Analfabetismo no Brasil

  • 0

     A constituição federal de 1988, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, tal citação não executa essa prática, perante a pertinente realidade de analfabetismo no Brasil. Logo, é necessário obter subterfúgios para a universalização desse direito social tão importante.

     Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais, para combater a propagação de jovens e adultos analfabetos entre as próximas gerações. Nesse sentido, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de mais de 11 milhões de pessoas no Brasil são analfabetas, ressaltando a falta de cumprimento por parte do poder público para com o artigo 6° e sua garantia ao acesso da educação.

Ademais, é fundamental citar os ideais do filósofo contratualista, John Locke, pois configura-se também, como uma violação do ”contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir aos cidadãos, que usufruam de seus direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.

Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo de cada município, junto ao MEC(Ministério da Educação e da Cultura), por intermédio de investimentos nas escolas públicas, além de bolsas de estudo, sob a realização de uma prova gratuita em cada município, para que mais pessoas que não possuam condições, tenham acesso ao nível fundamental, médio ou superior. A fim, de que cidadãos de todas as idades, tenham acesso à educação de qualidade, diminuindo o número de analfabetos no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite!!! Sou iniciante, não sei muito bem como corrigir uma redação, mas vou tentar te ajudar. Gostei bastante da sua redação. Na introdução você não deixou deixou claro seus dois argumentos para desenvolver nos desenvolvimentos. O legal é colocar na introdução seus dou argumentos(‘ No entanto, tal citação não executa essa prática, perante a pertinente realidade de analfabetismo no Brasil.”) Fez a comparação, mas estabeleceu de forma simples sua tese (tente desenvolver mais). No desenvolvimento colocou uma frase de um filósofo e alguns dados para enriquecer sua redação. Parabéns!!! Por fim só cuidado com a repetição de palavras. Anote alguns sinônimos para treinar. Sua conclusão está bem detalhada, Muito bom No mais eu amei sua redação. Uma dica: se você vai fazer vestibular ou Enem se atente ao numero de linhas. Boa sorte e bons estudos.

    • 1
  2. Ótima redação foi coerente mostrou domínio no assunto soube desenvolver bem a o problema em momento algum fugiu do tema , a , conclusão foi show seu desenvolvimento foi praticamente impecável mostrou onde ta o problema e ainda solucionou . Não sou Fodona na redação mais sei apreciar uma texto bom é oque basicamente fiz com você. Te desejo boa sorte se você for prestar vestibular é continue assim você no caminho certo para uma nota máxima

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.