Doutor

Apropriação Cultural

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O filme “Step sisters”,original da Netflix, conta a história de Mia uma dançarina de step e moradora de uma irmandade negra que após ensinar sua dança a alunas de uma república branca, é considerada traidora por mostrar a cultura da dança para pessoas de outra etnia.     De maneira análoga, é possível comparar esse com o atual cenário brasileiro em que a apropriação cultural se tornou alvo de muitas discussões na internet e em várias redes sociais.     Isso se dá não só pela utilização inadequada de acessórios religiosos como objetos de estética, mas também pelo modo como pessoas de diferentes etnias são tratadas com o uso desses valores.

Primeiramente ,é necessário discutir como os valores religiosos vem sendo usados como bijuterias por indivíduos, sem saberem seu real significado.     Um exemplo disso é o búzio que na África antiga era usada como moeda de troca pelos mercadores em homenagem a natureza, que tinha de grande importância na época.     Porém hoje é vendido e comprado por muitas pessoas em praias de todo Brasil.     Consequentemente ,esses objetos perdem seu valor e significado que acabam deteriorando a cultura importante para muitos povos.

Em seguida ,é possível afirmar que diversas pessoas de etnias diferentes são tratadas de forma particulares quando estão com símbolos de culturas religiosas.     De acordo com a citação do poeta B.easy ele afirma, “a cultura negra é popular ,as pessoas negras não “.     Isso significa que uma pessoa negra que usa de seus valores culturais é julgado de várias formas possíveis enquanto que uma branca é adicionada em uma lista de padrões de beleza ,o que mostra o real estado do racismo brasileiro.

Com vista no que foi mencionado é necessário criar soluções para resolver esta problemática.      Assim o Ministério da Cultura deve abrir um local de ensino a cultura ,por meio de verbas governamentais ,onde será exposto diversas curiosidades e a história de várias religiões para pessoas em comunidades ,através de oficinas e cursos gratuitos .     Desse modo é possível passar a cultura e seu significado ,conservando seu valor para gerações seguintes, assim como faz Mia em “Step sisters “.

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5 Correções

  1. Olá, bom dia!!
    Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
    C1: 200 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
    C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
    C3: 160 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    C4: 200 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
    C5: 160 Respeito aos direitos humanos)
    Total: 920.

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  2. Boa problematização, porém escrita um pouco superficial.
    Estrutura boa
    Falta uma linguagem mais formal do que a apresentada, além de corrigir espaçamentos e detalhes de escrita ( provavelmente são erros de digitação, mas requer atenção)
    De resto, uma boa redação.
    C1- 120
    C2- 160
    C3- 160
    C4- 120
    C5- 160
    Total: 720

    • 1
  3. Introdução 10, trouxe a alusão para a problemática e deixou isso evidente. Desenvolvimento completo, argumentos bem selecionados e como o colega mencionou com a exemplificação e citação agregando valor. Conclusão 10
    Bela dissertação. Texto com coesão e coerência em toda a estrutura, parágrafos bem contextualizados pelos tópicos frasais.
    Não vejo problemas explícitos. Apresenta experiência na construção de textos, meus parabéns pela redação.

    • 1
  4. Olá, Barbara!
    Boa tarde, tudo bem?
    Ótimo texto! Gostei muito dos repertórios e raciocínios que você construiu, tendo apenas algumas recomendações a fazer:
    Na introdução, vejo um parágrafo estruturado corretamente com contextualização, problematização e tese. Apenas gostaria de atentar para o uso da vírgula em algumas situações, como: “(…) conta a história de Mia (aqui deveria ter uma vírgula, pois temos um aposto logo depois, que deve estar entre vírgulas) uma dançarina de step e moradora de uma irmandade negra (vírgula novamente) que após ensinar sua dança a alunas de (…)”.
    Em relação aos parágrafos de desenvolvimento, também vi uma estruturação correta com: tópico frasal e argumentação. No entanto, acho que você poderia ter aprofundado um pouco mais a discussão. No primeiro parágrafo, por exemplo, eu não fiquei convencida de que o uso objetos religiosos por não praticantes realmente significa uma deterioração cultural. Sinceramente eu acho essa ideia algo muito específica para ser apresentada num tópico frasal. Você pode tentar estruturar o seu parágrafo a partir de premissas mais gerais (no caso, o uso de simbologias por não praticantes de um círculo cultural) e afunilar para essa questão, como um exemplo. Assim seu argumento ganha mais força, fica impossível discordar dele.
    No segundo, vi ideias muito boas, mas acho que vale uma reflexão. Qual é a grande consequência da afirmação de que diversas pessoas de etnias diferentes são tratadas de forma particulares quando estão com símbolos de culturas religiosas? É a prática do racismo ou da discriminação como mecanismo de exclusão? Então realmente a discussão sobre apropriação cultural tem uma relevância grande para a sociedade. Você pode salientar isso logo no seu tópico frasal, pra mostrar a relevância do seu argumento, ao invés de tratar do racismo lá no último período do parágrafo. Algo como “(…) diversas pessoas de etnias diferentes são tratadas de forma particulares quando estão com símbolos de culturas religiosas, o que repercute a prática do racismo como mecanismo de exclusão social”. Dê enfase ao racismo, o que vai realmente empoderar seu argumento.
    Bom.. dá pra falar mais? Acho que você fez um ótimo trabalho. Só escrevi tanto pois pude notar o seu potencial, tanto pelo repertório que trouxe e pela forma que encadeou as ideias. A conclusão está estruturalmente correta e respondeu a todos os questionamentos. Talvez também valha a reflexão se ela realmente soluciona os problemas que você apontou. Talvez o desenvolvimento de alguma política/lei que implique na construção de um local de ensino a cultura seja mais efetiva do que simplesmente a abertura de um local.
    De qualquer forma, reitero: ótimo trabalho!
    Nota: 920
    Abraço e até!

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  5. Ótimo texto! Introdução bem contextualizada e tese bem marcada assim como a apresentação do argumentos. Estes são trabalhados na ordem da apresentação e desenvolvidos com exemplificação no primeiro e citação no segundo, dando mais força na defesa de sua tese. A conclusão está show com uma proposta de intervenção coerente e um fechamento 10. Parabéns.

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