A educação é um dos pilares mais importantes do desenvolvimento humano, mas, com o analfabetismo funcional no Brasil essa importante ferramenta é gradativamente arruinada. isso convêm tanto da falta de investimento financeiro e abertura de novas vagas nas instituições de ensino, como também a ausência de incentivo a pesquisa e a prática da leitura e escrita. Por isso cabe a discussão para melhor convivência em sociedade.
Desde a antiguidade clássica, a educação sofre com várias alterações, mas, ainda há indícios da falta de investimento de capital nas instituições de ensino causando uma queda na qualidade do aprendizado do aluno e diminuindo o número de vagas nas escolas e universidades. com isso, surge-se uma aristocracia ao acesso a educação, como na roma antiga onde a mesma era apenas para a elite.
Segundo o filosofo Immanuel Kant, o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele, o que mostra a importância do conhecimento na sociedade. Contudo, o analfabetismo causa dificuldades para o aprendizado acadêmico, pois o aluno não consegue acompanhar o desenvolvimento das aulas.
Em suma, o analfabetismo funcional causa séries de consequências ao ser humano. cabe então ao ministério da educação MEC, investir e incentivar por meio de ações que melhorem a qualidade de ensino e traga mais vagas para as pessoas analfabetas, e incentivando-las a seguir a proposta de Immanuel Kant, para que o problema seja erradicado gradativamente, afim de melhorar a vida das pessoas que sofrem com a problemática.
estilo ENEM.
MaykonM4rl0n
Uso excessivo da conjunção adversativa “Mas”, tente usar sinonismo do mesmo. Pouco aprofundamento da citação do filosofo, parecendo até que “citou apenas por citar”. Boa introdução, bom desenvolvimento apesar dos erros já relatados acima. Conclusão boa, porém, cuidado pois pode facilmente ser uma conclusão superficial, isso por causa da “simplificação da problemática em função do bem estar social. Como se para a erradicação da problemática se baseasse apenas por ações por parte do governo, dessa maneira, poupando todo o resto, como cultura, sociedade da problemática abordada. No mais, seu texto teve bastante objetividade e teria facilidade em não fugir do tema na hora da escrita dissertativa. Também apresentou coerência por mais que tivesse alguns problemas.