Estudante

Analfabetismo funcional no Brasil: empecilho para o exercício da cidadania

  • 0

O socialista revolucionário Karl Marx afirmou que os filósofos deveriam transformar o mundo e não só compreendê-lo; rompendo com a limitação social. Em paralelo ao pensamento crítico do século XIX, hoje o Brasil precisa mudar o cenário dos analfabetos funcionais. Entretanto, há barreiras para tornar a sociedade capaz de dominar a língua escrita. Exemplos desses empecilhos para o exercício da cidadania são a independência limitada dos cidadãos e ainda a falta de investimento governamental.

 

 

Em primeira análise, o nível de comunicação proficiente continua estável. Neste viés, é mister compreender uma pessoa analfabeta funcional como alguém que não atingiu o letramento, ou seja, a capacidade de interpretar e compreender escritos. É notável, o site Educação Estadão divulgou 13% dos estudantes que finalizaram o ensino médio permaneceram dependentes de outras pessoas. Dessa forma, os futuros cidadãos estão despreparados para o exercício da cidadania, fator que se agrava quando estão sozinhos e precisam de autonomia.

 

 

Em segunda análise, órgãos educacionais públicos ignoram altas taxas relacionadas à alfabetização. Vale pontuar, a vida civil depende de indivíduos ativos e dependentes, mas há pessoas desinstruídas na sociedade. A exemplo dessas últimas, as limitações atrapalham decisões formais e informais do cotidiano. Além disso, o fator agravante é o índice de 30% da população ser analfabeta funcional, segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf). Logo, ela permanecerá assim porque medidas governamentais focam apenas em realizar a alfabetização e ofertar educação, sem ligar para o resultado – civis não letrados.

 

 

Portanto, alternativas para superar empecilhos de analfabetos funcionais no exercício da sociedade são necessárias. Sendo assim, cabe ao Ministério Público, com assistência do Ministério da Educação, aumentar a proficiência dos brasileiros por meio de aplicativos virtuais e gratuitos. Nessa  ideia, para que mais cidadãos desenvolvam suas habilidades de escrita e leitura, será disponibilizada a plataforma digital, no site do Governo Federal, com vídeo-aulas de docentes preparados. Assim, será possível transformar a realidade da sociedade brasileira, como a apologia marxista afirmava, desfazendo a barreira enfrentada por essa parte do povo.

Compartilhar

2 Correções

  1. Sua redação está muito boa, parabéns.
    A introdução está bem rica, você mostrou que tem o domínio da língua portuguesa e tem conhecimento de leitura já com a citação de Karl Max (enriqueceu bastante o seu texto). Abordou muito bem a problemática e citou os empecilhos.
    Já no desenvolvimento é nítido como você apresentou muito bem o problema e citou como o analfabetismo atrapalha os cidadãos no exercício de sua cidadania. A citação de órgãos e dados estatísticos. A conclusão está muito boa , os agentes estão bem colocados.
    Parabéns pela sua redação, continue assim.

    • 0
  2. Oi, Pamela, gostei muito da sua redação, você teve um excelente domínio da Língua Portuguesa usando palavras mais formais. Uma boa introdução. Proposta de Intervenção bastante detalhada e bem feita. Muito bom você ter fechado a sua conclusão com o repertório utilizado na sua introdução. Não sou profissional nem nada, por isso me desculpa qualquer coisa :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.