Iniciante

Analfabetismo no Brasil

  • 0

No livro “a menina que roubava livros” a protagonista Liesel Meminger furtava livros, mesmo sem saber ler, mas acabou aprendendo com seu pai adotivo. Assim como uma grande parcela da população brasileira não é alfabetizada e infelizmente não tem a mesma sorte que a protagonista.

 

Por conta disso um alto índice de desemprego acaba surgindo, e essas pessoas são obrigadas a buscarem emprego em sítios, fazendas e carpirem terrenos. Além disso precisam sustentar grandes famílias com pouco dinheiro, ocasionando um ciclo, onde os descendentes vão crescer sem serem alfabetizados e acabam tendo que trabalhar antes da hora com seus pais

 

Então como essas pessoas tem um baixo salário, as próprias não tem condições de alugar casas, pois toda sua renda é gasta com comida e rémedios essenciais, então acabam morando em casas de amigos ou na rua. E bem como os cegos, os analfabetos não conseguem ler placas então podem ficar perdidos e á deriva de ajuda, que na maioria das vezes não ocorre.

 

Isto é uma realidade que poderia ser diferente, caso o governo fornecesse escolas de qualidade em todos os lugares onde se encontra população, e ainda prestasse ajuda aos que não tiveram ensino enquanto jovens, dessa forma todo o país ganha, pois com toda a população alfabetizada a taxa de desemprego cai e a economia flui melhor, e também da uma vida digna as pessoas. E da mesma forma que ocorre no clássico “a menina que roubava livros” o ato de compartilhar livros e informação com os outros é uma forma que todos podem ajudar para solucionar esse grande problema.

Compartilhar

3 Correções

  1. olá
    sua introdução faltou a apresentação das teses e do tema, o que é essencial, faltou o uso de articuladores em seus parágrafos de desenvolvimento (o uso dos mesmo é indispensável)
    suas ideias são excelentes, você só precisa aprender a como usá-las de maneira correta e usar uma estrutura para redação
    continue treinando que tenho certeza que irá longe
    eu confio!!

    • 0
  2. OLÁ BOA NOITE TUDO BEM?

    O SEU TEXTO FICOU BOM,SÓ TEM ALGUNS ASPECTOS QUE SÃO NECESSÁRIO MELHORIAS…
    NO SEU TEXTO EU PERCEBI QUE NA INTRODUÇÃO FALTOU A TESE( A SUA OPINIÃO SOBRE O PROBLEMA). A FALTA DE CONECTIVOS E USO DA PONTUAÇÃO INCORRETAMENTE (ISSO EM TODO O TEXTO). O DESENVOLVIMENTO FICOU MUITO SUPERFICIAL E A CONCLUSÃO EU SENTI FALTA DO AGENTE MEIO FINALIDADE E DETALHAMENTO. AS FRASES FICARAM UM POUCO CONFUSAS SEM CONEXÃO. NO GERAL VOCÊ TEM ENTENDIMENTO SOBRE O ASSUNTO QUE É MUITO BOM,É NECESSÁRIO APENAS QUE VOCÊ ORGANIZE SUAS IDEIAS E TENTE ESTUDAR UM POUCO A ESTRUTURA DA REDAÇÃO.

    SUA NOTA:
    ENTRE 440E 480

    CONTINUE ESTUDANDO,VOCÊ VAI LONGE!

    ESPERO TER AJUDADO :)

    • 0
  3. INTRODUÇÃO: apesar de possuir contexto, há a falta de vários elementos que constituem a introdução. Tema: você deve citar o tema da redação após a explicação do contexto/repertório.
    Tese: é a ideia a ser defendida, que pode ser dividida em dois núcleos para serem trabalhados nos parágrafos de desenvolvimento, e que normalmente fica após o tema, no fim do paragrafo.

    DESENVOLVIMENTO 1: onde será trabalhado o primeiro núcleo da sua tese. Deve conter afirmação da tese com explicação, e um exemplo que pode ser um segundo repertório, como você fez na introdução. Por fim, você deve concluir o parágrafo.

    DESENVOLVIMENTO 2: o mesmo de desenvolvimento 1, porém, aqui você irá trabalhar o segundo núcleo da sua tese.

    CONCLUSÃO: No inicio, você deve fazer a retomada do assunto, e elaborar sua proposta de intervenção, que deve conter o Agente (aquele que irá realizar a ação), Ação (atitude a ser feita), Efeito (efeito que a ação terá), Modo (como será feito) e detalhamento (onde você pode colocar mais alguns detalhes.

    Obs: no seu texto, há a falta de estrutura e exemplos que comprovem o que você está dizendo. Suas ideias são boas mais não estão dispostas no texto de maneira organizada.

    NOTA: 420

    Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.