Analfabetismo funcional no Brasil: empecilho para o exercício da cidadania.

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Todo indivíduo tem a capacidade de lê,mas nem todos de fato compreendem.O analfabetismo funcional está presente principalmente no Brasil,visto que de acordo com o Indicador de Analfabetismo Funcional, o número de pessoas que sabem ler mas não conseguem entender é de 13%. Essa problemática é desenvolvida não só pelo modo de ensino das escolas,mas também por falta de interesse pela leitura.
Em primeira análise,a instituição escolar é responsável pela aprendizagem do aluno. A medida que, a forma de ensino é falha,seja a falta de investimentos na educação por parte do governo,seja pelos métodos transmitidos através dos professores,que muitas vezes deveriam ser implementadas desde os primeiros anos escolares,geram um atraso no desenvolvimento escolar do estudante e consequentemente o analfabetismo funcional. Segundo Immanuel Kant: ”O ser humano é aquilo que a educação faz dele”.Quando o modo á transmissão de conhecimentos se torna frágil,ou seja,o indivíduo não compreende o que lê,dificulta o seu âmbito social,o que torna um grande problema.
Por conseguinte,o hábito de ler é cada vez menor,posto que de acordo com o Jornal Gazeta do Povo, 44% da população brasileira não tem o hábito da leitura. O que dificulta o entendimento de textos mais complexos ,como, por exemplo, os livros de Machado de Assis. Vale ressaltar que o incentivo dos pais é importante em relação á leitura , contudo são poucos os que praticam com os filhos. Com isso , tornam-se pessoas com dificuldades para exercer sua cidadania ,pois terão obstáculos para o conhecimento de seus direitos e deveres.
A compreensão é essencial para o ser humano , porém existe uma grande parcela de pessoas sem o entendimento do que leem. Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse.Desse modo, o Ministério da Educação deverá criar um projeto que terá como tema ”Compreender é essencial”, com o objetivo de aplicar métodos eficazes para o domínio da leitura , onde será trabalhado todos os dias com os alunos.Seu desenvolvimento , será através de verbas aplicadas para a educação.Porém a participação dos pais no hábito da interpretação dos filhos é fundamental.Para isto,o MEC também desenvolverá palestras , a fim de explicar o quão importante é a atuação dos genitores em relação ao entendimento dos progenitores.

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2 Correções

  1. Oii, Rita, tudo bem? Vou corrigir por parágrafos, se eu cometer algum erro, por favor, me corrija. :)

    INTRO
    -ausência de vírgulas: “…mas nem todos, de fato, compreendem.”
    -ausência de vírgulas: “O analfabetismo funcional, está presente…”
    -ausência de vírgulas: “…visto que, de acordo com o Indicador de..”
    -ausência de vírgulas: “…que sabem ler, mas não…”
    -tese e problemáticas apresentáveis

    D1 (modo de ensino das escolas)
    -vírgula desnecessária: “A medida que a forma de ensino é…”
    -ausência de vírgula: “…estudante e, consequentemente, o…”
    -não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado, pois significa “atravessar algo”
    -sua argumentação é pertinente, bem como seu repertório, o único problema foi como vc organizou seu parágrafo.
    -vc não pode apenas soltar a frase do autor, no caso, Kant, vc precisa explica-la e interliga-la com suas ideias e com a problemática que esta sendo tratada
    -Atente-se: primeiro vc introduz a ideia da problemática, logo após vc cita algum fato do seu repetório sociocultura. Em seguida, vc afirma essa citação por meio de exemplos e com a sua opinião (indireta). Depois, vc faz o fechamento com a sua tese (opinião crítica)
    -trabalhe mais a sua tese final, ficou um pouco confusa

    D2 (falta de interesse pela leitura)
    -ausência de vírgula: “posto que, de acordo com o Jornal Gazeta..”
    -não cancele períodos se vc ainda precisa falar dele, como vc fez: “…hábito da leitura. O que dificulta..” vc poderia usar uma virgula, nesse caso. Caso seja necessário cancelar o periodo, utilize um conectivo
    -explique o porquê a leitura seria dificil com os livros de Machado de Assis, lembre que vc não pode, de forma alguma, deixar dúvidas ao corretor, tudo precisa ser muito bem explicado e detalhado
    -ausência de vírgula após “contudo”
    -ausência de vírgula: “Vale ressaltar, que o incentivo..”
    -a sua tese final precisa ser sobre todo o parágrafo, não apenas ao que foi citado por último, precisa ser uma opinião crítica bem geral

    CONCLUSÃO
    -evite frases prontas: “Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse” (o enem está cheio de fãs da Debora Aladim e todos irão escrever isso, seja um diferencial) os corretores não gostam. O que vc pode fazer, é da uma incrementada: “Tendo em vista que a compreensão é essencial para o ser humano, medidas são necessárias para combater o quadro atual.”
    -vc primeiro se referiu como Ministério da Educação e dps vc disse MEC (sem antes ter explicado essa sigla) sabemos o que significa, mas não se pode fazer isso
    -novamente, uso inadequado de através.

    -ação: criar um projeto que terá como tema ”Compreender é essencial” | palestras
    -meio/modo: por meio de verbas aplicadas para a educação | ?
    -agente: Ministério da Educação | MEC
    -finalidade: aplicar métodos eficazes para o domínio da leitura | a fim de explicar o quão importante é a atuação dos genitores em relação ao entendimento dos progenitores.
    -detalhamento: ? | ?

    -o enem não obriga resolver os 2 problemas, mas vc trouxe duas propostas de intervenção incompletas

    |FEEDBACK|
    Rita, parabéns pelo seu texto, é notório seu dominio em redação! Trabalhe mais o uso da vírgula e sempre se atente a sua argumentação, ela precisa seguir uma linha de raciocínio em cada parágrafo. Qualquer duvidas, pode chamar! =)

    C1: 120
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 140
    C5: 180
    NOTA: 720

    Qualquer dúvida, só chamar, estou sempre à disposição! =)

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  2. Oi Rita,tudo bem?
    Notei alguns erros de pontuação,principalmente,com vírgula.Eu creio que você ainda não domina de fato a dissertação estilo ENEM,percebo isso pela introdução que já apresenta um dado,não está totalmente errado,mas não é o mais adequado inserir dados na introdução do seu texto.Por ter essa falta de conhecimento dominante em relação à dissertação,há déficit na estrutura.Eu não posso te dar dicas,pois não creio que as que eu derme te ajudarão,acho que elas vão piorar a situação.Estude a estrutura desde o começo,leia redações nota 1000,continue mandando redações para o escrever online e compartilhe com seus amigos,que aposto que estão na mesma fase que você,querendo dominar a redação para chegar ao sonhado 1000.Você consegue,Rita!A redação é dominação de estrutura com leituras coringa,abraços!

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