Analfabetismo total e funcional (coloquem nota pf)

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A despeito de todo progresso científico e tecnológico obtido na contemporaneidade, o analfabetismo total e funcional ainda é um grave entrave social no Brasil. A partir disso, é inegável afirmar que esse impasse esteja vinculado não só a ausência no incentivo à educação, mas também a falta de investimento dos órgãos governamentais para com o ensino.

No livro “Corte de espinhos e rosas”, a protagonista Feyre Archeron sofre diversos problemas durante a trama  por ser analfabeta, uma vez que, diante das circunstâncias, não houve incentivo de sua família para que ela aprendesse a ler. Já fora da ficção, isso é uma realidade no Brasil, visto que, mais de 30 milhões de brasileiros são analfabetos funcionais e 11 milhões de não sabem escrever e nem ler, mostrando essa falta de estímulo à educação, principalmente no que diz respeito às pessoas carentes, tornando esse processo simples de alfabetização, complexo para aqueles que não possuem motivação alguma. Essa situação reflete no desenvolvimento do país o que leva a diversos problemas sociais, fazendo-se necessário, mais do que nunca, a existência de medidas para estimular o alfabetismo.

Ademais, consoante a Constituição Federal de 1988, prevê que todo cidadão possui o direito à educação. Tristemente, contata-se que isso não ocorre na realidade, já que falta por parte do governo investir em medidas para tornar a educação acessível a todos. Uma vez que, essa taxa elevada de analfabetos totais e funcionais mostra que o acesso à educação ocorre de forma não democrática. À vista disso, percebe-se a necessidade de investimento no meio educacional, para que todos os cidadãos brasileiros tenham a possibilidade de ler e escrever. Portanto é mister que o trabalho contra a alta taxa de analfabetismo tanto estimule a aprendizagem quanto apresente recursos para tornar essa medida possível. 

Sendo assim, é necessário que o Ministério da Educação promova projetos em todas as escolas que visem alfabetizar e estimular qualquer pessoa independentemente de sua faixa etária, por meio da contratação de novos professores que fiquem à disposição, elaborando as devidas atividades para que todos possam ser alfabetizados. Tudo isso para que essa realidade de pessoas sem acesso ao ensino diminua, garantido esse direito básico de todos os cidadãos. 

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4 Correções

  1. Olá, tudo bem? Segue nota por competência:

    C1: 160 (Você cometeu alguns erros de pontuação, cuidado!);

    C2: 200 (Parabéns, você utilizou pelo menos um repertório legitimado, pertinente e produtivo);

    C3: 200 (Percebe-se que você fez um bom projeto de texto, porque ele deixou o seu texto todo organizado, parabéns);

    C4: 120 (Você não usou um conectivo no início do seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, cuidado, ele precisa estar relacionado com a introdução, deixo aqui algumas ideias de conectivos para o início do D1: Nesse sentido, nessa perspectiva, sob esse viés, diante desse cenário, etc. Além disso, atenção, “uma vez que” nunca é usado para iniciar um período, ele sempre virá após uma vírgula e, ademais, você também o repetiu algumas vezes no decorrer do seu texto, evite, não repita nenhum elemento coesivo.);

    C5: 120 (Sua proposta está um pouco genérica, sabe por quê? Porque você não a articulou com as suas ideias expostas anteriormente, por exemplo, observe esses seus dois períodos: “…essa falta de estímulo à educação, principalmente no que diz respeito às pessoas carentes, tornando esse processo simples de alfabetização, complexo para aqueles que não possuem motivação alguma…” e “… percebe-se a necessidade de investimento no meio educacional, para que todos os cidadãos brasileiros tenham a possibilidade de ler e escrever…”. Neles você expõe claramente o que deve ser feito, mas você não contemplou de forma produtiva e eficiente os problemas evidentes neles, aprofunde a sua proposta, busque ser mais específica.
    NOTA: 800

    Você escreve bem, só precisa de alguns ajustes para alavancar a sua nota. Parabéns, você vai longe, lembre-se que a prática leva a excelentes resultados. Conte comigo!!

    PS: Você poderia me ajudar e corrigir a minha última redação? Desde já, muito obrigada!! Desculpa qualquer coisa e bons estudos!!!

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  2. Correção:
    C1=160- Houve alguns erros de pontuação e crase.
    C2=200-Ultilizou muito bem os repertórios.
    C3=200- O texto está bem organiza, parabéns !
    C4=180-Faltou o uso de conectivos, por favor, da próxima vez não esqueça.
    C5=160-Faltou a articulação de suas ideias.

    Nota= 900

    Parabéns!!
    Agora é só solucionar os erros e vai dar certo.

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  3. Ótima ! adorei sua redação . continue assim se esforçando

    D1 = 160 – houve erros de pontuação
    D2 = 200 – compreendeu e conseguiu desenvolver o tema.
    D3 = 200 – desenvolveu corretamente os repertórios
    C4 = 200 – redação corretamente estruturada e coerente
    C5 = 200 – possui todos os elementos.

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  4. Olá!
    Introdução
    Positivos: Sua introdução está perfeita! Você soube como iniciar o seu texto, como deixar a sua tese (opinião) de forma implícita e clara. Seu encaminhamento argumentativo está ótimo e bem mais rico.
    Negativos: nada a criticar.
    Desenvolvimento 1
    Positivos: Nossa, você usou um repertório muitíssimo bom e você soube como relacioná-lo ao problema presente na sociedade brasileira. Além de ter utilizado dados que comprovem seu argumento. Você soube desenvolver bem o seu argumento nesse parágrafo.
    Negativo: Ausência de conectivo no início desse primeiro desenvolvimento e isso é fundamental para o seu texto e alguns erros gramaticais como crase e vírgulas.
    Desenvolvimento 2
    Positivo: Desenvolveu sua argumentação de forma precisa e ainda usou a constituição como um ótimo repertório. Soube dar um certo encaminhamento para a conclusão do seu texto, mostrando, de forma indireta, a solução do problema.
    Negativo: Nada a criticar.
    Conclusão
    Eu gostei da sua conclusão. Você apresentou os 5 elementos pedidos, mas eu senti falta de algo menos “comum” para a solução desse problema. Sinto que faltou algo para essa conclusão ser perfeita.

    COMPETÊNCIA + NOTA
    C1: 160 (recomendo dar uma olhada em crase e pontuação)
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 120 (Precisa usar mais elementos coesivos em sua redação)
    C5: 160
    NOTA FINAL: 840

    *Apenas corrija esses errinhos que você irá conseguir alcançar seus objetivos. Sua redação é ótima, você tem um rico conhecimento em repertórios socioculturais e sabe desenvolver sua argumentação, mantendo sempre sua opinião firme e forte.

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