Analfabetismo total e funcional no Brasil.

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De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal, a educação é direito de todos e dever do estado e da família. Neste contexto, é válido levantar a questão do analfabetismo total e funcional recorrente no Brasil, devido a má qualidade do ensino básico englobando a falta de incentivos a leitura, além dos problemas estruturais das escolas nos quais acaba desmotivando o aluno a prosseguir nos conhecimentos primários.

Primeiramente, vale-se perpetuar como a educação é a chave para a melhoria de todas as mazelas sociais, uma vez em que se temos um indivíduo alfabetizado em nível pleno veremos a evolução da sua qualidade de vida, mostrando como a educação é capaz de ascender quaisquer esferas sociais. Em contrapartida a este possível progresso, temos a má qualidade de ensino básico onde os alunos apresentam resultados preocupantes quanto o conhecimento de matemática básica e interpretação de livros e gráficos , resultando numa evasão escolar , na qual por vezes o estudante não termina o ensino médio, bem como a desigualdade, a violência e a falta de rentabilidade mínima pela insuficiência de qualificação para um trabalho terceirizado.

Além disso, tem-se também o problema estrutural das instituições de ensino como a ausência de laboratórios e atividades extracurriculares, nas quais fixam a atenção do aluno e o estimula a prosseguir sua vida acadêmica. Consoante com o site Agência Brasil, em um levantamento datado em 2016, apenas 4,5% das escolas brasileiras possuem estrutura completa, ou seja, esta representatividade é abaixo do mínimo favorecendo assim o analfabetismo por esta problemática tendo em vista a ausência  de estímulo educacional.

Mediante o exposto é necessário medidas interventivas que cessem o problema. Urge que o Ministério da Educação juntamente com o Governo Federal, distribua materiais didáticos de fácil entendimento, por meio de palestras em escolas e grande centros de constante acesso para alcançar a maior quantidade possíveis de pessoas, além de reformar as escolas a fim de aumentarem a porcentagem de escolas completas estruturalmente no Brasil atendendo a necessidade dos alunos . Desta forma se fará jus a Constituição Federativa tornando a educação acessível para todos.

 

se possível corrigir de acordo com as competências do enem, obg:)

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2 Correções

  1. intro: no meu ponto de vista, é uma excelente introdução mas só tem dois períodos *use mais conectivos. o artigo também é maiúsculo.
    desen: não tem nenhum repertório socio-cultural (uma citação, dados estatísticos, nenhuma informação que solidifique sua argumentação, o uso da vírgula está incorreto NUNCA coloque espaço antes da vírgula! e também só tem dois períodos :( dificulta uma leitura fluída do texto.
    desendois: os períodos novamente, precisa de mais conectivos, mas tem o repertório, só um é exigido para o ENEM mas se caso ele for inválido para o corretor você pode perder toda a nota na competência 3, é válido colocar dois para não correr o risco.
    conclu. falta conectivo exx( destarte, logo) para começar o parágrafo o governo federal é a instância administrativa máxima, só use um deles o Ministério ou o Governo Federal, falta o modo.

    diria que no meu conhecimento uns 500 pontos pela redação, aconselho a ver as cartilhas de redação nota mil, elas ajudam a ver como deve ser seu texto, procure vídeos sobre gramatica e uso de virgula, tabela de conectivos :) espero ter ajudado!

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  2. Competência 1: 160 (Bom domínio da norma culta, porém notei uma dificuldade com o plural, nas frases “por meio de palestras em escolas e *grande* centros” e ” problemas estruturais das escolas nos quais *acaba* desmotivando”).

    Competência 2: 120 (Senti o texto meio confuso, como se as ideias não estivessem tão bem amarradas assim).

    Competência 3: 160 (Gostei dos argumentos usados, principalmente o que se refere a constituição, porém senti uma pequena falta de autoria, como se os dados tivessem sido copiados da internet, caso consiga reproduzir o mesmo padrão de argumentação no dia da prova, mudo minha nota para 200).

    Competência 4: 160 (O que disse na competência 2 também funciona aqui).

    Competência 5: 200 (Proposta de intervenção bem clara e detalhada).

    Total: 740 ou 780 se conseguir reproduzir os argumentos.

    Não sou especialista no assunto, mas espero ter ajudado. Boa sorte!

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