Analfabetismo funcional no Brasil

  • 0

    Ao longo da história o analfabetismo foi um determinante de exclusão social e a partir de 1988 a educação se tornou um direito e dever do Estado.Todavia,existem variáveis que comprometem o exercício de uma educação plena na sociedade brasileira,resultando em altos índices de analfabetismo funcional,podendo ser agravados pela dificuldade de acessibilidade e uma metodologia de ensino ineficiente.

    Em primeira análise,apesar dos esforços governamentais ainda existe uma problemática em torno da acessibilidade escolar que é causada pela má distribuição institucional. Quando comparada com outras regiões do país, nota-se que a região norte e nordeste sofre com essa adversidade.

    Ademais,o analfabetismo funcional pode aumentar em decorrência de uma metodologia escolar ineficiente. De acordo como o filósofo e educador Leandro Karnal, “As escolas ainda são arcaicas,ainda priorizam a transmissão de conhecimento,quando,na verdade o grande desafio da atualidade é a formação e retenção de conhecimento”.Ou seja, o modelo não se adéqua mais as necessidades da atualidade.

    Portanto,para que o quadro de analfabetismo funcional do Brasil seja minimizado,é necessário que o Ministério da Educação (MEC) juntamento com o Plano Nacional de Ensino (PNE) por meio de investimento estatais promova iniciativas voltadas para a construção e melhora de distribuição de instituições escolares por todo território brasileiro,ademais, busquem promover mudanças metodológicas visando a implementação de um ensino eficiente. Somente dessa forma alcançaremos uma educação universalizada e igualitária para o Brasil.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá!
    Ao longo da história”,” o analfabetismo foi um determinante de exclusão social e a partir de 1988″,” a educação se tornou um direito e dever do Estado (qual o motivo??). Todavia, existem variáveis que comprometem o exercício de uma educação plena na sociedade brasileira, resultando em altos índices de analfabetismo funcional, podendo ser agravados pela dificuldade de acessibilidade e uma metodologia de ensino ineficiente. (a tese está incrível!)

    Em primeira análise (não coloque: em primeira análise, primeiramente, primordialmente, entre outros, pois, meio que anula o que você falou na introdução, entende?), apesar dos esforços governamentais”,” ainda existe uma problemática em torno da acessibilidade escolar que é causada pela má distribuição institucional. Quando comparada com outras regiões do país, nota-se que a região norte e nordeste (são as regiões mais afetadas…*)sofre com essa adversidade.

    Ademais, o analfabetismo funcional pode aumentar em decorrência de uma metodologia escolar ineficiente. De acordo como o filósofo e educador Leandro Karnal”:” “As escolas ainda são arcaicas, ainda priorizam a transmissão de conhecimento, quando, na verdade”,” o grande desafio da atualidade é a formação e retenção de conhecimento”. ou seja, o modelo não se adequa (adapta*) mais as (acerca das*) necessidades da atualidade.

    Portanto (Use um conectivo de finalidade), para que o quadro de analfabetismo funcional do Brasil seja minimizado, é necessário que o Ministério da Educação (MEC) (orgão responsável pelo quê??) juntamente com o Plano Nacional de Ensino (PNE)”,” por meio de investimento estatais”,” promova iniciativas voltadas para a construção e melhora de (na*) distribuição de instituições escolares por todo território brasileiro,ademais,busquem promover mudanças (falta o ponto paragrafo e a letra maiúscula no “Ademais”) (Ademais, a busca por mudanças…*) metodológicas visando a implementação de um ensino eficiente. Somente dessa forma alcançaremos uma educação universalizada e igualitária para o Brasil.

    Em Suma, sua redação está mediana. Percebi que você tem um problema relacionado às vírgulas, lembre-se que após o uso da vírgula, a palavra seguinte deve ter um afastamento diante da mesma.
    No total, posso te dar 580 pontos.
    leve isso como uma crítica construtiva. Espero ter ajudado! :)

    • 1
  2. Oii tudo bem?
    Eu não sou especialista em redações e nem nada do tipo. Porém vou falar de algumas coisas que senti falta ou poderia melhorar na sua redação, ok?

    Vamos lá, na sua introdução onde você fala: “a partir de 1988 a educação se tornou um direito e dever do Estado”, nessa parte você poderia ter explicado o que fez isso ser dever do estado, tipo, foi uma lei? Um projeto? O que fez o governo fazer isso?
    Isso, com certeza, deixaria sua introdução mais completa e faria com que ganhasse alguns pontos a mais com o corretor.

    No seu desenvolvimento 1, vamos lembrar do formato de desenvolvimento: Afirmação, Exemplificação, Explicação(Lembrando que se pode trocar a ordem entre a explicação e a exemplificação.), e Conclusão. No seu texto faltou alguns exemplos que você poderia ter dado para complementar sua Afirmação, e uma explicação de por que isso acontece, quando falta essas informações o seu texto acaba ficando um tanto quando incompleto. Mas se colocasse iria ficar muito bom, ok?

    No Desenvolvimento 2, acho que faltou uma exemplificação, ou comparação comparação com outro métodos de ensino, isso não apresenta ser totalmente necessário no seu desenvolvimento 2, porém, quanto mais completo o seu texto é, melhor será sua nota.

    E conclusão, você só citou a sua problemática do seu desenvolvimento 1 na proposta de intervenção, e não na sua retomada de tese, isso da de pensar que você só tem solução pra uma das problemáticas apresentada no seu texto. No caso, só você poderia ter citado depois que fala do quadro de alfabetização, pra assim você ter u

    • 1
  3. Vamos lá!

    INTR: “a partir de 1988 a educação se tornou um direito e dever do Estado” Por qual motivo? Deixe claro para o corretor que você está se referindo a Constituição.
    – Sua tese e a antecipação dos assuntos que você vai falar no desenvolvimento ficou ótimo.

    D1: Faltaram citações ou exemplos que comprovem o que você falou.

    D2: É super legak citar o Karnal, porém você citou algo muito grande, que ocupou quase todo o seu parágrafo, faltou a sua autoria no parágrafo.

    CONC: Senti falta de alguns conectivos como ” a fim de” . Antes do ademais, você poderia colocar um ponto final. E substituir o ademais por “além disso”, pois você já usou ademais no D2.

    Espero ter ajudado ♡♡♡

    • 1
  4. I- Falta de virgula na introdução, depois de “exclusão social”; erro de concordância na ultima linha do D1, na palavra “sofre”, concorda com Norte e Nordeste; falta de vírgula na terceira linha da conclusão, depois de PNE; deveria ter colocado um ponto e ter começado um novo período no início da conclusão – 160
    II – Os dois repertórios estão presentes e bem colocados – 200
    III- Discrepância entre parágrafos, seu D1 está muito pequeno comparado aos outros, ele tem só 4 linhas enquanto sua conclusão tem 7, tente deixar no máximo duas linhas de diferença entre um parágrafo e outro; falta de clareza na consequência do problema no D1 – 120
    IV- Período muito longo na conclusão, o primeiro período tem 6 linhas, tente fazer com que seus períodos tenham no máximo 3 linhas; usou novamente o ademais na conclusão, já tinha usado no D2, tente usar essas palavras somente uma vez no texto – 120
    V -Faltou o detalhamento na sua proposta de intervenção, mas os demais componentes estão muito bem colocados – 160
    Nota final : 760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.