A Constituição Federal de 1988 diz, em seu artigo 6°, que todos os brasileiros têm direito a educação. No entanto, percebe-se que por mais que esse direito esteja garantido constitucionalmente, muitos brasileiros não podem usufruí-lo. Diante disso, faz-se necessário medidas interventivas para conter esse problema agravado por questões como negligência governamental e desigualdade social.
Primeiramente, é importante destacar a má administração que o executivo faz na política de alfabetização ao tomar medidas que realçam a desigualdade econômica regional do país e ainda não resolvem o entrave em questão. Como exemplo, tem-se a providência instaurada nos anos 90, no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, que determinou que os anos primários seriam responsabilidade dos municípios. Dessa forma, muitos municípios apresentaram dificuldades, visto que nem todas as cidades possuem a mesma arrecadação e muitas acabaram com poucos recursos para educar direito os alunos. Diante dessa realidade, nota-se que uma medida tomada para diminuir a alfabetização no Brasil acabou por aumentar o problema.
Outrossim, a desigualdade socioeconômica no país é outro fator que agrava essa questão. De acordo com o índice de Gini – medida que classifica o grau de desigualdade em um país –, o Brasil está entre os 10 países mais desiguais do mundo. Nessa lógica, muitos estudantes que enfrentam esse obstáculo acabam sendo prejudicados, pois muitas crianças acabam sendo forçadas a saírem da escola ainda cedo para poderem trabalhar e acrescentar na renda familiar. Após isso, dificilmente voltam aos estudos e, por consequência, chegam à vida adulta sendo analfabetas.
Portanto, deeprende-se que ações são necessárias para reverter esse quadro. É importante que o Ministério da Educação – órgão responsável pelas políticas nacionais educativas – passe a administrar os anos primários, para assim reduzir as desigualdades regionais. Afinal, as escolas com maiores investimentos terão mais qualidade de ensino e garantirão uma educação ideal para que assim os brasileiros possam desfrutar de seus direitos reservados na Carta Magna.
Millenabat
Competência 1: 120, atente-se aos desvios e ao uso de vírgulas.
Competência 2: 160, atente-se a produtividade de seu repertório.
Competência 3: 160, atente-se a desenvolver o tema em todo o texto, procure repetir a frase temática pelo menos 1 vez em cada parágrafo, caso contrário seu texto parece não ser linear.
Competência 4: 200
Competência 5: 120, atente-se a colocar todos os elementos, nesse caso faltou o meio/modo e o detalhamento.
Nota: 760
maysasilvaf
Competência 1: 110 Muita repetição de palavras e do “que” tente substituir ou evitar.
Competência 2: 100 falou pouco sobre o verdadeiro tema, alfabetização e focou em educação no geral
Competência 3: 100 faltou um pouco de um repertório mais amplo sobre o assunto
Competência 4: 200
Competência 5: 120 faltou o meio e detalhamento
Total: 630
João.
A sua conclusão está incompleta.
Nela só têm: agente, ação e efeito, uns 120 pontos nela.
Seria bom terr: agente, ação, meio e detalhamento e efeito , para atingir os 200.
Sua competencia 1 está boa, mas creio que perderá pontos em competencia 3 e na competencia 4 também
daria de 780/840 pra ela.
Abraço
PauloGabriel168
A sua conclusão está incompleta.
Nela só têm: agente, ação e efeito, uns 120 pontos nela.
O certo seria ter: agente, ação, meio e detalhamento e efeito , p atingir os 200
Sua competencia 1 está boa, mas creio q perderá pontos em competencia 3 e na competencia 4 também
daria de 780/840 p ela. Abraço
Gustavo Lemes Ribeiro
A sua conclusão está incompleta.
Nela só têm: agente, ação e efeito, uns 120 pontos nela.
O certo seria ter: agente, ação, meio e detalhamento e efeito , p atingir os 200
Sua competencia 1 está boa, mas creio q perderá pontos em competencia 3 e na competencia 4 também
daria de 780/840 p ela. Abraço
Melany Maioli
Olá Paulo todo bem? espero que sim, em primeira análise pode-se notar que ,sua redação. tem uma tese definida e argumento consistentes o que a deixou coerente parabéns porem no desenvolvimento do texto houve uma quebra e ficou meio sem sentido
Vou explicar :se no paragrafo ;Outrossim, a desigualdade socioeconômica no país é outro fator que agrava essa questão. De acordo com o índice de Gini – medida que classifica o grau de desigualdade em um país –, o Brasil está entre os 10 países mais desiguais do mundo. Nessa lógica, muitos estudantes que enfrentam esse obstáculo acabam sendo prejudicados, pois muitas crianças acabam sendo forçadas a saírem da escola ainda cedo para poderem trabalhar e acrescentar na renda familiar. Após isso, dificilmente voltam aos estudos e, por consequência, chegam à vida adulta sendo analfabetas.
Tivesse colocado assim: Em contrapartida , a desigualdade socioeconômica no país é outro fator que agrava essa questão. De acordo com o índice de Gini – medida que classifica o grau de desigualdade em um país –, o Brasil está entre os 10 países mais desiguais do mundo. Nessa lógica, muitos estudantes que enfrentam esse obstáculo acabam sendo prejudicados, pois muitas crianças acabam sendo forçadas a saírem da escola ainda cedo para poderem trabalhar e acrescentar na renda familiar. Após isso, dificilmente voltam aos estudos e, por consequência, chegam à vida adulta sendo analfabetas. BOM NÃO LEVE COMO PONTO NEGATIVO SO TOQUE QUE EU FARIA
PARABÉNS NOTA 750 CONTINUE
vanessamenndes
Competência 1: 110 Muita repetição de palavras e do “que” tente substituir ou evitar.
Competência 2: 100 falou pouco sobre o verdadeiro tema, alfabetização e focou em educação no geral
Competência 3: 100 faltou um pouco de um repertório mais amplo sobre o assunto
Competência 4: 200
Competência 5: 120 faltou o meio e detalhamento
Total: 630
Gabriela favero
Acredito que a conclusão falta mais soluções e ligações com o D1 e o D2.
O certo seria ter: agente, ação, meio e detalhamento e efeito tanto na intrudução quanto nos desenvolvimentos.
Sua competencia 1 está boa, mas creio q perderá pontos em competencia 3 e 4.
Tente treinar mais e ler redaçoes nota mil para se basear nelas.
RaissaAnatolio
Competência 1: 120
Competência 2: 100, você fala muito de educação tangeciando o real tema analfabetismo
Competência 3: 100, apesar de estabelecer argumentos em sequência não demonstra o conhecimento amplo sobre o tema, principalmente na introdução, analfabetismo.
Competência 4: 200
Competência 5: 160, faltou o meio na proposta
Total: 680
i4ng4r
A sua conclusão está incompleta.
Nela só têm: agente, ação e efeito, uns 120 pontos nela.
O certo seria ter: agente, ação, meio e detalhamento e efeito , p atingir os 200
Sua competencia 1 está boa, mas creio q perderá pontos em competencia 3 e na competencia 4 também
daria de 780/840 p ela. Abraço