O filme brasileiro “Central do Brasil” demonstra a realidade de muitos brasileiros os quais são analfabetos. Fora da ficção, o analfabetismo funcional – conhecimento de números e letras, mas incapacidade de compreender textos simples – continua sendo um grande problema no Brasil. Embora tenha havido avanços no combate ao revés, ele infelizmente não foi superado, por causa do defasado sistema de ensino, acarretando prejuízos ao desenvolvimento do cidadão.
Primeiramente, é perceptível que o sistema de ensino vigente no Brasil fomenta o aumento do analfabetismo funcional. Isso porque ele funciona segundo uma lógica em que o professor é o centro, e não o aluno, além de ser uma forma de ensino ainda muito arcaica, a qua valoriza mais quantidade em detrimento da qualidade. Esse fato corrobora a necessidade de haver a Educação Libertadora proposta pelo educador Paulo Freire, pois nela há um relacionamento muito mais produtivo entre alunos e professores. Portanto, nota-se a necessidade de mudanças no método de ensino brasileiro para combater o analfabetismo funcional.
Ademais, esse problema causa prejuízos ao desenvolvimento dos indivíduos. Nessa perspectiva, a incapacidade de compreensão de textos simples incita uma dificuldade em se relacionar e resolver as coisas no mundo atual, em que as pessoas são julgadas por diplomas, e propicia o sofrimento de preconceitos. Seguindo essa lógica, o escritor Monteiro Lobato afirmou que “uma nação se faz com homens e livros”, entretanto, para aqueles que não conseguem usufruir dos livros a realidade torna-se mais árdua e a sensação de não pertencimento torna-se grande. Assim sendo, uma melhora na alfabetização implica melhora na socialização e na vivência.
Em virtude dos fatos mencionados, o Ministério da Educação deve retomar o projeto Brasil Alfabetizado, o qual visa superar o analfabetismo em todas as idades, mediante abertura de nova resolução, com o fito de combater o analfabetismo funcional e, assim, reduzir o problema explicitado em “Central do Brasil”.
laaisx
Vou comentar sua redação!
Introdução:
– Repertório pertinente, mas acho que ficou superficial sabe? poderia ter falado que realidade é essa que o filme apresenta, é boa? é ruim? ele não problematiza
D1:
– Nessa parte “Isso porque ele funciona segundo uma lógica em que o professor é o centro, e não o aluno” não fica muito claro qual é o problema disso acontecer, poderia ter citado qual prejuízo essa lógica causa ao aluno, é por que na escola o aluno só fica assistindo o professor ensinar? é por que o professor não atende as particularidades dos alunos?
– Senti falta de desenvolver um pouco mais esse repertório, que relacionamento mais produtivo entre alunos e professores seria esse?
D2:
– Esse parágrafo está ótimo, argumenta bem, mostra o problema
– Acho que colocar “coisa” na redação é marca de oralidade, não use
Conclusão:
– A sua proposta está bem pequena e pouco detalhada
– Vc detalhou o Brasil Alfabetizado mas ainda assim a proposta ficou muito curtinha
– O meio está muito genérico
Fersevero
Oiii, adorei a sua redação e o modo como abordou o assunto – acho um tema muito pertinente para esse ano-. Não sou profissional, nem nada, mas vou pontuar algumas coisinhas que acredito que aumentariam o seu desempenho, irei analisar segundo as competências do enem:
Competência 1: Acredito que você teve um ótimo desempenho aqui, porque é tolerável até 2 desvios (gramática e escolha de palavra) e um sintático para atingir a nota máxima nessa competência e eu só notei dois:
* Na frase seguinte, penso que existe 2 opções para a melhorar: tirar a vírgula anterior ao “e”, pois a vírgula antes a ele dá outro sentido para a frase( adversativo/conclusivo ) e acredito que o sentido que você busca é aditivo, ou tirar o “e” e deixar a vírgula, para marcar uma elipse.
“Isso porque ele funciona segundo uma lógica em que o professor é o centro, e não o aluno”
*E a falta de vírgula após oração deslocada, na seguinte frase:
“entretanto, para aqueles que não conseguem usufruir dos livros(vírgula) a realidade”
OBS: o “a qua” após “muito arcaica” considerei um erro de digitação. E o “entretanto” entre vírgula, poderia ser considerado um erro sintático de justaposição. Todavia, não tenho propriedades suficientes para afirmar isso, mas, mesmo que considerado erro, tu não perderia nota aqui por estar dentro do tolerável.
Competência 2: Ela analisa se todos os elementos do tema foram abordados e se houve no mínimo 1 repertório legitimado, pertinente e produtivo. Você foi bem também, só quero afirmar uma coisa, caso o tema seja isso que você colocou no título, seria interessante apresentar mais vezes a palavra pertinência ou sinônimos, só percebi uma vez,assim como, na questão do repertório, eu avaliei o primeiro assim:
-É legitimado? sim, aborda um conhecimento de mundo sobre filmes.
-É pertinente? sim, associa ao menos a um elemento do tema “analfabetismo funcional”
-É produtivo? Sim, ilustra a situação proposta pelo tema e você vincula bem esse repertório à discussão.
Além disso, analisa se a tipologia textual foi respeitado, o que realmente aconteceu na sua redação.
Competência 3:Analisa o projeto de texto, a progressão temática e a capacidade que o participante tem de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista. Aqui, acho que algumas coisinhas poderiam fazer com que você perdesse pontos, no parágrafo 2 a parte da “qualidade e quantidade” precisam ser explicitadas, você deixou implícito o que queria dizer e isso faz com que o corretor tenha que trazer conhecimentos de fora para entender o que você disso, o que é avaliado nessa competência, por exemplo, a quantidade de horas, matérias, conteúdo…. e a qualidade daquilo que é dado. Ademais, você não perdeu, na competência 2, pontos, porque ela só avalia 1 repertório, já acredito que perderia na 3 por causa da falta de explicação, pois você afirmar que o professor é o centro e que isso causa o analfabetismo ,mas não explica porque isso ocorre . Nas outras questões está tudo ótimo. O final da sua conclusão ficou muito boa, o fato de você trazer elementos da introdução engrandeceu sua redação e demonstrou um planejamento de texto.
Competência 4 analisa os elementos coesivos, como sinônimos, palavras que conectem frases, pronomes e outros. Na questão dos nexos não notei nenhuma repetição, nem inadequação, só que nos sinônimos, no primeiro parágrafo, você repetiu a palavra “brasileiros” em um mesmo período e, no segundo, a “necessidade” em um mesmo parágrafo. Para palavras do tema existe um grau de tolerância com a repetição. No geral, você foi bem, só acho que isso cairia muito na questão de se o corretor nota ou não.
Competência 5: percebi todos os 5 elementos, mas gostaria de alertar que você poderia ter detalhado mais, em nenhum momento do texto você abordou que essa política pública existia e no final trouxe como única resolução, como ele visa superar o analfabetismo? . Vou avaliar como 160 porque, realmente, não sei se o corretor consideraria o detalhamento que tu colocou.
Por fim, como cada competência é analisada de maneira separada, sem que nenhuma influencie a outra, acredito que sua nota ficaria algo como ; 200,200,160,180 e 160.
Qualquer dúvida ou erro meu você pode me chamar na mensagem.
Parabéns e muito sucesso!!!