Analfabetismo funcional no Brasil

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Nos livros “Desventuras em série”, do autor Lemony Snicket, os órfãos Baudelarie enfrentam diversas dificuldades que conseguem superar com a ajuda do vasto conhecimento literário de Klaus, o irmão mais velho. Já na realidade brasileira, muitos não podem desfrutar desses benefícios da leitura, uma vez que são privados da compreensão linguística devido ao analfabetismo funcional. Nesse sentido, cabe destacar o processo ineficaz da alfabetização e o legado histórico de camarotização da educação como desafios a serem enfrentados.

A partir desse cenário, é possível notar que o método de ensino comumente usado nas escolas brasileiras contribui para que os indivíduos não sejam alfabetizados funcionalmente. Sob essa perspectiva, tal afirmação pode ser comprovada pelos dados do INAF (Indicador de analfabetismo funcional), que informam que o domínio da leitura sofreu quedas até entre os concluintes do ensino superior. Destarte, as instituições de ensino têm privilegiado o cumprimento de metas e um aprendizado técnico que não induzem o aluno a desenvolver seu intelecto. Como consequência, apesar de saber ler e escrever, o discente não é estimulado a entender o conteúdo escrito.

Ademais, durante grande parte da história nacional, a educação foi negada à camada mais pobre da sociedade. Diante disso, como a maioria das Constituições anteriormente promulgadas limitavam o voto e o direito de ser votado aos alfabetizados, os menos favorecidos eram excluídos da participação política. Analogamente, o analfabetismo atual priva os cidadãos de várias oportunidades e os deixa suscetíveis a golpes, já que a informação representa um grande poder. Logo, a educação tem sido negligenciada para manter estruturas sociais arcaicas.

Portanto, para difundir o alfabetismo funcional entre a população, urge que o Ministério da Educação realize mudanças no currículo escolar, mediante a adoção de um ensino que privilegie o letramento e a leitura eficaz. Essa ação deve ocorrer, por exemplo, com métodos que estimulem o raciocínio, a capacidade intelectual e o pensamento crítico. Só assim, como o jovem Baudelarie, os brasileiros poderão usufruir da informação; e a educação deixará um legado louvável para as futuras gerações.

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6 Correções

  1. Olá! A introdução achei um pouco extensa, ”Nesse sentido, cabe destacar o processo ineficaz da alfabetização e o legado histórico de camarotização da educação como desafios a serem enfrentados.” ( Não é necessário ramificar tanto , seja breve e direto na intro (Contextualize e desenvolva a tese só)
    ”A partir desse cenário” (Poderia usar um operador como por exemplo, em primeira análise/plano)
    O 2º parágrafo do desenvolvimento está bem completinho.
    A proposta achei legal mas um pouco vaga ( mudanças e métodos, quais são?)
    Minha nota é 780

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  2. O tema escolhido é interessante, a introdução está um pouco extensa portanto provoca uma dificuldade no entendimento, então seria necessário ser mais objetivo. Fora isso, tem uma boa compreensão do assunto e a redação está excelente.

    AaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaH

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  3. Reparei que a sua introdução ficou muito longa, tente resumi-la melhor.
    Quando citar uma sigla, coloque o início de todas as palavras que estão entre parênteses com letra maiúscula.
    Na conclusão, conseguiu detalhar a proposta para reduzir o analfabetismo funcional.
    Comp1 – 180
    Comp2 – 160
    Comp3 – 180
    Comp4 – 160
    Comp5 – 180
    Total – 860 Pontos

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  4. Cuidado com a introdução muito extensa, seja mais objetivo e organize mais as informações.

    Fique atenta a períodos muito longos, tal ocorrência torna o texto cansativo e você poderá, por ventura, tangenciar.

    – 3° parágrafo impecável;

    – Evite a repetição de palavras;

    Comp 1: 140
    Comp 2: 160
    Comp 3:160
    Comp 4:160
    Comp 5: 160

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  5. okay , vamos começar avisando que estou utilizando o modelo de competências do enem para corrigir seu texto . Espero ajudar …

    COMPETÊNCIA I (200)- a introdução está muito boa mas acho que dava pra ser mais sucinta e economizar mais espaço principalmente nesse trecho :
    —-desfrutar desses benefícios da leitura—-
    poderiam ser utilizadas várias outras expressões não só mais claras mas também menores e que servem melhor para correlacionar a citação ao texto . Um exemplo é (desfrutar dessa possibilidade , dessa oportunidade , ou coisas nesse sentido )

    —-ser comprovada pelos dados do INAF (Indicador de analfabetismo funcional), que informam que o domínio—-
    essa vírgula tá perfeita ; é uma regra relativamente chata de lembrar (vírgula em pronomes relativos ) mas você acertou e isso conta muito na competência 1

    de resto , vi poucos erros , o que não configura um fator suficiente para anular seu 200 nesta competência(a qual prioriza ortografia e aspecto estético ). Mesmo assim , o texto tá muito grande , não sei se o original – se for transcrito – é menor , mas tá enorme .

