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Analfabetismo no Brasil

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Dados revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que atualmente existem cerca de onze milhões de analfabetos no país. Não se trata apenas do conhecimento das vogais e consoantes que vão de A à Z, mas também da capacidade do cidadão traçar o próprio nome e soletrar pequenos textos, no mínimo. O Brasil, desde o seu descobrimento, aponta para grandes desigualdades sociais e econômicas. Índios e escravos estrangeiros foram imersos em rotinas insalubres e sem direitos – apenas deveres. A burguesia era a classe favorecida e considerada apta aos direitos concernentes à vida em sociedade.

Como resultado da miscigenação e crescimento da nação, surgiu uma classe cada vez mais desfavorecida: homens, mulheres e crianças sem acesso à informação e educação acadêmica. Embora a globalização tenha alcançado a pátria amada, o avanço tecnológico não trouxe o total alfabetismo brasileiro. Ainda é possível encontrar povoados sem conexão à internet e lugares onde escolas são escassas e difíceis de acessar. A região nordeste é uma das mais afetadas neste cenário, onde é possível encontrar analfabetos funcionais, ou seja, aqueles que apesar de saberem ler e escrever, são incapazes de interpretar o que foi lido. A falta de informação às classes menos favorecidas permite que a ignorância permaneça presente no cotidiano dos brasileiros. Por outro lado, existem pessoas com oportunidades de adquirir conhecimentos, no entanto estão acomodadas e conformadas pelas situações que enfrentaram no passado.

O analfabetismo nacional é resultado da constante falta de igualdade de direitos e ausência de políticas educacionais inovadoras. Fazem-se necessários investimentos em todos os níveis de educação, sendo eles, fundamental, médio, técnico e superior. Porém, a educação básica requer um olhar especial. É importante a criação de metodologias de ensino capazes de serem facilmente compreendidas por crianças e idosos; didáticas que quebrem antigos paradigmas e mitos sobre direitos e deveres dos cidadãos, independente de cor, crença ou classe econômica. Mais escolas precisam ser implantadas, abrangendo, literalmente, todo o território nacional. Como consequência, os novos formatos digitais devem se aliar no combate ao analfabetismo no Brasil.

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6 Correções

  1. Olá! Uma boa dica para suas redações ficarem ainda melhores é definir bem e contrastar as teses, de forma que durante a leitura vc seja capaz de grifar um trecho do parágrafo na qual toda a argumentação está girando em torno. Outra sugestão essencial é o uso de conectores entre as ideias (ex. portanto, entretanto, dessa forma, logo, assim) para que haja uma harmonia entre as informações citadas e principalmente para que o corretor entenda o que vc está querendo dizer sem precisar de muitos esforços. Continue escrevendo que a tendência é vc obter notas cada vez maiores! Abraços!

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  2. Parabéns! Sua redação ficou bem clara e objetiva. Entretanto, na dissertação deve haver 4 parágrafos, 1 introdução 2 argumentação e 1 conclusão. Fora esse aspectos, você desenvolveu muito bem e mostrou que entende do assunto.
    C1 180
    C2 200
    C3 180
    C4 120
    C5 200
    Resultado final:880
    Obs: Pratique mais redações dissertativas, e organize suas ideias com a quantidade de parágrafos adequados digna de uma redação nota 1000!

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  3. Introucao: repetição de ideias, além de “O Brasil, desde o seu descobrimento, aponta para grandes desigualdades sociais e econômicas. Índios e escravos estrangeiros foram imersos em rotinas insalubres e sem direitos – apenas deveres. A burguesia era a classe favorecida e considerada apta aos direitos concernentes à vida em sociedade.” estar apenas descrevendo acontecimento e fim do paragrafo, sem apresentar sua tese
    se essa for ser sua tese, escreva-a de forma problematica
    d1: “Ainda é possível encontrar povoados sem conexão à internet e lugares onde escolas são escassas e difíceis de acessar”. frase solta, explique: pq isso é um problema? qual relaçao com o tema?
    segue essa frase “Por outro lado, existem pessoas com oportunidades de adquirir conhecimentos, no entanto estão acomodadas e conformadas pelas situações que enfrentaram no passado.” que contraria sua ideia, vc pode trabalhar ela em um segundo trabalho e apontar essas pessoas na sua introducao
    conc: é um segundo desenvolvimento, com outras ideias, outras opiniões e outros argumentos. Na conclusao, se for o caso de enem, deve apresentar finalidade, agente, açao, detalhamento e modo/meio de solucionar os problemas relacionados na introducao, aqui nao é hora de apresentar novos saberes.
    De modo geral vc escreve bem, se for uma redação casual te aconselho a diminuir seus paragrafos dividindo as ideias para melhor assimilacao de seu pensamento. Além disso, tente colocar começo, meio e fim a cada subdivisao trabalhada
    continue treinando aos poucos esses erros bobos vao sumindo e sua redacao ficara 10

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  4. Oi! Parabéns pela redação! Você escreve muito bem e demonstra ter conhecimento do panorama dissertado. Contudo, observei os seguintes aspectos (fora aqueles já apontados pelos outros colegas corretores):
    – Há uma redundância no seu primeiro parágrafo:
    “Dados REVELADOS pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) REVELAM que atualmente (…)”.
    – “A falta de informação às classes menos favorecidas permite que a ignorância permaneça presente no cotidiano dos brasileiros. “
    Sim, é verdade, mas senti que essa afirmação ficou meio jogada no seu parágrafo. Ainda mais levando-se em conta que na oração anterior a essa você disse que os analfabetos funcionais podem ler – o que ele está lendo seria uma fonte de informação, certo? – e escrever mas não sabem interpretar, de forma que, se formos analisar, portanto, o problema não é exatamente a falta de informação, mas sim da possibilidade de compreensão e interpretação dessa informação.
    – “Por outro lado, existem pessoas com oportunidades de adquirir conhecimentos, no entanto estão acomodadas e conformadas pelas situações que enfrentaram no passado.”
    Acho que ficou faltando o pronome relativo “que”acompanhado de vírgula antes de “no entanto”.
    – “Fazem-se necessários investimentos em todos os níveis de educação, sendo eles, fundamental (…)”
    Não deve haver vírgula depois de “sendo eles”.
    Enfim, mais uma vez, parabéns! :3

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  5. Texto rico com dados, porém faltou marcar tese no parágrafo de introdução. Tenha cuidado para seu texto não ficar muito expositivo,as vezes poupar um pouco de dados é melhor do que colocar em excesso. Normalmente se usa dois parágrafos para o desenvolvimento, deixando o texto mais organizado. Muitas ideia boas no parágrafo de conclusão, porém é necessário marcar o agente para cada proposta de intervenção. Evite usar conjunções coordenativas na conclusão. Além disso é bom explicar como deverá ser realizada cada proposta.
    Não encontrei erros ortográficos.
    Em geral, o texto está bom, muito rico de alusões. Parabéns pelo texto!

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  6. Olá! Sua redação ficou boa, mostrou que entende do assunto. Citou dados estatísticos. E soube argumentar bem, algo fundamental na redação do Enem. Também não achei erros ortográficos.
    Contudo atenção na estrutura do seu texto. O recomendável é que ele tenha 4 parágrafos, sendo 1 de introdução, 2 de desenvolvimento e 1 de conclusão.
    Atenção, também, ao tamanho destes parágrafos. Seu texto está com períodos longos, o que causa um texto cansativo de ser lido.
    Continue escrevendo, pois é praticando que se chega a perfeição. Parabéns pelo texto!

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