Analfabetismo no Brasil

  • 0

Sabemos que, principalmente, no século em que vivemos, a alfabetização é essencial para o ser humano no dia à dia, onde encontramos, na menor de nossas obrigações, a necessidade cognitiva de ler ou escrever. Mesmo com a taxa de queda exponencial do analfabetismo , que vem diminuindo ao longo dos anos no Brasil – dados apresentados pelo IBGE, sabemos que esse problema ainda está longe de acabar.

Tendo em vista os dados apontados pelo IBGE que, em 2018, cerca de 6,8 da nossa população, com 15 anos ou mais, não eram alfabetizados, o que cria uma serie de problemas, tais qual: a exclusão social, e a dificultação ao mercado de trabalho, que é onde gera uma desigualdade social imensurável. Esse tipo de situação ocasiona uma quebra de contrato social do o governo, que se deve promover os direitos imprescindíveis, como á educação.

Segundo o filósofo alemão Immanuel Kant “O homem é aquilo que a educação faz dele”. Podemos então, a partir dessa afirmação, concluir que a alfabetização é algo indispensável para nós possamos ter nossa própria identidade.

Portanto, para melhorar a condição dos analfabetos no Brasil, o Estado, em conjunto com o Ministério de Trabalho, pode criar, em parceria com iniciativas privadas, um programa que incentive a contratação de pessoas que se encontram nestas condições, afim de melhorar suas qualidades financeiras. De sua parte, o Ministério da Educação, em conjunto com o governo, deve apresentar mais escolas publicas, e métodos mais eficazes  de ensino, em locais onde apresentam ter maiores taxas, em função de à curto prazo, aumentar mais ainda á queda de analfabetismo no Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi :)
    Você escreve bem!
    Foram ótimos argumentos
    Seu desenvolvimento foi muito bom, mas faltou alguns conectivos.
    Sua proposta de intervenção foi boa mas acredito que consiga desenvolver mais, tente utilizar um sequencia como agente, meio, ação, detalhamento e finalidade. mostra que você está dominando seus argumentos.
    continue assim, você é capaz!
    A prática leva a perfeição.

    • 1
  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 140 (existem bastante errinhos de português)

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200 (seu ponto foi claro e muito bem desenvolvido)

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 140 (poderia ser melhor e mais utilizado os conectivos)

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 140 (sua conclusão poderia ser melhor aprofundada, principalmente em relação as propostas de resolução de problemas. Lembre de ser o mais específico possível e entregar o mais “mastigado” que você conseguir!

    Final: 800

    • 1
  3. Competência 1: 120 pontos, há alguns erros de pontuação, como no a que deveria se craseado.
    Competência 2: 200 pontos, ótimos repertórios.
    Competencia3: 200 pontos, otmiso argumento.
    Competência 4: 120 pontos, pouco uso dos conectivos.
    Competencia 5: 160 pontos, as propostas de intervenção poderiam ser melhores.

    Nota: 800 pontos!!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.