Analfabetismo total e Funcional

  • 1

Promulgada pela ONU em 1984, a Declaração Universal de Direitos humanos garante a todos os indivíduos, o direito à educação e ao bem-estar social. Mormente, essa não é a realidade no Brasil, tendo em vista a quantidade notória de pessoas que não tem acesso a escola.

Infelizmente, a educação no Brasil é um privilégio que poucos possuem. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e Estatística) 6,8% da população é analfabeta total, ademais, numa pesquisa feita pelo instituto Paulo Montenegro, foi constatado que 29% da população Brasileira é analfabeta funcional.

Por conseguinte, os chamados analfabetos funcionais não conseguem interpretar textos básicos, nem operações numéricas . De tal forma que estes, não conseguem se inserir no mercado de trabalho, em decorrência disso, muitas famílias passam por dificuldades financeiras, chegando muitas vezes a miséria.

Por tanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse, o Ministério da Educação em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, devem portanto, implementar a construção de mais escolas públicas, e melhorar o acesso ao ensino superior, disponibilizando verba para as escolas públicas e garantindo bons salários para os professores da rede. Dessa forma, democratizando o acesso a educação.

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução:
    1- Repertório ok.
    2- (Mormente, essa não é a realidade no Brasil ) esse período ficou vago, pois não apresentou a problemática de forma precisa e clara.
    3- Apresente dois causadores do óbice apresentado, é essencial na introdução!
    4- Tente separar seu texto por períodos, para melhor construção de sua estrutura.
    Primeiro Desenvolvimento:
    1- (Infelizmente, a educação no Brasil) use conectivos! Por exemplo: (Em primeira análise, a educação no Brasil…).
    2- (analfabeta total, ademais, numa) nesse conectivo você deveria ter fechado um período, por exemplo: (analfabeta total. Ademais, numa…).
    3- Há muitos dados nesse desenvolvimento, e pouca explicação própria, apresente os dados e dê seu ponto de vista de forma clara e objetiva.
    4- Dívida seu desenvolvimento em 3 período, para melhor compreensão e organização.
    5- Sempre que tiver terminando a argumentação do seu desenvolvimento, logo apresente um desfecho do desenvolvimento, isso vale para o primeiro e segundo desenvolvimento! Olhe como seu desenvolvimento ficou em aberto: (foi constatado que 29% da população Brasileira é analfabeta funcional.), Faça um fechamento.
    Segundo Desenvolvimento:
    1- (Por conseguinte, os chamados analfabetos funcionais não conseguem interpretar…) ótimo tópico frasal, esclarecedor e com conectivo.
    2- (De tal forma que estes, não conseguem se…) Mais uma vez apresente conectivo quando inciar um novo período.
    3- Ausência de desfecho.
    4- Argumentação em base de exemplos, bem coerente.
    Conclusão:
    1- (Por tanto, medidas são) o certo seria “Portanto” junto.
    2- Mais uma vez, separe texto por períodos, na conclusão há apenas 2 períodos, fica muito corrido na leitura, mesmo tendo vírgula. Tome cuidado com isso, pois os corretores do ENEM olham para cada detalhe.
    3- Proposta de intervenção incompleta, tente usar as perguntinhas mágicas: O quê? Quem? Pra quê? Como? Vai te ajudar muito nesse quesito.
    4- Há um bom desfecho na conclusão.
    Desculpe-me se fui chato, ou algo parecido. Mas, gostei muito da sua redação, principalmente da argumentação. Porém, tente criar um repertório mais amplo, pois nos dois desenvolvimentos foram argumentos baseados em exemplos. Não que isso seja ruim, mas tente mudar de repertório em cada desenvolvimento, vai ficar muito melhor. Por exemplo: no primeiro desenvolvimento, apresenta um pensamento de algum filósofo, sociólogo e por aí vai, no segundo desenvolvimento aí sim você pode apresentar uma exemplificação como forma de repertório.
    É isso :D
    Abraços!

    • 1
  2. Nota 1 – 120 – demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 120 – O tema proposto é desenvolvido de maneira adequada, mas apresenta abordagem superficial, que discute outras questões relacionadas.
    Nota 3 – 120 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
    Nota 4 – 140 – demonstra domínio regular dos recursos coesivos.
    Nota 5 – 100 – elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.

    • 1
  3. C 1 – 140 – demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita.
    C 2 – 120 – O tema proposto é desenvolvido de maneira adequada, mas apresenta abordagem superficial, que discute outras questões relacionadas.
    C 3 – 120 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
    C 4 – 120 – demonstra domínio regular dos recursos coesivos.
    C 5 – 100 – elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.

    • -2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.