Analfabetismo Funcional No Brasil.

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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Tal direito não é adequadamente evidente na prática quando se observa o problema do analfabetismo funcional, realidade causada pela falta de uma educação de qualidade, resultando em problemas de compreensão entre jovens e adultos.

Entretanto, deve-se ressaltar que a falta de investimentos na educação brasileira aumenta no não hábito de leitura para um melhor entendimento de textos simples e realizações matemáticas. Essa situação, segundo o filósofo John Locke é uma violação no ”Contrato Social”,  já que o estado não cumpre corretamente sua função de garantir que os cidadãos  desfrutem de seus direitos indispensáveis.

Ademais, cabe citar que o analfabetismo funcional persiste entre jovens e adultos formados no ensino médio e superior, causando inseguranças e insatisfação pessoal. Segundo estudos, as áreas menos favorecidas enquadra índices de mais altos de alfabetização, contribuindo para que muitos desistam de continuar na escola, por acreditarem que não são capazes, aceitando que são a mão de obra mais barata do país.

Portanto, medidas são necessárias para combater esse quadro. O Ministério Da Educação deve-se melhorar o acesso á livros e a uma melhor educação de ensino nas escolas, por meio de uma lei entregue á Câmara de Deputados. Nele deve conter construções de bibliotecas públicas e projetos de incentivo á leitura, a fim de ajudar na compreensão e satisfação social. Assim, espera-se, com essa medida que o analfabetismo funcional seja freado no Brasil.

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4 Correções

  1. Oi, tudo bem!? Gostei muito do seu texto, está muito bem estruturado e contém alusão histórica e citações. Eu acredito que você pode utilizar mais conectivos em algumas partes para tornar a redação mais rica, vale dizer que na sua conclusão é interessante que você cite mais de um órgão para a proposta de intervenção, como outro Ministério ou algo do tipo, cuidado com a repetição de palavras.
    Parabéns pelo Texto e Boa Sorte!

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  2. Olá, gostei muito do seu texto!
    Não sou especialista em corrigir um texto, mas posso dizer que está bem estruturado, contém informações e menções, gostei!
    Achei estranho no segundo parágrafo você usar a palavra entretanto….
    Gostei da conclusão começou bem! Uma dica e voce sempre começar com plavras desse tipo entretanto, portanto…
    Creio que poderia melhorar mais, boa sorte, você consegue!

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  3. A sua redação está boa, você demonstra domínio, mas algo que me incomodou foi o uso da conjunção “Entretanto” no primeiro parágrafo do desenvolvimento.

    Sempre que for contruir seus parágrafos, lembre-se de nunca começar com conjunções que liguem as informações do paragráfo anterior, como se estivesse continuando as ideias do texto. Faça-o pensando em um começo, meio e fim, com a intenção de retomar minimamente as informações. Desse modo você com certeza vai agradar os corretores!
    Boa sorte nas provas.

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  4. Olá, achei o seu texto bem legal, porém senti falta de conectivos na introdução, e achei estranho o segundo parágrafo começar com “entretanto”. Você fez o texto seguinte o padrão de CAUSA e CONSEQUÊNCIA, né? Ainda no segundo parágrafo, você não usou tópico frasal, isso deixa o texto menos rebuscado e coeso.
    Acho que dá pra você tirar, no mínimo uns 800 pontos.

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