    COMPETÊNCIA II (200)- essa competência se refere ao entendimento do tema, logo não creio que há muito a acrescentar . Você fez um texto coeso e seguiu a risca as normas que regem a sintaxe além de correlacionar de forma eficiente seu conhecimento de mundo ao tema em questão .

    COMPETÊNCIA III (180)- essa parte se refere ao desenvolvimento e a parte de argumentação do seu texto . Seguinte , você não errou , mas cuidado com opiniões arraigadas demais ( processo ineficaz da alfabetização——–para manter estruturas sociais arcaicas) porque dependendo do corretor isso pode custar caro nessa competência.

    Nesse caso em específico eu me ative às generalizações ,já que você disse que o processo é ineficaz (E QUE REALMENTE É INEFICAZ PARA UM CARALHO ), mas dá pra contestar isso dizendo que uma parcela ainda aprende (e mesmo que essa contestação seja TENDENCIOSA PARA CARAMBA , ELA AINDA ANULA DE FORMA EFETIVA SUA COLOCAÇÃO JÁ QUE PODE SER COMPROVADA FACILMENTE ).

    Já no segundo caso , é deveras complicado afirmar que existe uma manipulação no processo educacional e isso se deve , principalmente , AO FATO DE QUE É O MEC-INEP QUE REGULA A PROVA DO ENEM , O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E TEORICAMENTE SERIAM ELES OS RESPONSÁVEIS PELA MANIPULAÇÃO CITADA . Ou seja , é um tiro no pé afirmar uma coisa dessas (NÃO PORQUE VOCÊ ESTÁ ERRADA , MAS PORQUE ATINGE DE UMA FORMA NÃO AMIGÁVEL A INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELA PROVA ).

    COMPETÊNCIA IV (200)- essa competência remete a coesão textual . Sendo assim , não há muito o que eu possa acrescentar . Só recomendaria que iniciasse o segundo parágrafo -DESENVOLVIMENTO I- por meio de conectivo já que é do feitio do enem cobrar uma articulação mais explícita entre os parágrafos do texto .

    COMPETÊNCIA V (160)- vamos lá . A COMPETÊNCIA V remete a conclusão e existem 5 partes essenciais neste quesito : AGENTE , MODO , EFEITO , AÇÃO e DETALHAMENTO .

    Você tem agente (tá meio genérico só o MEC , mas time que tá ganhando não se mexe ), modo (que está muito bom ), ação (a qual está bem , bem , beeeeeem vaga e necessita de detalhamento ) e o efeito (também está ótimo ). Porém , falta o detalhamento , o qual pode ser feito ao explicar melhor qualquer um dos 4 elementos anteriores .

    Desse modo , recomendaria utilizar o detalhamento pra reforçar a ação:
    –métodos que estimulem o raciocínio, a capacidade intelectual e o pensamento crítico–
    de modo a torna-la mais efetiva e específica . Algo como dizer onde vai ocorrer ou quem vai fazer ( DE UMA FORMA MAIS DETALHADA E NÃO TÃO VAGA COMO FOI O OCORRIDO )

    NOTA – 940 (o texto tá muito grandeee hudhvsbbijf dá uma secada nele sem necessariamente mudar a argumentação e vê se cessa as generalizações -[processo ineficaz da alfabetização——–para manter estruturas sociais arcaicas]- porque isso lasca muito na competência 3. de resto , tem que ter detalhamento na conclusão )

    POR FIM ,
    ESPERO TER AJUDADO .
    QQ PROBLEMA NA CCORREÇÃO É SÓ AVISAR Q EU AJUSTO
    d[OwO]b

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  6. C1: 160 apresenta um bom domínio, com poucos erros gramaticais.
    C2: 160 apresenta uma boa argumentação.
    C3: 200 apresenta informações e fatos relacionados ao tema.
    C4: 160 apresenta um repertório coeso.
    C5: 200 apresenta todos os ponto de uma conclusão.

    PS: Cuidado com a introdução muito extensa, seja mais objetivo e organize mais as informações.

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