Iniciante

ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL

  • 1

Desde sua colonização até a conjuntura atual, o Brasil passou por uma série de mudanças, incluindo escravidão, tomada de território indígena e trocas de regimes governamentais. Reflexo disso é a má qualidade da alfabetização das comunidades mais carentes. Além disso, a falta de proficiência impede o analfabeto funcional de gozar plenamente dos seus direitos. Portanto, urge medidas de contenção dessa problemática por parte dos mais capacitados e das autoridades competentes.

Em primeiro plano, nota-se que a falta de estrutura familiar e a falta de incentivos, desestimulam os jovens menos favorecidos a dedicarem todo seu potencial aos estudos. Nesse ínterim, apenas 12% da sociedade é capaz de se comunicar no nível proficiente, como aponta estudos do Inaf ( Indicador de Analfabetismo ).

Outrossim, a dificuldade no raciocínio cognitivo, limita esses cidadãos de lutarem por seus direitos, pois não são capazes de se informarem sozinhos sobre os mais básicos, como os do código de defesa do consumidor, por exemplo. Logo, fica claro o descaso do Governo e sociedade civil organizada para com essa problemática. Pois já diria Kant, o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.

Isto posto, cabe ao governo e sociedade mais preparada buscarem alternativas para mudar o quadro do analfabetismo funcional no Brasil. Para tal, é dever do Ministério da Educação,  criar um programa de incentivo aos alunos de baixa renda por desempenho escolar, dando bonificações por alto rendimento. E, em segundo plano, o Ministério da Cidadania, desenvolver um programa de reforço escolar via internet e presencial, com ajuda de acadêmicos, como forma de estágio e voluntários.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, boa tarde !!
    Segue a correção de redação.
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120
    5. Respeito aos direitos humanos: 160
    Total: 800

    • 2
  2. Oi Maciel! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações:

    1. Sua contextualização do primeiro parágrafo ficou mal-articulada. Qual é a relação entre essas mudanças e o analfabetismo? Elas impedem a atuação dos profisionais ou obstaculizam a atenção e interesse do aluno? Teria sido mais interessante, por exemplo, você trazer um fato concreto e diretamente associado ao problema.
    2. Perceba que seu segundo parágrafo é expositivo, já que você meramente apresenta um dado. Tente robustecer sua argumentação. Explicite a relação entre “a falta de estrutura familiar” e o analfabetismo e como ela desistimula os jovens. Além disso, aborde porque a incapacidade de comunicação é um problema. Você deve apresentar um juízo de valor sobre a situação apresentada, o que não ocorre no seu texto.
    3. Você propõe uma reflexão muito interessante no terceiro parágrafo. No entanto, por ser pouco desenvolvida, ela é superficial e insuficiente para sustentar seu ponto de vista.
    4. Você apresentou alguns erros de vírgula, como o uso desnecessário da pontuação em “a dificuldade no raciocínio cognitivo, limita”.
    6. Sua proposta de intervenção carece um pouco mais de detalhamento, modo e finalidade.

    Recomendo que você dê uma olhada na Cartilha de Redação Nota 1000 do ENEM para rebustecer sua argumentação. Existem, ainda, alguns vídeos e redações modelo do Descomplica que podem te ajudar. Todos esses conteúdos estão disponíveis de graça na internet.

    Nota: 760
    Critério 1: 160
    Critério 2: 160
    Critério 3: 120
    Critério 4: 160
    Critério 5: 160

    Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
    E não se desanime! A prática leva a perfeição ;)

    • 2
  3. Ola,

    C1: 160 (GRAMÁTICA) – Tem apenas alguns desvios.
    C2: 160 (ESTRUTURA) – Gostei muito de como você abordou o tema.
    C3: 120 (CONHECIMENTO) – Tem um bom repertório, mas não vi nenhuma relação entre a sua contextualização do 1° paragrafo com o tema em questão, no mais está ótimo.
    C4: 160 (CONECTIVOS) – Tem um bom repertorio de conectivos.
    C5: 120 (PROPOSTA INOVADORA) – Tem que melhorar essa proposta. Sentir falta de “COMO” os “AGENTES” vão fazer e faltou o detalhamento.
    NOTA: 720

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.