Analfabetismo no Brasil

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A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, busca assegurar o direito a educação. Entretanto, no cenário brasileiro, observa-se o contrário quanto ao analfabetismo. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema em decorrência da falta de motivação e a falta de acessibilidade a escola. Desse modo, evidencia-se a necessidade de serem tomadas atitudes pelas autoridades competentes para resolver a problemática do analfabetismo no Brasil.

Inicialmente, é importante analisar como a falta de motivação impede a mitigação do entrave, visto que falta estrutura física da parte das escolas, dos laboratórios de ciências e informática, da biblioteca atualizada, quadras esportivas, refeitório, disciplinas extracurriculares como dança e teatro também geram essa falta de motivação. Segundo Oscar Wilde, escritor irlandês, a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem. Nesse sentido ao relacionar esse pensamento com a realidade brasileira, sobretudo quando o assunto é analfabetismo, vê-se que a população não adquire tal característica para combater o impasse e, consequentemente, melhorar o cenário que vive. Assim sem questionar a problemática e sem assumir uma conduta assertiva, o sujeito tende a dificultar o avanço do país.

Por conseguinte, compreende-se que o analfabetismo instalou-se na coletividade ao passo que a falta de acessibilidade as escolas existam, já que de acordo com o IBGE, mais de 60 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza, isto é, vivem em situações precários, locais precários, onde que é difícil a locomoção, onde é preciso sacrifício para chegar a escola. Nesse raciocínio, o dramaturgo George Shaw, afirma que a mudança é um elemento crucial para o progresso de uma nação, além de falar que os indivíduos que não conseguem mudar sua mente nem seus comportamentos, permanecem inertes. É por isso, lamentavelmente, que a falta de acessibilidade as escolas persiste no cotidiano dos brasileiros, impedindo a resolução do analfabetismo e corroborando com a permanência de atitudes passivas e ineficientes.

Em suma, é necessário reverter o quadro atual. Para tanto, é dever do Ministério da Educação por meio de investimentos, fazer melhorias nas estruturas das escolas. Esse projeto será efetivado com, modernização das salas de aulas, melhores condições de trabalhos para professores e alunos e melhoria no transporte de crianças mais necessitadas a escola, para que a motivação e a forma de acessar a escola sejam melhores. Desse modo, o analfabetismo já não será um problema para a nação verde-amarela.

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4 Correções

  1. Ótima redação, com boas teses e argumentos!!!!
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    Bom profundamento, bem objetiva e detalhada!!!!
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  2. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa;
    Nota:160

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
    Nota:180

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Nota:160

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Nota:160

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Nota:200

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  3. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa;
    Nota:160

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
    Nota:200

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Nota:160

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Nota:160

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Nota:200

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  4. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa; 
    Nota:160

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 
    Nota:

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
    Nota:168

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
    Nota:160

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
    Nota:160

    Dúvidas: [email protected]

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