Analfabetismo no Brasil

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  Percebe-se que, principalmente, no século em que vivemos, a alfabetização é essencial para o ser humano no dia à dia, onde encontramos, nas menores de nossas obrigações, a necessidade cognitiva de ler ou escrever. Mesmo com a queda exponencial do analfabetismo no Brasil, que em 2018, caiu de 6,8 pra 6,6 em 2019 – dados apresentados pelo IBGE, é possível afirmar que esse problema ainda está longe de acabar.

Por conseguinte dos dados apontados pelo IBGE, em 2018, cerca de 11,3 milhões  da nossa população, com 15 anos ou mais, não eram alfabetizados, o que cria uma serie de problemas, tais quais: a exclusão social, e a dificultação ao mercado de trabalho e financeiro. Que também, é um exemplo de onde acontece a desigualdade social.

Segundo o filósofo alemão Immanuel Kant “O homem é aquilo que a educação faz dele”. Podemos então, a partir dessa afirmação, concluir que a alfabetização é uma legislação, indispensável para que nós possamos ter nossa própria identidade, que quando não exercida, ocasiona uma quebra do contrato social, tal como exposto pelo filósofo contratualista John Locke, diz que o Estado deve garantir direitos indispensáveis à toda população.

Portanto, para melhorar a condição dos analfabetos no Brasil, o Estado, em conjunto com o Ministério de Trabalho, deve criar, em parceria com iniciativas privadas, um programa que, incentive a contratação de pessoas que se encontram nestas condições, afim de melhorar suas qualidades financeiras. De sua parte, o Ministério da Educação, em conjunto com o governo, por meio de verbas governamentais, deve apresentar mais escolas publicas, e métodos mais eficazes  de ensino, em locais onde apresentam ter maiores taxas de analfabetismo, em função de à curto prazo, aumentar mais ainda a queda dessa disfunção no Brasil.

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3 Correções

  1. Introdução:
    Sugiro que você deixe os dados que tiver para apresentar nos desenvolvimentos. Busque conectar mais sua introdução com o resto do texto. Sugiro iniciar a introdução com a apresentação de repertório, esse é um excelente modo. Senti a falta de traços interventivos no final da introdução, pesquise sobre isso, ajuda na sua nota final.

    Desenvolvimento 1:
    Sugiro iniciar o desenvolvimento um com um conectivo que indique início, como: “a princípio” “inicialmente” “em primeira análise” “em primeiro plano” etc. Você defendeu seu ponto de vista, isso é bom, entretanto, senti novamente a falta de traços interventivos e conectivos.

    Desenvolvimento 2:
    Senti novamente a ausência de um conectivo de início de parágrafo, sugiro que pesquise sobre conectivos. Ausência de traços interventivos.

    Conclusão:
    Grafa-se “Ministério do Trabalho”. “Governo” é um termo muito amplo, tente ser mais específico (a). Em relação a estrutura básica da conclusão você se saiu relativamente bem, sugiro que pesquise modelos nota mil de conclusão e inspire-se neles.

    Nota:
    C1: 200
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 160
    Total: 800

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  2. O seu texto não apresenta uma tese clara na introdução, a tese é composta por dois principais argumentos norteadores da sua argumentação, é importante para que você aborde sucintamente o que seria abordado nos dois próximos parágrafos de desenvolvimento. E então, depois de ter inserido na introdução a sua tese, você deveria ter desenvolvido esses argumentos, inserindo fatos e dados e sempre direcionando de acordo com o seu ponto de vista.
    Os argumentos, ainda que adequados, são às vezes superficiais, sem conexões entre eles. Promova um raciocínio consistente do começo ao fim do texto. Mas é uma abordagem inteligente.

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  3. Muito boa redação, acho que deveria detalhar mais o parágrafo de Desenvolvimento 1
    Foi muito feliz nas alusões que fez, e isso pode alavancar sua nota.
    A intervenção, a qual, em minha opinião, você compreende as competências básicas do Enem, você soube escreve-la.
    Acredito que se continuar estudando, você tem tudo para de suceder na redação do Enem
    Nota: 880

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