Analfabetismo no Brasil

  • 0

Seguindo pela Constituição Federal de 1988, é garantido pelo Artigo 6º o direito a educação. Todavia, não é na prática que este direito se encontra, mas apenas na teoria, causando prejuízos a sociedade. Esse problema nefasto ocorre não só em razão da negligência do Estado, mas também devido à falta de abordagem desse assunto para discutir as suas consequências.

A priori, tais coisas advêm da negligência estatal. Segundo o filósofo John Locke, há um rompimento com o contrato social, de modo que o Estado não cumpre em disponibilizar a sociedade o que é garantido pela Carta Magna. Assim sendo, esta violação reduz a taxa de alfabetização dos brasileiros, aumentando os índices de analfabetismo, e deixando apenas na teoria um direito constitucional.

Outro fator importante é a pouca abordagem deste assunto, o que impossibilita a resolução do problema. Segundo o patrono da educação, Paulo Freire, a educação é que muda a sociedade, e sem ela a sociedade não muda. Diante do exposto, é indispensável a escolaridade para a boa formação da sociedade, sendo importante uma uma medida governamental a fim de resolver esse problema.

Portanto, fica evidente que o analfabetismo deve ser combatido. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação investir na construção de escolas nas regiões onde há poucas ou nenhuma rede de ensino, e na alfabetização dos adultos sem escolaridade, por meio de financiamento na área educacional estrutural. Somente assim haverá a efetivação do direito social garantido pelo Artigo 6º da Carta Constitucional.

Compartilhar

4 Correções

  1. Gostei muito da sua redação, tá bem objetiva e bem estruturada. Porém senti que o primeiro paragrafo de desenvolvimento não foi bem trabalhado, pois ele usa da mesma opinião da introdução, inclusive com as mesma palavras.
    Também senti que já conhecia essa redação, creio que usou algum modelo conhecido, cuidado pra não se perder na autoria de outra pessoa.
    Ao todo, só precisa de mais detalhamento e argumentação própria.
    Boa sorte!!!

    • 1
  2. Parabéns,sua escrita é muito objetiva e você possui bons argumentos,acredito que o que faltou foi um detalhamento maior da sua proposta de intervensão.Continue progredindo.

    Uma forma de melhorar a conclusão é pensar no que poder ser feito para combater a questão antes de começar a redação,assim fica mais fácil de organizar,e dar exemplos.

    • 1
  3. Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção. Vou começar pelos comentários.

    Introdução: Você apresentou sua tese de forma sucinta. Além disso, apresentou logo seus argumentos demonstrando organização textual. Muito bem.

    Eu mudaria o início da introdução e substituiria esse “seguindo”. Vou te dar um exemplo.

    “A Constituição Federal brasileira de 1988 garante, no seu artigo 6º, o direito à educação como inerente a todos os cidadãos.”

    1° parágrafo: Parabéns pela referência.

    Enviei uma redação para o descomplica utilizando “A priori” e eles disseram que não é bom utilizar e alguns corretores tiram ponto por não ser um conectivo adequado, pode ser substituído por “Em primeira instância”.

    “Coisas” demonstra oralidade. Sugiro substituir por “ocorrência” ou “tal problemática”.

    Parabéns, você escreve muito bem. No entanto, sugiro explorar mais seu primeiro argumento.

    2° parágrafo:

    Tente iniciar o segundo parágrafo com um agente coesivo, por exemplo “Outrossim”.

    Sugiro mudar a ordem pra ficar melhor de se ler “Ademais, segundo Paulo Freire, patrono da educação BRASILEIRA,….”

    Uma está repetido duas vezes.

    Você poderia explorar mais o argumento e deixar ainda mais claro seu ponto de vista. Tente convencer o leitor de que seu ponto de vista é o correto.

    Conclusão: Agente: correto.

    Ação: correto.

    Modo: correto.

    Detalhamento: INCORRETO. Você poderia ter trago maior riqueza de detalhes da sua proposta.

    Efeito: correto

    NOTA:

    Parabéns, você escreve muito bem e está bem acima da média da maioria dos alunos.

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (Apresenta poucos erros ortográficos. Todavia, somam mais de 2 erros.)

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo).

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (sugiro explorar mais os argumentos)

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (articulou bem e organizou o texto de forma elucidativa)

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (falta um tópico importante, o detalhamento)

    NOTA FINAL: 880

    Parabéns, você está no caminho certo para o 1000

    Um conselho: percebi que usou como base uma redação nota mil, cuidado para não se perder e perder a originalidade e autoria.

    ESPERO TER AJUDADO!

    • 1
  4. Oie, tudo bom? Achei a sua redação muito boa. Gostei muito do parágrafo de conclusão. Na minha opinião, só faltou desenvolver um pouco mais nos desenvolvimentos porque, para mim, ficou um parágrafo mais expositivo, porém, está ótima a sua redação. A sua estrutura é muito boa e possui bastante conectivos, continue assim.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.