu terceiro paragrafo onde você diz que os negro são motivos de “olha torto” porque os avaliadores podem achar que é algum tipo de discurso de ódio, tirando isso adorei acha q você tem um grande potencial de tirar uma nota ótima.

    • 1
  3. olá! tudo bem? não sou corretora, sou apenas uma estudante pecadora que ta tentando melhorar! rsrsrs
    Gostei muito da sua redação! você apresenta um repertório sociocultural muito bom.
    gostei da maneira coo usou para argumentar na sua redação! você teve uma tese bem posicionada e explicou elas! parabéns.
    só vou fazer uma observação: o ministério da cultura não existe mais separadamente, hoje ele faz parte do ministério da cidadania, então corrija isso troque ministério da cultura pelo ministério da cidadania.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.