No longa sul-coreano, “Okja”, observa-se a história de uma garota coreana que tem uma porca gigante (que dá nome ao filme) como amiga. Todavia, algo que ela não sabia é que o animal participava do projeto de uma empresa, que tinha como objetivo investir na espécie, engordando-os até que a data do abate chegasse. Após ter Okja usurpada pela organização, a menina vai à companhia em busca de um resgate. Entretanto, chegando lá, ela nem sequer consegue negociar, pois não sabia falar inglês. Assim como a personagem, vários brasileiros têm seus direitos praticamente negados por conta da dificuldade em expressar-se e entender, advindo do analfabetismo funcional. Isso ocorre, principalmente, por conta do baixo investimento na educação, e resulta no aumento desse problema, prejudicando a cidadania de milhares de pessoas.
Primeiramente, é preciso entender que a principal causa do analfabetismo funcional é a educação sucateada do Brasil. De acordo com o Inaf (Índice de Analfabetismo Funcional), desde 2001, a totalidade de pessoas da faixa etária de 15 a 64 anos que terminaram o Ensino Médio subiu de 24% para 40%. Contudo, apenas cerca de 10% conseguia comunicar-se pela linguagem escrita de modo eficiente. Certamente, a falta de avanço nesse aspecto demonstra o quanto o Estado foi infeliz em melhorar o aprendizado básico do país. O descaso para com a educação do Brasil é algo muito mais antigo, tendo como fundamento o baixo investimento da área. Como disse Aristóteles, “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces” – e é justamente por isso que é necessário ter mais atenção com essa área.
Ademais, o analfabetismo funcional acaba por prejudicar, até mesmo, o aproveitamento de direitos básicos do cidadão, como a cidadania. De acordo com a pesquisadora do Inaf, Ana Lima, essas pessoas não conseguem tirar proveito totalmente de coisas presentes na vida delas, tendo como exemplo as redes sociais. Dessa forma, o mesmo se aplica a coisas mais básicas, como a cidadania, que é garantida na Constituição de 1988. Apesar de ser algo ofertado pelo Estado, indivíduos com um déficit desse tipo são extremamente prejudicados – o que definitivamente não deve ocorrer em um país que prese pelo seu povo.
Portanto, torna-se visível que o Estado necessita redimir-se e tomar medidas para mitigar o problema. O Ministério da Educação precisa, por meio do aumento de verbas, investir mais nas escolas, buscando uma melhoria nesse campo, além de aprimorar a formação dos professores do país, especialmente da rede pública, com a finalidade de nivelar o ensino do país, não deixando a população mais pobre, que não tem como usufruir de um colégio privado, com o aprendizado defasado em comparação aos alunos da rede particular, além de resolver desde a raiz o problema com a educação brasileira, focando na base. Somente assim será possível extinguir essa adversidade, evitando que enganos prejudiciais, como os retratados em Okja, aconteçam.
engfbrunocorreia
Ola tudo bem!
Gostei do seu texto.
mas na minha opinião você se delongou demais na introdução, creio que poderia ter sido mais direta.
o desenvolvimento ficou bom;
De um modo geral foi bem, ficou bem coeso e coerente;
A conclusão também achei que ficou um pouco extensa, mas sua proposta de intervenção ficou boa.
espero ter contribuidoQ!
jullia cardoso Fernandes
Olá Kaly, vamos à correção !!
Olha eu entendi sua intenção ao trazer o longa Okja, entretanto os corretores não tentam entender intencoes, eles precisam que esteja tudo muito claro na escrita. Creio que a relacao entre a personagem nao saber falar uma lingua nao fica bem relacionada com o analfabetizmo funcional, visto que a lingua que ela nao sabe falar nao é a lingua materna dela, pelo que pude entender. Outra dica, você se delongou demais na introducao, e eu senti falta de uma tese bem clara, proucure ser mais sucinta e objetiva quanto aos problemas apresentados.
Quanto à gramatica, nao percebi nenhum erro grave, o repertorio foi muito amplo e bem trabalhado no segundo e terceiro paragrafo. Uma dica, procure escrever titulos mentais aos paragrafos, assim, você terá mais facilidade em permanecer argumentando sobre o assunto em questao. Bom uso de conectivos e iNtervenção completa
I-190
II-180
III- 160
IV- 200
V-200