O processo de apropriação cultural acontece ao logo de toda história com seus pontos positivos e negativos . Em suma a apropriação ocorre na ação de adotar aspectos culturais de um determinado grupo étnico, porém tirando ele sua legitimidade seu contexto original isto vale para costumes, roupas ou gírias.
Atualmente no Brasil temos, como exemplo, o hábito de usar roupas brancas na festa de ano novo, sendo que esse rito tem como origem os membros do candomblé que faziam suas oferendas na praia. São hábitos que a sociedade adquiriu, mas não a um pensamento crítico sobre o assunto. Assim o rito perdeu seu contexto e passou a ser usado, mas por estética.
Para alguns grupos étnicos isso passa a ser negativo visto que a cultura passa ser usada e moldada em outros valores que não tem a mesma simbologia ou contexto dos seus . Passando também o sentimento de marginalização por parte da sociedade pois sua cultura é usada como objeto e não com um valor cultural aumento ainda, mais a discriminação já que a cultura em parte é aceita pela sociedade, sendo que as pessoas ainda são vítimas de preconceito e negligência por parte da sociedade e do Estado como os indígenas, negros e os ciganos que fazem parte do território brasileiro.
Contudo para reduzir tanto o preconceito, a apropriação cultural e a marginalização e necessário mais abertura para debater questões sociais com , mas amplo alcance pelos meios de comunicação ainda que na internet ainda tenha conteúdo sobre a temática, nem todos do território tem acesso a ela, visto que a televisão ainda é o meio mais acessível a população. Na educação poderia ajudar a valorizar e respeitar as culturas que formaram a nação brasileira como entre outros , além de ser fundamental diminuir a desigualdade e proteger o patrimônio histórico e cultural. E importante salientar que o ponto positivo é que alguns dos costumes e conhecimentos da história foram passando ou registrados pela troca de culturas que acontecia como os gregos e os fenícios.
Apropriação cultural
Compartilhar
Gustatavo
Introdução:
1- (acontece ao logo de toda história) longo*
2- a introdução ficou muito em aberto, tente especificar onde esse processo ocorre, se for uma redação para o ENEM, logo o texto será dirigido ao Brasil.
3- (Em suma a apropriação ocorre) Logo após usar um conectivo, adicione uma vírgula.
4- (grupo étnico, porém tirando ele sua) Esse “porém”, nesse contexto não poderia estar aí, pois ele é um conectivo de contradição, o ideal seria usar um de adição ou de consequência, para melhor ênfase na exposição da problemática.
4- Vi que você não expôs duas causas da problemática apresentada na introdução, claro que não é realmente necessário colocar, porém, ao fazer isso o seu texto fica bem mais organizado, recomendo.
Desenvolvimento 1:
1- (Atualmente no Brasil temos, como exemplo,) Não use “atualmente” na sua redação, os corretores mesmo alegam que não é apropriado usar esse termo, tente mudar para “É hordieno”, “no cenário atual”, e por aí vai.
2- Use um conectivo sempre que iniciar um novo período, nesse tópico frasal inicial do primeiro desenvolvimento poderia ser usado, por exemplo, “Em primeiro plano”.
3- (no Brasil temos, como) A palavra “temos” está em primeira pessoa, não se pode usar primeira pessoa em um texto dissertativo argumentativo, pesquisa sobre isso, é importantíssimo, você perderia pontos escrevendo assim.
4- Ausência de conectivos.
5- Necessariamente você não expôs o problema no tópico frasal, o que deixou a leitura confusa.
6- A argumentação está de certa forma pouco aprofundada, tente expôr as consequências que esse problema trouxe para a sociedade.
Desenvolvimento 2:
1- Ausência de conectivos
2- Tente usar um repertório sociocultural para validação da sua argumentação.
3- Ausência de fechamento.
Conclusão:
1- Usou conectivo no primeiro período, porém, falta o uso da vírgula
2- Você adicionou uma resolução para a problemática, porém, não expões quem deveria realizar tal ação, o que torna uma conclusão inviável.
3- No restante da conclusão falta conectivos nos períodos.
4- Fez uma alusão no final, entretanto, essa alusão ficou meio que??? Sem explicar tal contexto e situação da alusão, fica muito em aberto.
Gostei do seu texto, tem alguns problemas é claro, nesse âmbito, vou te falar algumas coisinhas que pode te ajudar a melhorar:
Primeiro, pesquisa sobre os conectivos que te falei, ele irão ajudar na questão de coesão textual, deixando seu texto mais fluido e coesivos.
Também é bom você dividir melhor a quantidade de períodos em casa parágrafo.
Pesquise como é a estrutura de uma introdução, do desenvolvimento e da conclusão, irá te ajudar muito.
Estude gramática, por mais tosco que parece, é importantíssimo para produzir um texto.
Alguns assuntos de gramática que você deveria ver:
1- Uso da vírgula
2- Crase
3- Concordância Verbal e Nominal
Te recomendo baixar o telegram, e entrar nesse grupo de redação, lá vão te ajudar com suas dúvidas e corrigem redações, também temos um sistema de repertório compartilhado, o que vai te ajudar muito.
Link: https://t.me/medinaticosredacao
É isso, abraços!
Vanderlan Deise Vando
Comentário geral: você escreve bem. tem ideias conectadas e coerentes, mas sua conclusão ficou maior que um dos parágrafos de desenvolvimento, talvez isso no papel ficaria estranho, haja vista que a estrutura de uma dissertação deve ser seguida.
Não vou comentar o assunto, vejo que vc entende sobre o que está falando, mas no primeiro parágrafo faltou aprofundamento, uma dica é citar alguma reportagem ou comentário de uma personalidade referente ao assunto.