Iniciante

Analfabetismo no Brasil.

  • 0

Em 2017 a Record exibiu por meio de uma reportagem a cidade de Caxingó, Piauí, como uma das cidades com maiores índices de analfabetismo no Brasil. A priori, a entrevista exibiu os principais problemas existentes em locais onde, infelizmente, existe o analfabetismo. Depreende-se, exemplificadamente, que entrar e manter-se em unidades educacionais são os principais óbices que “perpetuam” o desconhecimento do alfabeto, da leitura e/ou da escrita.

Ressalta-se em primeiro plano que as condições sociais precárias levam determinado grupo a não conseguir entrar/inserir-se em unidades de ensino. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios(PNAD) nove cinquenta avos(18%) dos idosos são analfabetos, sendo que o analfabetismo é maior entre essa fase de vida. Constata-se que tal taxa está associada aos menores investimentos educacionais no período da juventude e infância destes idosos, e até às dificuldades passadas de inserirem-se em escolas, devido a necessidades de trabalho e às dificuldades que eram mais presentes a alguns anos atrás.

Destaca-se secundariamente que não é somente garantir a matrícula escolar, também é necessário que haja uma educação competente para manter os jovens nas escolas. Consoante a uma ´pesquisa da ONG Nação Educativa três décimos dos brasileiros são analfabetos funcionais. Este estudo(da ONG) exibe que não é só ensinar a ler e a escrever, também é necessário auxiliar o aluno a desenvolver raciocínio e isso envolve a garantia de estrutura, uma boa alimentação, livros de qualidade, programas de autonomia estudantil, etc.

Atina-se por fim que é de responsabilidade governamental(tanto federal, como estadual e municipal) reduzir os índices de analfabetismo comum(não saber ler ou escrever) e de analfabetismo funcional(saber ler e escrever, mas não conseguir interpretar). Consequentemente, a redução pode ser promovida através da criação de um programa de Assistência Social(que garanta alimentação e materiais extras de estudo) àqueles que por serem de baixa renda, e que por necessidade de trabalhar, por doenças, ou por outros motivos sociais não poderiam ou estariam impedidos de acessar a educação.

Compartilhar

6 Correções

  1. Acredito que sua redação está dentro dos padrões fornecidos pelo Inep, mas antes de entregar, releia para que não entregue ela com erros. Uma introdução boa, achei o desenvolvimento1 meio fraco, pode melhorar nisso, o desenvolvimento2 está ótimo e sua conclusão estar perfeita. Acredito que alcançaria uma ótima nota.

    • 1
  2. Parabéns, sua redação está muito boa, dentro dos padrões exigidos do modelo dissertativo-argumentativo, com algumas ressalvas.
    Sempre releia e busque por erros de escrita, como acrescentar vírgula a cada conectivo que você utilizar, para que isso não lhe desconte pontos, já que cada um é necessário! Uma dica: troque essa frase muito longa “responsabilidade governamental(tanto federal, como estadual e municipal)” por “responsabilidade estatal/do Estado”. E sempre no final do texto retome alguma alusão que você tenha feito, pra mostrar para o corretor que a sua redação é cíclica e todos os pontos estão ligados uns aos outros, criando coerência e não fugindo do tema.
    Não se esqueça também de praticar sempre que puder, para não perder o hábito e melhorar a cada redação que você fizer.

    • 1
  3. Acredito que a redação tenha sido feita da maneira correta, porém teve alguns errinhos que poderiam ter sido evitados, procure sempre ler e reler o texto para que isso não ocorra. Na minha opinião conseguiria uma boa nota, é bom levar em consideração o uso de dados, e porcentagens isso agrega muito na redação, pois não passa a impressão do achismo, e sim que entende do assunto. Você não fugiu do tema, e teve boa compreensão do mesmo. Achei que houve algumas repetições de palavras, mas nada que fosse muito relevante ou prejudicial. Resumindo, uma boa redação !

    • 1
  4. Opa, olá.

    Sua redação à princípio está boa, bem estruturada. Só me ficou confuso algo que você escreveu na introdução:

    “Depreende-se, exemplificadamente, que entrar e manter-se em unidades educacionais são os principais óbices que ‘perpetuam’ o desconhecimento do alfabeto, da leitura e/ou da escrita.”

    Esse trecho dá a entender que entrar e se manter em unidades educacionais é o principal obstáculo para o desconhecimento do alfabeto.

    Acredito que para esclarecer melhor a sua ideia, deveria ter escrito:

    “Depreende-se, exemplificadamente, que não conseguir entrar assim como não conseguir manter-se em unidades educacionais são os principais óbices que ‘perpetuam’ o desconhecimento do alfabeto, da leitura e/ou da escrita.” – Dessa forma a ideia fica mais clara e de acordo com o seu texto. Da forma como você escreveu, deu a entender que o fato de conseguir entrar e se manter em unidades educacionais fossem o obstáculo, como se as unidades educacionais que atrapalhassem, uma vez que é justamente o fato de entrar e se manter lá que é o entrave.

    • 1
  5. Eu achei a redação muito bem desenvolvida com fundamentações e estatísticas consistentes.
    Acredito que você alcançaria a uma ótima nota.
    Só dou um conselho na questão de revisar o texto antes de entregar porque tem alguns errinhos,faltando algumas letras ou afastamentos demais e eu acredito que tudo isso seja devido à falta de revisão,mas tirando isso sua a redação tá ótima.

    • 1
  6. introdução: Faltou virgula (Em 2017, a record exibiu, por meio de uma reportagem, a cidade de Caxingó…). A priori não é mais usado como elemento coesivo. Não faz sentido o “perpetuam” estar entre parênteses.

    Desenvolvimento: o seu primeiro e segundo desenvolvimento, bem como todo o texto, está faltando pontuação. Você não coloca crase, pontuação, nem aspas no segundo desenvolvimento, não faz boas alusões e não apresenta um argumento concreto.

    Desenvolvimento: Quando vc for citar o agente, vc tem que dizer um agente em específico, a ação ficou muito genérica, além dessas explicações entre parênteses serem bem informais. Esse “consequentemente” ficou muito esquisito. No segundo período vc cita uma ação, sendo que vc ja citou uma ação bem genérica lá no primeiro período, não além de ter colocado um monte de parênteses, que não era para estar ali
    competência 1: 80
    competência 2: 80
    competência 3: 120
    competência 4: 80
    competência 5: 80
    total: 440

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.