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Analfabetismo funcional no Brasil: Por que esse problema ainda persiste?

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Uma vez Nelson Mandela, ex presidente da África do Sul, disse: ”A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Através da alfabetização somos capazes de apresentar melhores condições de procurar informações, e assim expor opiniões e críticas. Porém, pessoas que sabem ler e escrever mas não conseguem interpretar um texto (também chamados de Analfabetos funcionais) acabam não conseguindo formular isto.

A persistência do analfabetismo funcional no Brasil é consequência de um ensino básico precário. Segundo o Ministério da Educação, apenas 5% do PIB nacional é destinado aos ensinos. Além disso, a evasão escolar, dificulta o aumento da alfabetização completa, sendo que segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, somente 20% da população sabem fazer uma interpretação e efetuar cálculos matemáticos mais complexos.

Portanto, é necessário um maior investimento do Ministério da Educação em ensinos básicos, além de idealizar propostas de intervenção que incentive crianças, jovens e até mesmo adultos à focar nos estudos e principalmente na leitura, sendo necessário também apoio familiar e escolar.

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8 Correções

  1. Olha ,eu vou ser bem sincera. Tu tava indo MUITO bem, tipo MUITOO. Porém, entretanto, todavia eeee MASSS para mim a tua conclusão cometeu um pecado MORTAL! Primeiro que o numero de linhas é relativamente melhor que a microestrutura dos demais parágrafos (que faltou mais um ai, inclusive) e segundo que foi tipo… SÓ? Tipo, você foi muito objetiva, até demais. Você não se aprofundou na PI, foi direto ao ponto. Não teve nem se quer um ponto final, que inclusive é um CRIME a redação do Enem ter parágrafos sem um ponto final, sem fim de períodos. Você intercalou com tudo, e isso não pode! Olha, treina mais! Você tem ótimos argumentos :3! Basta saber organiza-los. Bons estudos e não desista, já estais na metade do caminho para a nota máxima! ;333

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  2. A introdução ficou boa ! Porém achei que faltou os temas que você iria desenvolver: sistema escolar primário precário, e também explorar mais o motivo da evasão escolar ( trabalho infantil devido às más distribuição de renda)
    Na conclusão:
    Falta a resolução do problema! Como resolver,quem vai resolver, onde as medidas preventivas devem ser aplicadas, o tratamento destas pessoas perante essa situação. Não apenas relembrar que o problema existe! A interação do governo e a entidade responsável pela educação ( MEC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA) neste problema.

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  3. Olá, Ranielly! Tudo bem?
    Sua redação é rica em conteúdo, porém, más estruturadas! Falta estrutura no teu texto e faltam conectivos, quando você inicia um parágrafo é necessário o uso de conectivos e quando termina um parágrafo é necessário o uso de frases de efeito, tais como “Dessa forma, tal realidade permanece imutável no país.” ou “Somente assim, tais iniciativas contribuirão para melhorar [tema] no país” entre outros. Vale ressaltar também que você precisa desenvolver mais seu raciocínio e relacionar mais suas ideias com a sua redação. No mais, sua redação foi muito boa. Você apresenta um bom domínio da norma culta da língua portuguesa, sendo necessário que você preste atenção nos detalhes que serão aperfeiçoados com o tempo. Sua conclusão precisa ser mais específica e ter os ministérios responsáveis pela ação que irão fazer.
    (É importante lembrar que não sou uma corretora profissional e que é só um comentário feito por mim que tenho estudado muito para as redações. Se fosse para julgar uma nota com as competências, em minha opinião, ficaria dessa forma:
    C1- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    PONTUAÇÃO – 120
    C2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    PONTUAÇÃO – 160
    C3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    PONTUAÇÃO – 120
    C4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    PONTUAÇÃO – 80
    C5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    PONTUAÇÃO – 80
    Espero ter te ajudado!)

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  4. Eu gostei bastante , estou aprendendo a fazer redações. Só achei que você expôs demais na introdução, acabou que tirou um pouco da curiosidade , da próxima vez tente deixar um pouco menos “explícito”.Claro que eu também não sei fazer redações tão boas quanto a sua , necessariamente sou novo , mas eu me vejo como um corretor , você fez uma junção de repertório com introdução , acabando que ficou bastante frases em um parágrafo , e bastante informações também.

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  5. texto está bom, porém sinto falta de um parágrafo, que, na minha opinião, ficaria melhor, tanto visualmente quanto mais organizado. Acho que você poderia tentar refazer adicionando mais um parágrafo e organizando melhor suas ideias. Entretanto, o texto está muito bom, com exceção da estrutura.

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  6. olá Raniellyy! Bom sua redação ficou muito boa, trouxe bastantes informações, apresentou o tema muito bem, a tese esta bem clara, mas você acabou pecando no DESENVOLVIMENTO onde podia ter argumentado mais, aproveitando os dados que você tinha em mente. Nunca se esqueça a soma de números de linha da introdução mais conclusão deve ser menor do que o número de linhas do desenvolvimento.
    Sua CONCLUSÃO esta muito boa trouxe boas ideias porem enriquece la mais é fundamental. certinho muito obrigadoo!!

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  7. O texto está bom, porém sinto falta de um parágrafo, que, na minha opinião, ficaria melhor, tanto visualmente quanto mais organizado. Acho que você poderia tentar refazer adicionando mais um parágrafo e organizando melhor suas ideias. Entretanto, o texto está muito bom, com exceção da estrutura.

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