No livro “Flores para Algernon” da década de 50 temos o protagonista, Charlie Gordon, analfabeto por conta de seu QI abaixo da média e frequentador de um colégio para adultos retardados. Durante o ano de publicação do livro, aqui no Brasil os analfabetos eram excluídos da sociedade e sem o direito de voto. Infelizmente, ainda temos muitas pessoas analfabetas igual a Charlie, mas em grande maioria não por retardo mental, e sim por falta da oportunidade de estudar e aprender a ler e escrever.
Cerca de 11 milhões de brasileiros são analfabetos, entre eles os analfabetos funcionais, e 13% são pessoas que completaram o ensino médio público. A principal causa do analfabetismo seria a evasão escolar, tanto por pessoas que se sentiram desmotivadas ou que tiveram que abandonar a escola para trabalhar, por conta disso, esses cidadãos analfabetos perdem vagas de emprego muito melhores do que aquelas que “tiveram” ao terem a necessidade de sair da escola.
Outro motivo é a dificuldade e o preconceito que pessoas mais velhas sofrem ao tentar retomar os estudos no EJA ou até mesmo as péssimas estruturas que as escolas têm; analisando esses casos vemos que o analfabetismo não é algo isolado e solto no mundo, mas causado e mantido por todo um contexto político, econômico e social.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para resolver o problema. O Ministério da Educação junto ao Ministério dos Direitos Humanos podem incluir mais horários e/ou alterar os já existentes para o acontecimento do EJA ajudando as pessoas que trabalham a noite ou dispõem de menos tempo para estudar; a criação de um EJA a distância também deve ser considerada, com vídeo aulas online, ajudando na flexibilidade de horários, permitindo pessoas com uma condição melhor de estudar pela internet e ajudando os professores a distribuírem e ajudarem melhor os alunos em aulas presenciais.
Anaazeved
Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção. Vou começar pelos comentários.
Introdução:
Ótima citação literária, vou só reformular o texto pra para ficar mais coeso e com uso correto da vírgula.
No livro “Flores para Algernon”, publicado na década de 50, o protagonista Charlie Gordon é considerado analfabeto, uma vez que seu QI se encontra abaixo da média e ele frequenta um colégio para adultos denominados retardados. Durante o ano de publicação do livro, no Brasil, os analfabetos eram excluídos da sociedade não possuíam o direito de votar. Todavia, ainda temos muitas pessoas analfabetas igual a Charlie, mas não por retardo mental, e sim por falta da oportunidade de estudar e aprender a ler e escrever.
A data em que foi publicado fica entre vírgulas, pois é uma explicação. Achei mais gentil colocar “denominados retardados” para não ferir os direitos humanos. Coloquei o conectivo “todavia”, pois conectivos aumentam muito a nota na competência 4.
Você apresentou um argumento apenas (a falta de oportunidade de estudar), é bom que apresente os dois. No entanto, sua tese ficou bem evidente, parabéns.
1° parágrafo:
É muito importante que você comece o primeiro parágrafo com um conectivo e com uma afirmação sobre o argumento. Vou dar um exemplo:
Em primeira análise, é válido ressaltar que a saída precoce de alunos dos centros de ensino interfere diretamente na problemática. Ademais, cerca de 11 milhões de brasileiros são analfabetos, entre eles os analfabetos funcionais, e 13% são pessoas que completaram o ensino médio público.
No lugar do “serie” coloque é, pra demonstrar que você tem confiança no que está falando e convencer o leitor de que seu ponto de vista está correto.
Você não colocou quem fez essa pesquisa que você citou, fica parecendo que inventou se não colocar um órgão tipo o MEC, a OMS ou qualquer outra instituição. Cuidado amiga os corretores tiram muito ponto disso.
Não coloque entre aspas a palavra, procure no google um sinônimo pra substituir ela se tiver dúvidas.
Você desenvolveu muito bem o argumento, mas poderia explorar mais suas ideias. Além de que esse repertório foi muito bom, mas não foi válido pois você não coloque um agente legitimador (quem fez a pesquisa).
2° parágrafo:
Coloque um conectivo para começar o parágrafo. Ex: Outrossim, outro fator agravante do analfabetismo no Brasil é a dificuldade…
Ficou muito vago seu argumento amiga, e você teria que ter apresentado ele la na introdução para ficar mais organizado. Faltou um repertório aí. Você poderia ter usado dados do Ministério da Educação sobre pessoas idosas e os estudos.
Conclusão:
Aconselho você retomar o tema ou sua tese no começo da conclusão, os corretores gostam.
Substitua o “podem” por “devem”.
Agente: correto.
Ação: correto.
Modo/meio: faltou explicitar como será feito (x: através de investimentos, arrecadação de verba,etc). INCORRETO.
Detalhamento: Correto. Você trouxe riqueza de detalhes da sua proposta.
Efeito: INCORRETO. Precisa falar o efeito que a ação vai ter na sociedade, o objetivo. (ex:, com o objetivo de erradicar o analfabetismo no brasil e democratizar o acesso à educação)
VOU TE DAR UMA DICA BÔNUS. Finalize a conclusão com o repertório que usou no início. Tipo:
Tais medidas com a finalidade de finalmente contornar a realidade do livro “Flores para Algernon”. Os corretores adoram e demonstra organização textual.
NOTA:
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 120 (poucos ou quase nenhum erro ortográfico e de acentuação, mas muitos erros de vírgula e regência)
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.)
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (você teve apenas um argumento explorado, o outro ficou muito vago amiga, tente desenvolvê-lo mais, além do que, faltaram repertórios)
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 120 (use mais conectivos e organize melhor as palavras no seu texto)
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (faltam dois tópicos importantes, o meio e o efeito esperado)
NOTA FINAL: 760
Você escreve muito bem e está acima da média dos outros estudantes, está no caminho certo pra redação nota 1000, de verdade. Voou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar demais sério, além de ser muito divertido e bonito o professor rs. Tenho certezaq que você vai passar no curso que deseja.
ESPERO TER AJUDADO!